SoftwaresTutoriais

Torrents: Como funcionam, como baixar e como criar um torrent para compartilhar na internet

Conhecendo o sistema de Torrents

O Torrent ou BitTorrent é um sistema de compartilhamento de arquivos criado por Bram Cohen, muito simples, ele permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo, audios, vídeos e música.

A forma com que o Torrent trabalha é muito eficaz, com ela você nunca baixará um arquivo corrompido por conta da conexão, ainda é possível retomar downloasd e dependendo do que você estiver baixando a taxa de download deve ser satisfatoriamente alta.

BitTOrrent

Na verdade, o BitTorrent é um protocolo que, como já dito, permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais (como foi o pioneiro Napster, por permitir a distribuição de músicas no formato MP3), pois qualquer pessoa ou entidade pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Há inclusive empresas que compartilham seus softwares por este meio, o Ubuntu é um exemplo.

Denominações do sistema de Torrents

– Seed (ou seeding): É a denominação dada à máquina que possui um arquivo completo compartilhado, como o computador que primeiramente disponibilizou o arquivo e os outros que posteriormente o baixaram por inteiro;

– Peer: Nome dado a cada computador que compartilha arquivos. Quando você está baixando algo pelo BitTorrent, seu computador é um peer, ou seja, um ponto ou um nó da rede;

– Leech (ou leeching): É a denominação dada ao momento em que um computador faz download;

– Tracker: Denominação dada ao servidor que é responsável por organizar os arquivos disponíveis e direcionar os downloads;

Swarm: Nome dado ao conjunto de computadores que estão compartilhando o mesmo arquivo. Se, por exemplo, o arquivoinfowester.avi está sendo compartilhado por 2 seeds e por 8 peers, o swarm do arquivo contém 10 computadores (2 seeds + 8 peers).

O tracker é um dos principais responsáveis pelo funcionamento da rede do BitTorrent, pois ele praticamente gerencia a distribuição de conteúdo, justamente por possuir informações sobre onde estão os computadores com os arquivos compartilhados em um determinado momento.

Como baixar arquivos torrent

Você precisa de duas coisas para tal, um programa que gerencie torrents como o uTorrent para Windows ou o Transmission ou o Delugue para Ubuntu ( Linux Mint ) e precisa do arquivo que dá informações sobre o torrent que você deseja baixar, normalmente estes arquivos tem a extensão .torrent.

Instalando os gerenciadores de torrent

Para baixar o uTorrent (windows ) clique no link abaixo:

No Ubuntu o Transmission já vem instalado por padrão, caso contrário você pode instalá-lo pela Central e Programas do Ubuntu ou usando o comando abaixo:

sudo apt-get install transmission

Opcionalmente você pode instalar o Delugue:

sudo apt-get install delugue

O Delugue tem mais opções em sua interface, mas o meu preferido é o Transmission, simples e eficiente.

Procurando torrents para baixar 

Primeiro tenha em mente o que você deseja baixar, existem alguns sites especializados para buscar este tipo de arquivo, como o famoso The Pirate Ebay, porém existe um aplicativo para o Google Chrome que pode fazer este tipo de trabalho melhor pois ele busca em vários locais diferentes os arquivos torrent, melhorando o assim o resultado das buscas.

Você pode instalar o Torrent Search clicando no link abaixo.

Existe também um aplicativo homônimo nativo para Ubuntu e Linux Mint, se quiser conhecê-lo acesse este link.

Pirataria

Já havia comentado anteriormente, mas o sistema de Torrent não tem nada a ver com a pirataria, visto que os servidores não disponibilizam os arquivos, eles apenas indexam, o que não quer dizer que não haja conteúdo pirata, os usuários são os únicos responsáveis pelos arquivos que compartilham.

Como criar um Torrent

Talvez o que eu tenha postado até agora para você não seja nenhuma novidade, mas aqui está uma questão que muitos não sabem responder, se eu quiser disponibilizar um arquivo em torrent como eu faço?

Vou usar como exemplo o programa Transmission, gerenciador de torrents padrão do Ubuntu que é o que eu uso, mas o procedimento pode ser realizado com qualquer um deles, qualquer um mesmo!

1- Para criar um arquivo torrent, primeiro abra o Transmission e na guia Arquivo clique em Novo.

cYWDquYKj6PpitSbmdF7yIsw4Z94 mi46d BfJ5LYW0qTiE GGQln6dJV Oai HKBuCnpsrBRC0YiaKjqzSnPHdnUajo utD98iXvy2Ns7kg8nFUsEaesuVG46vdWGFbaAnZNDlw

2- Na parte em destaque você deve selecionar o arquivo que deseja colocar para Download.

3- No campo abaixo está um parte importantíssima, é ali que ficam os endereços dos servidores que irão rastrear o seu arquivo e destiná-lo para download.

Na área dos Trackers para facilitar a sua vida, vamos colocar os mais usados, copie as linhas abaixo e cole nessa parte:

http://open.tracker.thepiratebay.org/announce

udp://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

http://www.sumotracker.com/announce

http://www.torrent-downloads.to:2710/announce

http://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

udp://tracker.publicbt.com:80/announce

udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce

http://tracker.torrent.to:2710/announce

Você pode encontrar mais trackers pesquisando pelo Google, se você quer compartilhar o seu arquivo com qualquer um quanto mais trackers melhor.

hKF i6zfD0sBpPoakayT JB027zw1HOFuRNLZk1CAmQNdBL5tj1biWjGQAa142opHjIk7MNSOc jXphYIBVmOJccfmUKl7tR9atpNcKUZS6OuMj5eBFERo RL9UfLfszsO1UPuWy

Importante colocar uma descrição como na área sublinhada em vermelho, através dela as pessoas poderão achar o seu torrent pelos meios de busca  sitados anteriormente, feito isso clique em Novo.

AofLbayErzAZv2ktsMWNmYR0dNbB 0WY4WsfvPo00QvwTqcHeSkQwB6dlgsAZTD0RlMrS7tuylMylkblPptLtfODXNQVU06bgLvG 6s5UK25zQ

No meu caso eu tinha optado por salvar na área de trabalho, como mostra a imagem anterior, então está aí o seu arquivo BitTorrent, se quiser basta distribuir aos seus amigos para que eles possam baixar o seus arquivos.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?