Softwares

Skype na mira dos Cybercriminosos

Proteja a sua conta

Segunda uma reportagem do IDGNow, a Microsoft preocupada com a segurança do Skype mais do que gostaria.

Muitos vírus de computador estão sendo criados para a plataforma, principalmente agora que o Skype se tornou um produto principal da Microsoft com a aposentadoria do MSN e probabilidade é que só aumente conforme as pessoas forem migrando para a plataforma.

Essa tendência já começou, e pode ser vista em relatos da semana passada que informam que o malware bancário Shylock foi atualizado e ganhou uma funcionalidade relacionada ao Skype. A novidade veio na forma de um plug-in, que permite ao código arbitrário enviar mensagens e arquivos maliciosos e se conectar a aplicações na Web, sem que seja necessário exibir um aviso e solicitar a confirmação do serviço.

Desde a descoberta do Shylock pela CSIS Security Group, a Trend Micro identificou um malware relacionado, chamado pela empresa de segurança de “worm_phorpiex.jz”. Ele atua de forma semelhante ao Shylock e pode enviar mensagens contendo anexos que são, na verdade, cópias de si mesmo. Além disso, o código arbitrário pode se conectar a um servidor externo para baixar um malware e executá-lo no computador da vítima.

Aproximadamente 84% dos PCs infectados estão atualmente no Japão e cerca de 2% nos EUA, disse a Trend Micro.

O que a Microsoft está fazendo para proteger os seus clientes?

Segundo a empresa, problemas com o Skype  sempre existiram, a diferença é que agora ele está mais em foco e a “Gigante de Redmond” está dedicada a corrigir estas vulnerabilidades, dando prioridade ao Malware Shylock e mais dois que não são sitados mas que tem praticamentes as mesmas funções.

O que fazer para ficar seguro?

Segundo a Microsoft a principal dica é não clicar em links de e-mail desconhecidos e suspeitos e não instalar plugins não oficiais do Skype.

Adicionalmente podemos sitar a instalação de um bom antivírus e um firewall, passar o antivírus regularmente no computador pode ajudar também.

E o Linux nessa história?

Como sabemos agora o Ubuntu e demais distros Linux tem uma versão nativa do Skype, mas você usuário do pinguim pode ficar tranquilo pois estes vírus são especialmente para Windows, usuários de Mac OS aparentemente também não precisam arrancar os cabelos.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?