Ubuntu

Lubuntu

É comum ver distribuições de Linux baseadas em outras. O Ubuntu, a mais popular de todas e baseado no Debian, gerou outras distros, como Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Pensando em propor um sistema leve e funcional, ideal para computadores mais simples, com hardware antigo, um grupo de desenvolvedores criou o Lubuntu.

O sistema agora é reconhecido pela Canonical, a fundação que mantém o Ubuntu, entrando para a família oficial de derivados da distribuição criada por Mark Shuttleworth. O foco principal do Lubuntu é ser uma alternativa para quem não tem PC capaz de rodar as últimas versões dos principais sistemas, mas não quer abrir mão da segurança e funcionalidade da distro.

Lubuntu

LXDE no lugar do Gnome

A primeira grande diferente entre o Lubuntu e o Ubuntu é o ambiente de desktop. Enquanto este usa o Gnome (e o Unity desde sua última versão), aquele trabalha com o LXDE. A principal característica do LXDE é, justamente, trabalhar bem em máquinas de baixo desempenho, como netbooks e computadores antigos.

Igual, mas diferente

O Lubuntu é basicamente igual ao Ubuntu. O modo como você trabalha e configura é basicamente o mesmo, as diferenças ficam mais no aspecto gráfico. Esta distribuição tem uma cara mais parecida com o de sistemas Windows, com a barra de tarefas da Área de trabalho localizada somente na parte inferior da tela, deixando de lado os dois painéis característicos do Ubuntu até a versão 10.10.

Se você já usou o Ubuntu, provavelmente vai se sair bem no Lubuntu. Se ainda não se aventurou em nenhuma distro de Linux, essa é uma boa porta de entrada. Como é de praxe em sistemas Linux, você pode personalizar a interface como desejar. Escolha novos temas de ícones e janelas, papéis de parede, fontes e tudo mais.

Pronto para uso

O Lubuntu já vem pronto para o uso e conta com dezenas de aplicativos já instalados: Firefox e Chromium para navegar na internet; AbiWord para processamento de texto e o Gnumeric para criação de planilhas; MPlayer para assistir a seus vídeos favoritos e Audacious para escutar música; Transmission para baixar torrents; Xfburn para gravar discos; calculadora, gerenciador de pacotes Synaptic e muito mais.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!