Sistemas operacionais

A Melhor Distro Linux para quem está começando ( Super Post! )

A melhor Distro Linux para que está começando

Uma coisa que me deparo ao vasculhar o mundo Open Source, é que ninguém gosta de ser muito tendencioso, ainda mais quando a pergunta é aquela velha e cretina que todos os usuários iniciais de Linux se fizeram um dia ( incluindo eu =D ), que é a famosa:

“Qual distro devo usar? Qual o melhor Linux para quem está iniciando?”

E as respostas por mais que eu concorde, são sempre as mesmas:

“Isso vai depender do que você quer fazer com o sistema…”

“Distro é como roupa, cada um tem uma que se adéqüe melhor”

E outras respostas similares, ainda há quem se encha de coragem e diga, KURUMIN!

UBUNTU! Etc, etc….

Pois bem na verdade, por  mais que as vezes eu não admita, concordo com as afirmações de que distro é como roupa,  o que na verdade acontece, é que os usuários do Windows estão tão acostumados que “alguém“ lhes diga o que fazer, que quando eles se deparam com liberdade de escolhe simplesmente não sabe o que fazer. (Pura verdade né?).

Pois bem serei eu então um pessoa tendenciosa, e lhe indicarei algumas distros e uma em especial que eu garanto que foi  feita pra quem é inexperiente. Talvez alguma você já conheça.

São elas:

Kurumin Linux: Distro brasileira desenvolvida por Carlos Morimotto, sem dúvida, uma  das mais indicadas para quem começa, essa foi a distro responsável por fazer o povo brasileiro usar um pouco de Linux, se você se interessar poderá baixá-la, mas é bom ir avisando que talvez o maior defeito do Kurumin é que ele foi descontinuado ( que pena =/ ), e agora é uma distro desatualizada, mas para um primeiro contado pode ajudar.

vazW3FoBmKrfwrs7kzNDdJdaODU2lbwTDgc6hBjGshrFo8GvVuP odnv7qZegeLRPS6Q JYEfiG3SfVKUvCtys8RTRBDgwZhb7A1gkSVI3BnNomMHc4YOmLWyMTqdDYQf2Ay1seP

Download do Kurumin Linux

Ubuntu: Uma das maiores do mundo sem duvida, e mais fáceis de usar, carrega com louvor a bandeira de ser a distro mais usada do mundo, bem completa ( ou nem tanto depende do usuário que analisa), a grande vantagem é que por ser a mais usada a maioria dos fóruns trata dela caso você precise de ajuda, ideal pra aprender a configurar o sistema, o que pode ( ou não) lhe causar surpresa é a nova interface gráfica  do Ubuntu 11, o Unity, que para alguns pode lembrar a interface dos celulares touchscreen ou os tablets, mas em fim, isto é questão de gosto, a versão 11 ainda conta com a possibilidade do uso da interface antiga com Gnome  que talvez seja mais familiar a maioria. Indicado pra quem não tem muito conhecimento, sim!

Mas acredite existem melhores ainda.

G4NgkkzaUQRnhYSWEIfOa s2B U2Bq1cI1Eg2eXeV401K HmHX 3KeqMRqxCA1rbjpurRzSrsa 2KgD11T5At6JN

Download do Ubuntu

Linux Mint:  Então, distro baseada no próprio Ubuntu, porém com alguns incrimentos, alem de uma interface mais parecida com a do Windows (ponto positivo para quem esta mudando de sistema), ainda vem com algumas configurações já prontas, como os plugins de Mp3, que você teria que instalar manualmente no Ubuntu, vem com Compiz já instalado com as famosas “Wobbly Windows” ou “Janelas Gelatinosas”  já instaladas, uma distro enxuta e também indicada para iniciantes, melhor que o Ubuntu  com certeza nesse sentido.

AMxoQDS3mepM2LLsOt1ElNOx1jabeqJPIJOZJO7bsGdSt 9fB65O okq5 0PzKyCIfvy2g7REV0x3axwYHBRuzRVxwKK cBnsZtN0D BXk18ImkHKKHhyY1LzQ3TUXyXyEActYbH

Download do Linux Mint

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

MAAS (com dois “a” e caixa alta), existe uma outra distro que nem todos conhecem ou usaram, sim.

Metamorphose Linux: Para quem gosta do Ambiente KDE,( ao contrario do Mint que usa Gnome), existe essa distro brasileira que tem por si, apesar de não ter visto eles admitirem isso, uma espécie de “novo Kurumin”, do meu ponto de vista claro, um visual deslumbrante e cheio transparências a lá Windows 7, essa distro segue um conceito meio que de Ligar e Usar, uma distro com tudo dentro como se diz, por isso seu disco de instalação é um pouco maior que as outras supracitadas, mas com tudo que um usuário recém saído do Windows poderia querer, com o Samba e suas extensões já instaladas, compiz, Java, flahs ( e demais plugins), wine (para rodar programas Windows), Suíte Office também, e ainda uma versão do sistema que se altera para o uso em netbooks, que lembra um pouco a aparecia do Crhome OS. Indicadíssima para quem está mudando de ares.

l5UsKgsgMh79AvGujd7PCMTw2Eso4AkPQvfnA9RuJKHnzPgCqbYEmYEN1kAyC6YmkFP9I4jZvJ7fWr91s9daIttm4LJ5ylUDj5gR9OQ631FCUIxGrUr2UN9Uwb9EYvhDXjbibp R

Download do Metamorphose Linux

Zorin OS Core 5:   A cereja do bolo, na verdade deixei o melhor para o fim, está distro ( Baseada em Ubuntu), conquistou este que vos fala ( ou escreve :S), se você está saindo do Windows 7 , que tal chegar em um Linux que tem exatamente a mesma organização gráfica do seu antigo sistema, com transparência e tudo mais incluído, e ainda um alternador de  visual para que caso você esteja  acostumado com Windows XP ou outro Gnome, você possa trocar a interface gráfica com poucos cliques.

Me arrisco a dizer que meus maiores e primeiros passos no mundo Open Source, foram com ajuda desta distro, fazer o que eu era um pouco ( muito =P ) ignorante em termos de Linux, mas graças a está eu fui aprendendo aos poucos.

uZB cCAK0WXBPpZzLrayj6kyJxH4E1Ru8Ai5apoB

Download do Zorin OS Core 5

Veja bem, já pensou o que te faz desistir de usar Linux?

No meu caso, era sempre algum programa ou configuração que não me deixava fazer coisas que eu gostaria de fazer, ou casualmente fazia no meu dia-a-dia com meu Windows 7, como, ouvir musicas, assistir filmes, navegar na internet, ver vídeos no You Tube, falar no MSN e por ai vai…. ( acho que deu pra entender).

Mas esta distro é realmente IDEAL para quem está mudando de plataforma e não quer se apovorar tanto com o mundo do Pinguim, sim, já vem com uma Suíte Office atualizada, Compiz (com todos os Extras), Wine ( com playonlinux e winetricks), visual semelhante ( pra não dizer igual ao do Windows 7), repositórios do Ubuntu e Mint, todos os plugins instalados e funcionais e tudo que serve pro Ubuntu, serve pra ele também, inclusive os Fóruns.

Não é uma Beleza =D,  agora é você baixar e testar, lembrando que ele roda via Live DVD ou pelo PenDrive, assim como as outras que citei, não sendo necessário instalar para comprovar a sua eficácia, além de ser amplamente personalizável, como qualquer Linux, segundo o desenvolvedor, ele chega até a se r 3 vezes mais rápido que o Windows 7, bom se isso é exagero ou não vai de você baixar e testar, mas garanto que mais rápido ele é!

Há sim claro, e ainda está disponível em 55 idiomas. Aproveite, depois dessa vai dizer que não de vontade de testar pelo menos hein???

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!