Ubuntu

Unity 8 acaba de chegar ao repositório do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander

Unity Next, como é chamado, agora é escrito em QT/QML

Novidades chegando para quem está acompanhando desenvolvimento do Ubuntu Saucy Salamander, versão que deve sair em pouco mais de dois meses.

A novidade é que o Unity 8, a próxima versão do ambiente gráfico do Ubuntu desenvolvido pela Canonical usando QT e QML está nos repositórios oficiais do Ubuntu 13.10.

A versão Alpha 2 foi lançada a poucos dias e você pode baixar ela por aqui, basta atualizar a distro você terá esses recursos no sistema. Estando usando o Ubuntu 13.10 para instalar o Unity 8 basta acessar um terminal e digitar o comando:

sudo apt-get install unity8

E pra rodar o novo Unity basta digitar no terminal unity8 ou apertando Alt+F2 e digitar unity8.

O sistema ainda não está pronto e é apenas um molde, deverá chegar ao Ubuntu definitivamente somente na versão 14.10, não que eu não acredite que um PPA para o mesmo não possa ser criado antes, como como a versão 14.04 será LTS acredito que o pessoal da Canonical não vai arriscar colocando um ambiente ainda não testado plenamente.

Rodando o comando citado acima o Unity 8 vai se abrir como numa janela comum de um programa e você poderá interagir com ele, mas é bom avisar que, pelo menos por enquanto, o ambiente ainda não está muito bem integrado ao mouse e ao teclado, mas para os “curiosos curiosarem” já serve.

O que você acha do Unity 8? É uma boa ideia? Dê sua opinião, afinal esse será o ambiente que vai rodar em dispositivos móveis e computadores.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!