KDE

KDE: um grande amigo

Muito se aguardou do ultimo KDE, versão 4.8.x, a pois o lançamento oficial e algumas atualizações de correções simples, podemos dizer que o KDE chegou a sua verão mas estável 4.8.3. Depois de um longo período utilizando o ultimo release, iremos descrever as impressões.

Esta versão, 4.8.3, do KDE é de longe a mais madura até o momento, depois de duas versores muito falhas, 4.6 e 4.7, eles se redimiram com o ambiente mais estável e enxuto até o momento.

Muitos bugs, erros serrilhados, incompatibilidades e outros, foram removidos ou reparados, tornando a experiencia muito mais rica e agradável. Um grande destaque para o navegador de arquivos Dolphin, que recebeu muitas melhorias e um efeito de organização muito agradável, e muitas palmas para o Kwin, gerenciador de janelas padrão do projeto, que está mais leve elegante e com transições muito bonitas e com o “nível de frescura ” na medida certa.

kde 4.8

Se compararmos nosso ultimo poste, sobre o KDE, com este atual, a grande diferença está relacionada com o desempenho e estabilidade. Outro quesito tocado no ultimo poste falava sobre a proposta do ambiente, que por ser mais antigo que o Gnome, não traz consigo elementos modernos de desktop, ditos como tendencia, toda via, o KDE é muito moderno e pode ser dito como referencia ao computador de mesa, pois seu concorrente Gnome, tem objetivos diferentes, que é atender netbooks, notebooks, tabletes entre outros portáteis, não que o KDE deixe de suprir pequenas telas, ou mesmo o Gnome não possa ser usado por computadores comuns, mas ambos possuem enfoques diferentes.

Finalmente o KDE está maduro o suficiente para que usuário algum possa reclamar ou colocar defeito, claro que não vai agradar a todos, mas sem qualquer configuração prévia, é muito bem utilizável, estável, bonito e moderno. Para quem nunca testou, repito a afirmação, o KDE está “muito firme moleque”, e para quem já é velho usuário vale a pena voltar a utilizar, quem já esta no ambiente, experimente atualizar.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoKDE

    O que tem de novo no KDE Plasma 6? Testamos as principais novidades!

    KDE

    KDE Plasma 6 chegou com suporte a novas tecnologias Linux

    VídeoKDE

    Qual será o diferencial do KDE Plasma 6?