Tutoriais

Privacidade no Facebook: como você configurou o seu número de celular?

Atenção aos usuários do Facebook que costumam preencher todos os dados do perfil

Você é um daqueles usuários que coloca, além das informações básicas, o número do telefone no perfil, achando que, por causa da configuração de privacidade, apenas você ou seus amigos poderão vê-lo? Fique esperto! Por mais que tenha selecionado “apenas eu”, ou “apenas amigos”, talvez essa informação não esteja tão restrita quanto pensava.

Ora, mas se está configurado somente para exibir o número aos meus contatos ou a mim, não devo me preocupar, correto? Mais ou menos. Na teoria, ao tornar o número privado, ele será exibido no seu perfil de acordo com a configuração escolhida. O real problema está nas suas configurações gerais da conta. Na guia “Configurações de Privacidade”, existe a opção “Como conectar”, que permite ao usuário escolher como ele quer que as 1 bilhão de pessoas dentro do Facebook busquem por ele.

Claro que é possível procurar apenas pelo nome e sobrenome da pessoa desejada. Mas, ao deixar a opção “Quem pode encontrar você pelo endereço de e-mail ou número de telefone fornecido?” liberada ao público, significa que o usuário também está automaticamente permitindo que qualquer pessoa que tenha seu e-mail e/ou número de telefone em mãos possa identificá-lo, bastando apenas digitar as informações na caixa de busca.

Isso é um grande problema? Do ponto de vista do especialista em segurança da Sophos, Graham Cluley, sim. “Imagine, por exemplo, se uma empresa utiliza identificador de chamadas. Ela agora seria capaz de determinar seu nome também, e possivelmente usá-lo para um marketing mais agressivo”, escreveu Cluley, no blog da companhia. “Ou mesmo se tirarem uma foto do número de telefone escrito um papel, durante uma festa e publica essa imagem. A pessoa, sem perceber, potencialmente compartilhou o nome completo e outras informações de contato do dono do telefone.”

Ele conta que, para testar essa “falha”, digitou um número qualquer, de uma pessoa fora de sua lista de contatos. Como previsto, a rede social retornou a busca com a foto e o perfil da pessoa dona do número buscado. Ao falar com a usuária, Cluley descobriu que a configuração de privacidade do número dela estava selecionada para “apenas eu”. A redação do IDG Now! fez o teste e o resultado não foi diferente: a configuração do número em si não conta muito se a privacidade no geral está aberta ao público.

Como “consertar” isso?

No seu perfil, clique na seta ao lado superior direito da página, ao lado de “Página Inicial”. Escolha a opção “Configurações de Privacidade”. Role a página até “Como conectar” e clique em “Editar Configurações”, ao lado direito.

Onde está escrito “Quem pode encontrar você pelo endereço de e-mail ou número de telefone fornecido?”, selecione a preferência desejada. Pronto.

Imagem mostra como configurar a privacidade do seu e-mail e número de telefone no perfil

Manter esta opção limitada não fará com que as pessoas deixem de te localizar, porque há uma opção específica chamada de “Quem pode procurar sua linha do tempo pelo nome?”, que permite a outros te acharem colocando apenas o seu nome (se estiver aberta ao público) – que é o modo mais comum de buscar conhecidos na rede social. Outra opção é simplesmente excluir o número do seu perfil.

Paranóicos de plantão fiquem atentos não é?

Este excelente conteúdo foi retirado do http://idgnow.uol.com.br

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!