Tutoriais para Iniciantes #5: O que é ROOT (no Linux e no Android)? Dionatan Simioni sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que é usuário ROOT? 

Você que está iniciando no mundo Linux ou Android já deve ter ouvido falar em ROOT(rút).
Viemos aqui para esclarecer a você o que é ROOT e quais as vantagens e desvantagens de usá-lo.

root-linux

O que é ROOT no Linux

Como você deve saber na maioria dos sistemas operacionais você pode criar usuários, ou seja, perfis com características especiais, no Linux não é diferente. Também temos tipos de usuários, normalmente são dois, o "usuário" e o "administrador", no Linux e no Android o usuário Administrador nos chamamos de ROOT.
O ROOT é o tipo de usuário que tem todos os privilégios do sistema, este usuário pode alterar tudo que há no sistema, excluir e criar partições na raiz (/) manipular arquivos e configurações especiais do sistema, coisa que o usuário comum não pode fazer.
Nós usamos o usuário comum na maior parte do tempo, passamos apenas para super usuário ou ROOT quando digitamos a senha que foi definida durante a instalação para instalar um programa por exemplo ou fazer uma operação que exija tais privilégios.
Na questão segurança a dica é na usar sempre o usuário ROOT, isto é, ele "ligado" o tempo todo pois a você estará mais protegido contra problemas no sistema, e sendo um usuário novato você poderá acabar apagando algum arquivo que não deve e comprometer o sistema, e lembre-se, uns dos motivos do Linux ser praticamente imune a vírus é o fato de não conceder permissão de ROOT diretamente coisa que acontece no Windows por exemplo.

O que é ROOT no Android

android-root

Na teoria é a mesma coisa que no Linux, até porque o Android é baseado em Linux, porém na prática o ROOT se tornou sinônimo de um estado do aparelho e não tanto o usuário.
Se você é interessado no mundo Android já deve ter ouvido falar em algo semelhante com "fazer ROOT no aparelho".
Este tipo de prática é semelhante ao JailBreak no iPhone, dar permissão de super usuário a um smartphone com Android possibilita que você altere configurações que na maneira convencional de uso não seriam possíveis como desinstalar os programas que as operadoras e os fabricantes instalam e que não podem ser removidos de maneira convencional, porém você deve tomar mais cuidado com pragas virtuais para Android com o aparelho nesta condição, é recomendado o uso de um bom anti vírus.
Fala ressaltar que fazer ROOT no Androi não crime, mas ter o celular Rooteado pode fazer ( quase sempre faz) ele perder a garantia, então se você não souber o que está fazendo aja com cautela.

Alguma dúvida? Deixe nos comentários, estamos aqui para ajudar! =)

Fique por dentro de tudo o que acontece no Diolinux...

              Twitter Diolinux@blogdiolinux   Facebook  blogdiolinux  Twitter Diolinux@dionatanvs   Google Plus Circule do Google +

Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus