TutoriaisUbuntu

Tutoriais para Iniciantes #2: Como instalar codec e tocar todo tipo de mídia no Ubuntu

Tocando tudo no Ubuntu…. até tampa de Danone!

Olá, este é o segundo tutorial da nossa séria de Tutoriais para iniciantes

O objetivo deste artigo é fazer você conseguir reproduzir todo tipo de mídia no Ubuntu, se vê muito nos fóruns por aí usuários pedindo ajuda sobre o fato de não conseguir tocar MP3 no Ubuntu, ou alguns formatos de vídeo. Bem, com este tutorial você não terá mais estes problemas e verá que a solução é realmente muito simples.

Primeiramente vamos as informações para você entender como tudo funciona.

O que são codecs e por que o Ubuntu não toca MP3 por padrão

Primeiramente, é útil saber a definição técnica dos Codecs. Eles são programas que codificam e decodificam arquivos de mídia, favorecendo compactação para armazenagem e descompactação para visualização.

Ao usarmos algum arquivo de mídia, usa-se algum codec, mesmo sem saber. Todo arquivo com extensão MP3 ou AVI, por exemplo, foi feito com um codec. Atualmente, para tocar alguma música ou ver algum filme, precisa-se de um codec para leitura desses arquivos de mídia

Você pode se perguntar se o Ubuntu vem sem codecs, isso não é verdade porém o Ubuntu somente traz softwares livres na sua forma original ( os proprietários você pode instalar depois), levando isso em consideração são muito poucos os formatos não proprietários de codecs, o MP3 por exemplo é desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer, o Ubuntu traz consigo o formato Ogg por que é um formato de áudio livre. 

Como fazer para o Ubuntu tocar tudo

Ao contrário do que poderia se pensar, fazer o Ubuntu reconhecer vários tipos de mídia não é complicado, apesar do Ubuntu não trazer nativamente este tipo de pacote no seu sistema, ele está disponível a poucos cliques via Central de programas, trata-se do pacote Ubuntu Restricted Extras, apenas com este pacote será possível rodar tudo no Ubuntu, mp3 inclusive.

Ubuntu Restricted Extras na Central de Programas do Ubuntu

Abra a Central de programas do Ubuntu pela Dash e no campo de pesquisa, procure por Ubuntu restricted extras, e instale o pacote.

Com isso você instalá um pacote de codecs que são indispensáveis para o dia-a-dia do usuário comum, entre outros pacotes como o plugin do Flash.

Dica adicional

Mesmo com este pacotão acima ainda temos alguns pendência para o Ubuntu “tocar até tampa de Danone”, alguns DVDs que compramos e alugamos podem vir encriptados para a nossa região e não irão funcionar, para isso temos este simples tutorial para solucionar o problema.

Mas e o Linux Mint onde fica nessa história?

Bom o Linux Mint é um caso a parte, com um filosofia um pouco diferente da do Ubuntu, o Mint já vem pronto para o uso, é só instalar e usar, todos os codecs já vem pré instalados.

Veja todos os tutorias da série por aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!