Ubuntu

Venha usar o Ubuntu, opa! o que? U-bun-tú

Pelo nome, acho que muitos vão até fechar a aba: Linux. Mas espere, ele cresceu, e está ainda mais poderoso.

O Ubuntu Linux, popularmente conhecido como Ubuntu, é um sistema operacional de código livre e aberto para todos. Destaca-se por sua rapidez, por sua agilidade por ser Linux e por sua segurança. O Ubuntu, por sua vez, é o SO (Sitema Operaconal) mais baixado no “Baixaki Linux”(que é um site de referencia para quem sempre usou o Windows) e em outros sites de download que forneçam suporte ao Linux.

Mas, vem cá, você conhece o Ubuntu?

Muitos ainda acham que o Linux é um bicho de “sete cabeças”, que ninguém sabe mexer por ser complicado… Mas ele mudou, está mais ágil, mais potente, mais fácil. O Ubuntu é um exemplo disso.

Pelo Ubuntu Linux ser totalmente personalizável, você pode deixar do seu jeito, do seu estilo, como você quiser,  basta querer. Sabia que os mesmos programas que tem no Ubuntu Linux, tem no Windows? Claro que não vão ser a mesma coisa, mas alguns funcionam até que ainda melhores do que no Windows.

Sabe o MSN, o Windows Live Messenger? O gigante mensageiro do Windows  tem no Ubuntu, que vai se chamar “Emesene”.

Emesene v.2.12.5

O Emesene é um mensageiro instantâneo criado para aqueles que possuam conta do MSN e que usam o Linux, alguns para meios de comunicação com os amigos, e alguns para trabalho. Mas isso não importa, o que importa é que você já sabe tem MSN pra Ubuntu.

Sabe a Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint? Isso mesmo, tem no Ubuntu! Que vai se chamar “LibreOffice”.

aL3otiC1llMAQ6pFHSrcZ6Gbm6x9dGhMAzSt0c9zC86zOEd4jt98Cz7hs132ATe XpgGFxLMCVmDodCn82ac03aL8vpQzzGvsKeYfeeTyIgCJx
 

O LibreOffice.org é um pacote de ferramentas igual ao Microsoft Office, que você pode usar para fazer planilhas, textos, documentos e apresentações.

LibreOffice 3 Writer (Word)

 E você que tá perguntando se ele é compatível com a Microsoft Office, vos digo, sim, é compatível com o gigante da Microsoft.

xX1tnlUu 8AGv9ffzgYl 1z9408bJ Bw2Rwz7Bvw8D8fdfSAU6Wi96Z5MQggy I5CdSjpWYcdeF1ApF2ymMG7xjtAIRxMGx YjylpczQXhj52 LvuxKSU7v eO1rSnDAi
LibreOffice 3 Calc (Excel)

O LibreOffice já vem instalado no Ubuntu com editor de textos, planilhas e afins por padrão, então não precisa fazer nada para obtê-lo se for instalar o Ubuntu Linux em sua máquina.

LibreOffice 3 Impress (PowerPoint)

Como visto em alguns sites, o Ubuntu é sociável desde o começo. Sabe o Google Talk, o mensageiro instantâneo da Google? Tem no Ubuntu, que vai se chamar “Empathy”. O Empathy, além de ter o Google Talk, tem o “Yahoo! Messenger”, o “MySpace”, o “AIM”, e mais, o “Bate-Papo do Facebook”, você pode conversar com seus amigos do Facebook sem estar conectado pelo seu navegador. O Empathy já vem instalado no Ubuntu como mensageiro instantâneo por padrão, no caso, se for obter o Ubuntu, não necessita fazer nada para obter o programa. (Inclusive novas versões do Empathy suportam o WLM, então você não necessita instalar o emesene se não quiser)

GUtVlpkdoPLd7E4AHTRKoCrW0qLORDQgQV7Tt5truJA8o2jxryfyejCipYc8ENKW 0cdI6MfVMgXFwiD5UtRnAjTHeLP0Tq83JHVR2gXjywjDS
Empathy, e um exemplo de como o Ubuntu pode ser personalizado. (Imagem tirada do Ubuntued)

O Skype também está no Ubuntu, basta ir ao site do Skype, fazer o download, abrir o arquivo e instalar. (Ainda mais agora em versão estável para Linux)

JdsdISTipZTMsveR20YvxDC7pUNp6EpFEyB3DnFc21Ibg4c LlSxhHqDWq1Q I7Amiucc4p5pwFQzoh7 wfttsYXb
Tela de Login do Skype no Ubuntu, e mais um exemplo de como o Ubuntu pode ser  personalizado.

O Ubuntu Linux tem como navegador padrão, o Mozilla Firefox (por ser feito com a plataforma Linux).  Se você não gostar do Firefox, tem também disponível no site do Google, o Google Chrome.

Uso e recomendo os dois, por serem grandes concorrentes em navegadores no Linux.

G1O0CcbVAlLi2jBKva SGV4 oXa4WnHBNEAgQdtPod2FWphPiMfXaVaxxoKMuVw 1e9ST7zUcbH 1QhV7TauyuQ6Jxb5J3qGXgTQ VbRFUyj2GOTpxzPaaMi eGA5VEiBf9pFfse
Google Chrome no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”

Além do Firefox e o Chrome, tem também disponível também o Opera, que também pode ser baixado pelo site dele.

Um recurso do Ubuntu para obter tais programas, é a Central de Programas do Ubuntu, um programa feito especialmente para o Ubuntu para a obtenção de programas. Ele já vem instalado por padrão no Ubuntu. O Emesene (citado acima) pode ser obtido por lá, basta pesquisar e clicar em instalar. A Central está subdividida em categorias, por isso, é só abrir a Central de Programas do Ubuntu, pesquisar, achar o programa mais acessível e clicar em instalar, fácil.

-Tá, mas e se eu não conseguir instalar um programa que eu quero, e não tá disponível em nenhum site, e nem na Central de Programas do Ubuntu, o que eu faço?

Calma, tem uma solução, o Wine (Wine Is Not a Emulator). O Wine é um programa feito para o Linux, para rodar programas Windows (.EXE). O Wine suporta a Microsoft Office Word, o PowerPoint e até mesmo o Counter Strike. Alguns programas não vão rodar no Wine, por falta de suporte, mas só alguns, poucos conhecidos. O Wine pode ser obtido na Central de Programas do Ubuntu facilmente.

uO0tdeboAIUYzRB7BZXYV0N VMFr GXLYij83hcNPx6Z3eYB E4Oor9RP63HQiWdQYQ9lPTvlLXZESWBUBv6 J3CrJmseSS72n WyHS51bslaW8OuztkKIwJRtptngJldyGBTpS
Microsoft Office PowerPoint rodando pelo Wine no Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” (Imagem tirada do blog Vinícius Rodrigues)

Como no Windows, tem o Prompt de Comando, no Ubuntu, tem o “Terminal”. O Terminal tem muitas funcionalidades no Linux, sabia que dá pra instalar programas com o Terminal? Só é mesmo possível no Linux.

PkB3GEvhGnrVobnXxsn7UiG2DtiJHmpzfILSOHxXI02lY9s6kLcK0wAzvwAKgEMQThLetEyT jUQ6w2o7qAmS3pi8Etm8MLqZWOpPYAPWZSt
Terminal do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”

Aliás, o uso do terminal é totalmente desnecessário ao usuário comum, mas com o passar do tempo você descobrindo como a coisa funciona e sente-se até mais a vontade usando o terminal.

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!