Ubuntu

Conheça o WattOS um Ubuntu ultra leve

Nem sempre temos um computador de ponta para podermos usufruir de todas as melhorias gráficas que as distros trazem, leia-se Unity, Gnome-Shell e até as versões mais recentes do KDE.

Para quem já vive antenado no mundo Linux deve saber que existem distros mais simplistas e com ambientes gráficos mais leves que podem ser usadas em máquinas antigas como o Lubuntu e o Xubuntu.

Hoje vamos lhe apresentar mais uma distro que carregam em si o ambiente LXDE como o Lubuntu e tenta suprir a necessidade de um nicho específico de mercado que é o de PCs antigos, afinal, não é porque que você tem um PC antigo que ele é inútil não é verdade?

Conheça o WattOS

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu que é ideal para rodar em máquinas com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM…).

watts_01

O WattOS conta com o ambiente gráfico LXDE e apresenta uma interface bastante simples e muito bem acabada. Além dessa caracteristica, a ultima versão do WattOS integra também as seguintes aplicações:

Navegador Web – Chromium

Player de música – Audacious player

Gestor de password –  keepassX

Editor gráfico – Pinta

Player de vídeo – VLC

Folha de cálculo – Gnumeric

Processador de Texto – Abiword

Editor – Leafpad

Bittorrent – Transmission

FTP – Filezilla FTP

Chat – Pidgin

Gravação de CD – xburns

É possível perceber que a seleção de aplicações visa ser leve também, pois de nada adianta a distro ser leve e os programas serem pesados, na minha opinião o VLC ainda poderia ser substituido pelo Totem ou pelo GnomePlayer e ele não necessitaria de vir com o Filezilla pré-instalado.

Ele é compatível com o Ubuntu e o Debian, então se você já tem uma certa intimidade com este tipo de sistema e gerenciamento de pacotes não será difícil utilizá-lo.

Conheça a página do projeto, por ela você poderá fazer o download de aproximadamente 650 MB com versões para 32 e 64 bits

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!