Linux MintUbuntu

Instale uma sessão Chrome OS no seu Ubuntu ou Mint

Você é daqueles que usa o navegador pra tudo?

Se a resposta for sim, essa dica será mais interessante ainda, você já deve ter ouvido falar do Chrome OS, um projeto do google que faz o Google Chrome se transformar em um SO para netbooks e alguns tablets, este projeto ainda está longe de atingir as massas, porém este tutorial trará uma experiência “Chrome OS like” para o seu computador, a principio a a sessão pode ser instalada em qualquer distribuição, mas o passo-a-passo que vamos mostrar servirá para o Ubuntu e seus derivados.

Para usar o Chrome OS Session no seu Ubuntu, Mint ( etc ) vamos precisar de algumas coisas:

  • O Openbox
  • fbpanel
  • pcmanfm
  • Chromium Browser
  • E mais um arquivo para juntar tudo isso numa sessão Chrome OS

Vamos a instalação

Os procedimentos a seguir devem ser feitos no terminal:

Primeiro vamos baixar o Openbox e o seus temas:

sudo apt-get install openbox openbox-themes

Agora vamos instalar o fbpanel e o pcmanfm:

sudo apt-get install fbpanel pcmanfm

Agora vamos usar o Chromium:

sudo apt-get install chromium-browser

Agora baixe o arquivo mágico clicando aqui. 

Vá até a pasta que onde está o arquivo que você baixou, extraia tudo, clique com o botão direito no arquvo install.sh vá em propriedades, depois na aba permissões marque a caixa para tornar o arquivo executável.

propriedades

Depois deste procedimento, dê OK e agora dê dois cliques no arquivo install.sh quando for solicitado mande executar num terminal , encerre a sessão e na tela de login selecione a Chrome-Session

chromeos ubuntu2 Transforme seu Ubuntu em Chrome OS

As novas versões do Google Chrome ( Chromium ) permitem que você faça login com a sua conta Google e são capazes de gerenciar mais um usuário, o Openbox é um ambiente minimalista ( pra caramba!) e ocupa muito pouca memória, e para rodá-lo não é preciso de muito processador, pode ser uma boa alternativa para poupar bateria em netbooks e ainda assim ter acesso a internet e todos os webapps do Chrome.

Para deixar a usabilidade mais confortável, vamos instalar algumas extensões no Chromium para que você não sinta tanta falta dos ambientes gráficos padrões.

Um relógio

Acho interessante ter um relógio na Chrome-Session, existem vários apps para tal. Você pode escolher o que mais lhe agradar acessando este link.

2yfHHL9Ku47ZAT

Bateria

Se você usa um computador portátil, é interessante você poder verificar a carga da bateria da sua máquina, para isso temos uma extensão bem útil e prática chamada Baterry Status , você pode baixa-la na webstore por aqui.

Acho que isso deve acabar com os primeiros problemas, outra dica que eu dou é caso você realmente pretenda usar a Chrome-Session como opção real de ambiente de trabalho, considere instalar um ambiente de trabalho mais leve que Unity e Cinnamon, visto que vc não vai utilizá-los, pode se usar o Lubuntu ou Xubuntu, o Mint com as mesmas versões de ambientes gráficos, e ainda dou como dica o Pappermint OS que foi a distro que eu testei a Chrome-Session.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!