Aumente a velocidade do Ubuntu fazendo ele usar mais memória - Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android e tecnologia

Responsive Ad Slot

Aumente a velocidade do Ubuntu fazendo ele usar mais memória

Uma ótima dica para melhorar o desempenho do seu Ubuntu - Especial para máquinas com muita memória

quinta-feira, 13 de junho de 2013

/ por Dionatan Simioni

Mova os arquivos temporários para a memória RAM

Se você pesquisar m fóruns internet à fora vai encontrar muitos tópicos do tipo " como deixar o Ubuntu mais rápido" e existe realmente muitas coisas que se pode fazer para aumentar o desempenho dessa distro. Nós mesmos já elaboramos alguns destes para deixar a performance mais adequada.




A dica de hoje vem a ser uma complementar das dicas acima, focando especialmente em máquinas que tem mais de 2GB de memória especialmente, coisa que hoje em dia é relativamente comum encontrar especialmente em computadores novos.

Como deixar o Ubuntu mais rápido

Vamos acelerar o Ubuntu fazendo ele gastar mais recursos do sistema

"Cumé?" 

Sim jovem Skywalker, você provavelmente percebeu que quando faz as otimizações do Ubuntu seguindo mesmo os passos que deixamos para você nos links acima o seu computador consome menos recursos e funciona mais rápido certo?
Certo! Mas preste atenção que esta dica é para computadores que tem um pouco mais de memória disponível, com essa modificação o Ubuntu passará a usar cerca de 600 MB em baixa atividade

E isso é muito?

Sim e não, sim porque é bastante memória ocupada sem fazer nenhum esforço, veja por exemplo a nossa remaster, o Diolinux OS 3, consome aproximadamente 250 MB de memória rodando o Unity; e não 600 MB não é praticamente nada para um computador que tem 3, 4 GB de memória ou mais, não faz a menor falta.

Movendo arquivos temporários para a memória RAM

Você deve ter aprendido já que existem vários tipos de memórias no computador, dentre elas a RAM e o HD, como você é uma pessoa estudiosa e não fez o curso pelo Telecurso 2000 você provavelmente aprendeu que o HD é muito mais lento do que a memória RAM e eis aí uma sacada.
A pasta temp guarda arquivos temporários do computador, coisas que você vai usar logo em seguida ( mas não no momento ) são alocadas no HD até que seja necessário utilizá-las, são libs de programas, alguns arquivos complementares, partes de arquivos que você copiou para o clipboard etc, e normalmente são arquivos pequenos que ficam sendo gravados e desgravados do HD constantemente.
O que vamos fazer é mover a /tmp para a memória RAM, como a memória RAM é mais rápida ela trabalhará com mais agilidade com estes arquivos deixando o seu Ubuntu consideravelmente mais rápido e como foi citado, ocupando claro, mais memória.

Como fazer isso?

É realmente bem simples, abra o seu terminal e cole o comando abaixo para abrir o arquivo fstab

sudo gedit /etc/fstab
No arquivo que se abrir adicione as seguintes linhas no final:

# Move /tmp to RAM

tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0

FSTAB

Reinicie o computador para as alterações terem efeito e aproveite.

Até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo