AndroidTutoriais

Deixando o seu Android 2.3.6 Gingerbread a cara do Jelly Bean 4.2

Você gostaria muito de ter a ultima versão do Android no seu Smartphone mas não pode?

Se a resposta é sim, este artigo vai amenizar a sua dor meu nobre amigo!

As novas versões do Android estão cada vez melhores, mais bonitas e rápidas, mas pode ser que o seu Smartphone não seja um dos top de linha e demore muito para receber a atualização para as versões mais novas ( isso se receber ).

Compartilho deste problema, meu Smartphone é um Samsung Galaxy Ace Plus GT 7500L, é realmente um bom Smartphone e com bom custo benefício, roda o Android 4 tranquilamente, mas por não ser um modelo de linha ( neste caso seria o Galaxy Ace ) ele não possui muitas ROMs e as que possui são da versão 2.3.6 Gingerbread que é a mesma da Stock ROM que vem de fábrica.

Sabemos que a nova versão do Android, traz consigo muitos aprimoramentos, novo Kernel, novas maneiras de gerenciar processos em fim, um sistema mais inteligente além é claro, da linda aparência.

Transformando o seu Android

Bom, infelizmente não podemos alterar o sistema base do seu Android 2.3.6 com tanta facilidade, mas podemos deixar a aparência dele o mais semelhante possível com o Jelly Bean e ainda conseguir alguns megas a mais de memória livre. Afinal, como diria um amigo meu, “tudo são APKs.”

Mudando a Interface: Holo Launcher

O launcher é o app do seu Android responsável por prover a interface de navegação entre os aplicativos, trocando em miúdos, seria como trocar a interface gráfica do seu Linux de Gnome, para KDE,  Cinnamon etc, e o Holo Launcher é uma das melhores opções para isso.

Veja o Resultado:

Holo Launcher Android
Holo Launcher Android
Holo Launcher Android

Para deixar a tela de bloqueio como a Android Jelly Bean temos o Holo Locker

Veja como fica:

Holo Locker Android
Holo Locker Android

E para finalizar a nossa personalização, falta instalar o Teclado do Android Jelly Bean, que é opcional pois o Swype é muito bom também.

Jelly Bean Keyboard

O teclado do Jelly Bean é muito bonito e ao contrário da Tecnologia da Samsung com o Swype esse teclado imita ( imita sim! ) o do iPhone, especialmente da maneira de se comportar.

Jelly Bean Keyboard
Jelly Bean Keyboard
Jelly Bean Keyboard

Considerações Finais

Algumas pessoas podem se perguntar qual a vantagem de usar estes softwares, se o Smartphone vai ficar mais lento…

E a resposta é: depende.

Depende da configuração do seu celular, na verdade estas três aplicações abaixo são apps que vão ser executados no lugar dos originais, portanto, um substitui o outro e em termos de memória RAM o Holo Launcher se comportou melhor que o TW Launcher que é o padrão da Stock ROM.

Cabe lembrar também que não é necessário ter Root no Android para fazer tais modificações e é interessante no caso do Teclado, baixar o dicionário da língua portuguese nas próprias configurações do  Jelly Bean Keyboard para que ele possa efetuar corretamente as correções ortográficas. E o detalhe que dou mais importância, as possibilidades de configurar as coisas e alterar o comportamento do celular melhoram muito com estes apps.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!