Sistemas operacionais

Linpus Lite – Distro Minimalista para Netbooks

A Linpus é uma distribuição Linux baseada no Fedora e que vende seus produtos para fabricantes de PCs, notebooks, netbooks e, mais recentemente, tablets. A empresa possui uma solução específica diferentes tipos de mercado, com foco nas principais características dos computadores e dispositivos que possam vir a usá-los, como suporte para touchscreen de múltiplo toque e aplicações na nuvem.

Ao clicar no link para baixar o Linpus Lite, você será redirecionado para a página de download da distribuição. Nessa página você poderá escolher entre baixar uma imagem ISO e gravar um CD, para então instalar o sistema, ou então baixar um software com cerca de 2 MB, que possibilita instalar e remover a distribuição como se ela fosse um mero programa de Windows.

A segunda opção é, certamente, a mais prática. Para começar, ela elimina uma das etapas mais complicadas da instalação do Linux: o particionamento do disco rígido. Para baixá-la, clique no link “Windows Installer” e, em seguida, no botão “Download”. A transferência do arquivo iniciará automaticamente.

Instalação do Linpus a partir do Windows

Antes de iniciar a instalação, verifique se você possui a configuração mínima exigida pelo software:

  • processador de 1 GHz ou superior;
  • espaço livre em disco de 4 a 6 GB;
  • pelo menos 1 GB de RAM; e
  • placa de vídeo VGA das marcas Intel, nVidia ou ATI; e
  • conexão com a internet.

Depois de conferir os requisitos de hardware, execute o arquivo “Linpus-Lite1.7-WinInstaller” para dar início ao processo de instalação. Assim que você escolher o idioma a ser usado pelo sistema (inglês ou chinês), clique em “OK”. Depois, na tela de boas-vindas, clique em “Next” para prosseguir:

Tela de boas-vindas do Linpus Lite

Ninguém lê os termos de uso, mas você sabe que isso é essencial, certo? Afinal, “concordou e não leu, sua alma você vendeu”. Assim que concluir, marque a opção “I have read and understand the Linpus EULA” e, em seguida, clique em “Next” para prosseguir.

Concordou e não leu, sua alma você perdeu

Na seção “Target drive”, você deve escolher em qual drive será instalado o sistema operacional. Basta selecionar uma das opções no menu “Please select the target drive” e informar quanto de espaço será disponibilizado para a instalação do sistema (de 4 a 30 GB).

Escolha o drive em que o sistema será instalado

Basta, então, clicar em “Install” para que os arquivos do sistema comecem a ser baixados. No total, são 368,4 MB de dados e, após a transferência e instalação dos arquivos, o sistema exigirá que você reinicie o computador caso deseje executar o Linpus.

Configuração e boot

Ao reiniciar a máquina, o gerenciador de inicialização do Windows permite que você escolha, com o uso das setas direcionais, qual dos sistemas operacionais instalados deve ser executado. Durante o primeiro Boot com o Linpus Lite, será necessário ajustar algumas configurações essenciais do sistema, como a configuração do país e fuso horário em que você se encontra, layout do teclado que está sendo usado (utilize a opção “Portuguese (Brazilian) para ABNT2), configuração da senha para o administrador (root) e a criação de perfis de usuários.

GNOME 3 personalizado

GNOME 3 é o desktop padrão do Linpus Lite

Esta nova versão do LInpus Lite traz uma atualização do ambiente gráfico usado pela distro. Agora, com o GNOME 3, o utilizador do sistema tem, à sua disposição, Áreas de trabalho configuradas com recursos especiais, como uma espécie de Dashboard com widgets que mostram as condições climáticas de sua cidade, e outra com a relação de softwares inclusos na distribuição.

Programas inclusos

Softwares cobrem o essencial do sistema

Na versão 1.4 do Linpus Lite era possível encontrar diversos softwares disponíveis, como gravador de mídia óptica e suíte de escritório. Agora, o sistema instalado é o mais básico possível. No total, são oito aplicações, que cobrem os aspectos mais essenciais do sistema, como uma espécie de Centro de controle e o navegador Mozilla Firefox equipado com plugin do Adobe Flash Player.

Softwares adicionais, assim como patches de correção de bugs, devem ser instalados por meio do programa Updates Online. Antes, porém, não esqueça de configurar a sua conexão com a internet.

http://www.linpus.com/downloads.html

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!