Sistemas operacionais

Conheça o Lin-X Linux 1.1

Quase unanimidade quando fala-se no visual do Sistema Operacional da Apple, o Mac OS X, pois a aparência apresentada por esse sistema é muito bonita e agradável. A prova disso é a quantidade de temas que existem, tanto para Linux quanto para Windows, que procuram imitar o Mac OS X.

Esses temas nem sempre funcionam, ou se funcionam, demandam um certo trabalho para que tudo fique nos eixos, sem nenhum tipo de erro. Não seria ótimo se existisse uma distribuição Linux que viesse nativamente com o visual do Mac? Com certeza seria! E é exatamente isso que você encontra na distribuição Lin-X.

Recursos oferecidos

A distribuição é desenvolvida com base no Ubuntu 8.10 (Inteprid Ibex), o que faz com que ela mantenha a segurança e estabilidade do Ubuntu, além é claro das praticidades e facilidades oferecidas pelo sistema, como por exemplo a ferramenta de apt-get, os repositórios e o gerenciador de atualizações, porém com um visual totalmente reformulado.

Esse novo visual é praticamente uma réplica do Mac OS X, com direito a Dock (a famosa barra de aplicativos que existe na área de trabalho Sistema Operacional)  e tudo mais! Além do visual diferente, também é possível encontrar alguns programas que não são instalados por padrão quando instala-se o Ubuntu, como por exemplo o aMSN.

Interface do Lin-X

Praticamente todos os aplicativos que vêm instalados no Ubuntu 8.10 estão também disponíveis no Lin-X, como por exemplo o navegador Firefox, a suíte de aplicativos do OpenOffice (versão 2.4), o editor de imagens Gimo, dentro muitos outros.

Outro ponto positivo que pode ser dado à esta distribuição, é o fato de que, assim como o Ubuntu, Lin-X é LiveCD, o que faz com que seja possível testar o Sistema Operacional sem a necessidade de realmente instalar ele no HD do computador, e sem nem mesmo alterar qualquer arquivo contido nele.

Instalação

Após o download da imagem ISO, você deverá gravá-la em um DVD (isso pode ser feito através de programas como Brasero ou K3B). Em seguida, você deve reiniciar seu computador com o DVD dentro da bandeja do leitor para que o computador dê o boot por ele.

Nesta etapa, seu computador deve estar configurado para que ele tente encontrar dispositivo de boot no drive de CD/DVD antes de procurar por boot no HD. Se seu computador não estiver com esta configuração, você deve alterar as opções no setup da BIOS.

Após dar boot pelo DVD, você verá uma tela com um menu. Tanto para instalar como para simplesmente testar a distribuição em modo LiveCD, digite “live” (sem aspas) e pressione Enter. Em poucos instantes a distribuição será carregada, e estará pronta para ser utilizada.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!