AndroidSistemas operacionaisTutoriais

Tutoriais para Iniciantes #5: O que é ROOT (no Linux e no Android)?

O que é usuário ROOT? 

Você que está iniciando no mundo Linux ou Android já deve ter ouvido falar em ROOT(rút).

Viemos aqui para esclarecer a você o que é ROOT e quais as vantagens e desvantagens de usá-lo.

O que é ROOT no Linux

Como você deve saber na maioria dos sistemas operacionais você pode criar usuários, ou seja, perfis com características especiais, no Linux não é diferente. Também temos tipos de usuários, normalmente são dois, o “usuário” e o “administrador”, no Linux e no Android o usuário Administrador nos chamamos de ROOT.

O ROOT é o tipo de usuário que tem todos os privilégios do sistema, este usuário pode alterar tudo que há no sistema, excluir e criar partições na raiz (/) manipular arquivos e configurações especiais do sistema, coisa que o usuário comum não pode fazer.

Nós usamos o usuário comum na maior parte do tempo, passamos apenas para super usuário ou ROOT quando digitamos a senha que foi definida durante a instalação para instalar um programa por exemplo ou fazer uma operação que exija tais privilégios.

Na questão segurança a dica é na usar sempre o usuário ROOT, isto é, ele “ligado” o tempo todo pois a você estará mais protegido contra problemas no sistema, e sendo um usuário novato você poderá acabar apagando algum arquivo que não deve e comprometer o sistema, e lembre-se, uns dos motivos do Linux ser praticamente imune a vírus é o fato de não conceder permissão de ROOT diretamente coisa que acontece no Windows por exemplo.

O que é ROOT no Android

Na teoria é a mesma coisa que no Linux, até porque o Android é baseado em Linux, porém na prática o ROOT se tornou sinônimo de um estado do aparelho e não tanto o usuário.

Se você é interessado no mundo Android já deve ter ouvido falar em algo semelhante com “fazer ROOT no aparelho”.

Este tipo de prática é semelhante ao JailBreak no iPhone, dar permissão de super usuário a um smartphone com Android possibilita que você altere configurações que na maneira convencional de uso não seriam possíveis como desinstalar os programas que as operadoras e os fabricantes instalam e que não podem ser removidos de maneira convencional, porém você deve tomar mais cuidado com pragas virtuais para Android com o aparelho nesta condição, é recomendado o uso de um bom anti vírus.

Fala ressaltar que fazer ROOT no Androi não crime, mas ter o celular Rooteado pode fazer ( quase sempre faz) ele perder a garantia, então se você não souber o que está fazendo aja com cautela.

Alguma dúvida? Deixe nos comentários, estamos aqui para ajudar! =)

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!