Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no Ubuntu Dionatan Simioni quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Falando em economia

Este assunto está sendo recorrente, ontem publicamos um artigo sobre como aumentar a vida útil da sua bateria  no Android e agora vamos mostrar uma maneira de fazer isso no Ubuntu, e pode acreditar, não é tão difícil quanto possa parecer não.

bateria-ícone

Problemas com energia e dicas

Antes de apresentar a possível solução cabe salientar que existem casos e casos... Notebooks com processadores de baixo desempenho tendem a usar menos recursos da bateria do dispositivo do que processadores de última geração, caso da família de processadores Core i da Intel por exemplo, antes de mais nada manter a bateria por mais tempo tem mais a ver com a maneira com que você usa o computador, assim como no Smartphone, quanto mais processos e aplicativos estiverem correndo ao mesmo tempo mais energia o seu notebook vai precisar, por conta disso, procurar deixar os programas que você não está usando mais fechados pode ajudar a conseguir alguns minutos de carga a mais.
Se e o consumo de bateria está muito crítico é possível que o seu computador tenha um hardware que não é plenamente suportado pelo Kernel Linux ( o que é muito difícil mas pode acontecer ), nesse caso é interessante procurar usar as últimas versões do Kernel - a mais a atual no momento que estou escrevendo este artigo é a 3.8 e você pode aprender a instalar no seu Ubuntu clicando neste link - outro recurso que pode consumir bateria sem ser utilizado é o bluetooth, se o seu notebook dispõe dessa ferramenta mas você não o utiliza, ele pode ser desligado.

Laptop-mode-tools, a carta na manga

Eis o motivo do artigo em si, o Kernel Linux é uma das 7 maravilhas do mundo tecnológico e tem muitas e muitas linhas de código, com muitos módulos ( algo semelhante aos drivers do Windows ) um desses módulos chama-se laptop-mode-tools e serve para gerenciar melhor a energia de computadores móveis, notebooks, netbooks e afins, ele não vem instalado diretamente no Kernel mas está nos repositórios da maioria das distribuições Linux, e com o Ubuntu não seria diferente.

Você pode baixar pela central de programas:



Ou instalar via terminal com o comando:

sudo apt-get install laptop-mode-tools

Depois de instalado é preciso dar um comando para por o serviço em execução:

sudo laptop_mode 
Com underline mesmo.

Com isso, meu conselho é você carregar bem a bateria e depois usar para realmente perceber a diferença, meu notebookk é um HP Pavilion g4 com um Core i5 e 4 Gb de memória, depois de instalar este módulo a bateria passou de 2 horas para 3 horas e meia, quase quatro. Claro, quanto menos atividade eu fizer mais ele vai durar, no fim, quando ele estava com 15% de bateria deixei ele sem executar nenhuma tarefa, ele escureceu a tela e quando voltei ainda tinha 45 min de bateria, que foram reduzidos para 20 assim que eu comecei a executar muitos programas.
Posso dizer que este módulo está longe de ser um santo milagreiro, mas melhora o desempenho da bateria com certeza, uma outro dica que é útil e eu havia esquecido de comentar anteriormente é a diminuição do brilho da tela.

É isso aí pessoal, até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Junior Formagini 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus