NotíciasUbuntu

O Ubuntu Phone/Tablet vai vingar ou será “chuva passageira”?

Dúvidas, afirmações e lágrimas nos olhos

Até agora não tínhamos feito nenhum artigo sobre esse assunto, você pode se perguntar o por que, achamos que não era importante?

Na verdade não, bem pelo contrário, a notícia é importantíssima e deixa pessoas que usam o Linux a muito tempo até emocionadas com a repercussão que ele vem tendo nos últimos anos, isto é, ele sempre esteve lá mas agora está mais visível. Não tínhamos comentado ainda por muitos sites/blogs haviam anunciado a mesma notícia, porque você ia querer ler a mesma coisa em 2000 lugares diferentes certo? Porém tamanha repercussão fez com que escrevêssemos este artigo, especialmente para complementar o artigo Ubuntu Phone/Tablet: Sucesso absoluto ou Vapor? dos nossos parceiros do portal de Software Livre Mobile onde discutimos se esse Ubuntu para dispositivos móveis vai ter futuro.

Desktop ajuda Mobile, Mobile ajuda Desktop

O Ubuntu se lança no mercado Mobile quando ainda não uma marca forte nos desktops pessoais, mas ao contrário de alguns podem pensar acho que esta é uma atitude que pode trazer mais usuários para o Ubuntu Desktop, pessoas que comprarem o Ubuntu Phone ou Ubuntu Tablet podem passar a se interessar em ter o mesmo sistema de interface quase idêntica em seus computadores, por outro lado quem já usa o Ubuntu no computador certamente ficará interessado em poder ter um gadget com o mesmo sistema.

Vejamos alguns características no Ubuntu para Tablets

Este foi o anuncio mais recente, com direito a contagem regressiva no site do Ubuntu e tudo é que foi apresentado ao público o Ubuntu for Tablets, a interface é semelhando a do Phone tornando as coisas mais simples assim como é o Android e o iOS, os dois principais sistemas do Mercado.

Coisas interessantes que foram implementadas na versão desktop do Ubuntu foram aperfeiçoadas para o uso tablets, como HUD – leia mais sobre o HUD aqui e aqui –  sendo possível fazer muitas tarefas usando comandos de voz, como copiar, colocar etc…

ubuntu-phone-tablet

Outro fator que me chamou a atenção foi o fato de ser possível usar múltiplas contas de usuário, sendo assim você poderia compartilhar o tablet com outras pessoas e seus dados estariam seguros por uma senha e por uma criptografia que impediria que os dados fossem acessados, segundo a Canonical esse é o ideal especialmente quando se pretende usar Tablets em meios médicos ou militares por exemplo.

ubuntu-phone-tablet

Outro diferencial é a opção multi task ou multi tarefa, sendo possível executar dois programas ao mesmo tempo dividindo a tela ao meio, este tipo de divisão lembra o modo como o Windows 8 divide as janelas, para um tablet é um recurso muito útil, você pode fazer uma vídeo conferência e editar uma planilha como mostra a imagem abaixo:

ubuntu-phone-tablet

Agora veja um vídeo no Ubuntu para Tablets em ação

No vídeo o próprio Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu, comenta o sistema, quem tem amor pelo Android pode pensar duas vezes para largar o já consagrado sistema Google pelo Ubuntu, mas a boa notícia é que ao que tudo indica será possível instalar o Ubuntu em dual boot com o Android em Tablets também assim como é possível nos Smartphones.

Confira os requisitos abaixo para saber se seu Tablet roda o Ubuntu

Requisitos Mínimos:

  • Processador dual-core Cortex A15
  • 2GB de memória RAM
  • 8GB de espaço em disco
  • Tela entre 7” e 10”
  • Suporte a multitoque com até quatro dedos

Requisitos Recomendados:

  • Processador quad-core A15 ou Intel x86
  • Mínimo de 4 GB de RAM
  • Mínimo de 8 GB de espaço em disco
  • Tela entre 10” e 12”
  • Suporte a multitoque com até 10 dedos

A Canonical ainda não conseguiu nenhuma fabricante que estivesse disposta a investir no Ubuntu para Tablets mas deverá o conseguir em breve, até porque o anúncio ainda é recente. Podemos ver também que o Hardware recomendado para o Ubuntu não é dos mais fracos mas isso não deverá ser problema, acredito que se a Canonical conseguir fechar uma parceria com uma grande empresa o Ubuntu Phone e Tablet terá muito futuro.

E você leitor o que acha no Ubuntu no mundo Móvel, será que veio para ficar?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!