Ubuntu está matando os Notebooks da Samsung?
Ubuntu

Ubuntu está matando os Notebooks da Samsung?

Deu Boot morreu!

Um defeito nos Notebooks da Samsung tem atrapalhado usuários de Ubuntu nos últimos dias, segunda a notícia o defeito é constatado em notebooks dos seguintes modelos  530U3C, 300E5C, NP700Z5C, NP700Z7C e NP900X4C.

Quando o usuário tenta dar Boot com um Pen Drive com Ubuntu no Notebook um driver específico para notebooks da Samsung para de responder, deixando o sistema travado numa tela preta obrigando o usuário a desligar o computador pelo botão Power, porém, quando o usuário tenta ligá-lo novamente ele simplesmente não liga!

O problema foi detectado apenas no Ubuntu 12.04 por enquanto, o problema já foi reportado no LaunchPad. Matt Fleming, desenvolvedor da Intel, publicou há uma semana duas mudanças no código para evitar que o problema aconteça – uma das correções faz com que o módulo samsung-laptop simplesmente não seja carregado quando o boot é feito através do UEFI. Infelizmente, a correção ainda não chegou às versões estáveis do kernel.

A Canonical afirma que os engenheiros da Samsung já estão trabalhando a um bom tempo numa correção do Firmware dos notebooks e aconselha instalar versões mais novas do Ubuntu onde esse problema não foi detectado. Estes notebooks em sua maioria vem com Windows 8.

O problema foi constatado apenas no Ubuntu, mas pode acontecer com outras distribuições visto que ele provem do Kernel Linux ( Pode ), uma solução temporária para fazer o notebook ressuscitar é tirar a pilha da BIOS ou no UEFI no caso, para resetá-la e depois colocar de volta e usar Windows. 

Fonte: AnandTech, The H Open, The Register.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!