Tutoriais

Como minimizar o Evolution para o systray

Um dos problemas do Evolution é que quando o fechamos, ele não minimiza para a “bandeja do sistema“, ele simplesmente fecha. O Evolution é um ótimo cliente de e-mail (e eu o utilizo por padrão), porém este pequeno problema faz com que muita gente deixe-o de lado, afinal você não quer ter que deixar a janela dele aberta para poder ver se recebeu um novo e-mail… se eu quisesse fazer isso, eu deixaria uma aba do Google Chrome aberta na minha caixa de entrada.

Felizmente para nós, alguém liberou um patch para o App Indicator do Evolution (aquela cartinha na “bandeja do sistema”) que faz com que ao fecha-lo, ele simplesmente fique minimizado lá, alertando-o a cada novo e-mail e não incomodando mais.

Para instalar este patch primeiro precisamos adicionar o repositório PPA aonde o mesmo se encontra. Para isso usaremos o “terminal”  já que o mesmo é a forma mais rápida e simples.

Se estiver rodando o Ubuntu 10.10 ou anterior: clique em “Aplicativos -> Acessórios -> Terminal”

Se estiver rodando o Ubuntu 11.04: Aperte a tecla “Super” (aquela com o logotipo do windows), digite “terminal” e depois clique em “Terminal”.

Agora com o “terminal” aberto, digite os seguintes comandos (lembrando de apertar “Enter” ao final de cada um).

sudo add-apt-repository ppa:goehle/goehle-ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install evolution-indicator

Pronto, agora seu Evolution deve minimizar para a “bandeja do sistema” toda vez que você fecha-lo. Mas atenção: O patch tem um pequeno bug e as vezes quando você fechar o Evolution, ele vai simplesmente fechar mesmo. Abra-o novamente, feche-o e ele irá minimizar.

********************

Este post foi originalmente escrito no finado blog openBUNTU.com por mim e trazido para cá.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!