AndroidTutoriais

Como aumentar a memória RAM e melhorar o desempenho do Android

O segredo está na área de troca

Olá leitor, para estar lendo este artigo você provavelmente está um pouco chateado com o desempenho do seu Smartphone, a não ser que você faça parte de um grupo específico que possui um Smartphone poderoso e quer ainda mais desempenho.

Fiz isso no meu Samsung Galaxy Ace Plus e melhorou consideravelmente o desempenho do celular, logo traremos um app para mostrar como diminuir o lag em jogos, trata-se do Swapper for Root.

O pessoal mais ligado que usa Linux, já deve ter percebido que a palavra Swapper vem de Swap, partição que nós aprendemos a conhecer e usar muitas vezes no Linux, o Windows também usa Swap mas não permite que nós configuremos o tamanho da partição.

Para quem não sabe a partição de Swap serve para auxiliar a memória RAM do seu Linux, ou no caso do seu Android, funciona assim; quando você abre muitos programas simultaneamente, dependendo da quantidade de memória RAM que o seu Smartphone ou PC tiver, ela vai se encher totalmente fazendo que o seu dispositivo fique lento e muitas vezes trave, assim como é no computador, e aí que entra o Swap, quando você você tem uma partição de Swap ativa, os programas  que você não está dando atenção agora são movidos para uma partição no HD ( Swap ) onde ficam executando em segundo plano até que sejam solicitados novamente, liberando a memória RAM para cuidar do que realmente importa no momento. Obviamente, a memória Swap é mais lenta que a RAM, mas isso não vai afetar o desempenho pois para lá só vão as aplicações que estão abertas mas que você não está interagindo no momento.

Confira o vídeo do nosso novo parceiro, TutoDroidBR, e você entendera todo o processo de aumentar a memória do seu Smartphone com Android:

Download do Swapper for Root

Considerações Finais

Bem, feito todo o processo descrito no vídeo você pode querer checar se existe mais memória no seu Celular através do Gerenciador de tarefas, e para sua surpresa ( ou não ) você não vai achar diferença nenhuma, nenhum mega byte sequer, isso quer dizer que eu não consegui fazer o tutorial corretamente?

Na verdade não, isso quer dizer que você não prestou tanta atenção assim, o Swap é uma partição no HD ( no cartão SD no caso ) e não vai aparecer na memória principal, e como então eu posso ter certeza de que tudo deu certo? Fácil! Basta você usar um gerenciador de arquivos diferente do que vem no Android por padrão, um que tenha acesso Root, eu recomendo o SManager , procure dentro do seu cartão um arquivo chamado Swap e verá que ele tem o tamanho exato da partição que você criou através do Swapper for Root. Ou seja, tudo certo! =)

É isso aí pessoal, até a próxima dica!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?