TutoriaisUbuntu

Como remover o Unity completamente do Ubuntu 12.04 sem quebrar o sistema

Unity! Cai fora!

Se você curte o Unity e gostaria de instalar outra interface gráfica no Ubuntu, seja ela qual for este tutorial vai lhe ser útil, pois você vai poupar espaço em disco e de quebra se livrar do ambiente que você não vai usar mais.

O Unity ainda gera polêmica entre os usuários Linux, e hoje vamos aprender a desinstalá-lo completamente. Primeiro você terá que instalar outro ambiente gráfico no seu Ubuntu, caso contrário você ficará apenas no modo Texto.

Como exemplo vamos usar o Gnome Shell:

sudo apt-get install gdm gnome-shell synaptic deborphan

Vamos precisar do synaptic caso a central de programas sai por completo, isso depende da interface que você vai instalar, e o deborphan é um aplicativo para remover bibliotecas orfãs e será usada mais adiante. Quando for solicitado a escolha do gestor de login escolha o GDM se você instalou o Gnome Shell, caso tenha instalado o KDE será o KDM e o Cinammon será o MDM.

Removendo o Unity do Ubuntu

Rode o comando abaixo:

sudo apt-get remove unity unity-2d unity-2d-common unity-2d-panel unity-2d-shell unity-2d-spread unity-asset-pool unity-common unity-lens-applications unity-lens-files unity-lens-music unity-lens-video unity-scope-musicstores unity-scope-video-remote unity-services indicator-messages indicator-status-provider-mc5 appmenu-qt appmenu-gtk appmenu-gtk3 lightdm unity-greeter overlay-scrollbar zeitgeist zeitgeist-core zeitgeist-datahub activity-log-manager-common activity-log-manager-control-center

 Depois de remover os pacotes hora de remover as sobras:

sudo apt-get autoremove

Depois disso rode o comando abaixo para limpar as bibliotecas orfãs quantas vezes for necessário até que ele mostre que não há mais nada para remover:

sudo apt-get purge `deborphan`

E finalmente, para garantir que não sobre nenhum resquício do Unity rode o comando abaixo:

sudo dpkg --purge `dpkg -l | egrep "^rc" | cut -d' ' -f3`

Testado e aprovado por mim, e postando através de um Ubuntu que antes rodava Unity e agora roda KDE.

Obs: Testei somente no Ubuntu 12.04 LTS e não garanto funcionamento em outras versões.

Até a próxima dica!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!