EditorialGNOMETestes e BenchmarksUbuntu

Análise do Ubuntu Gnome Remix – Prós e Contras

Analisemos o Ubuntu com o sabor Gnome

O Ubuntu Gnome Remix é o mais novo integrante da família Ubuntu, ele veio para completar os “sabores” que faltavam e quem sabe dar um alento ao coração dos fãs do Gnome Shell.

Se você não sabe o Ubuntu Gnome Remix é basicamente toda a base de aplicativos no Ubuntu com o Gnome Shell no lugar no Unity.

Prós do sistema

Baixei o Gnome Remix para testar em meu notebook – Core i5, 4GB RAM, 500 HD, HD Graphics 3000 – e obtive bons resultados e algumas críticas que quero compartilhar com vocês.

Como ponto positivo posso destacar:

Baixíssimo consumo de memória logo após a intalação.

Desempenho Ubuntu Gnome Remix

Realmente incrível ver um ambiente moderno como o Gnome Shell consumir tão poucos recursos da máquina, isso que eu nem havia desabilitado alguns processos que normalmente não uso.

Facilidade para trabalhar com várias janelas.

Essa é um dos recursos que mais tenho que “tirar um chapéu” para o Gnome, tudo se resume na “tecla do Windows”, ou “Super” como queiram, basta pressioná-la e temos acesso a um painel de busca e uma tela onde é possível selecionar a janela que quisermos ou mesmo fechá-la.

Apesar disso ser muito prático acabei habilitando os 3 botões convencionais de gerenciamento de janelas, por costume mesmo, outro ponto positivo é que o próprio sistema permitiu que eu fizesse esta alteração sem ter que instalar nenhum pacote extra.

Uma outra coisa bacana é o manuseio de áreas de trabalho, o Gnome por padrão vem com apenas duas áreas de trabalho que podem ser aumentadas de acordo com a necessidade automaticamente, se a necessidade um ajuste em algum menu, basta arrastar uma janela para uma área de trabalho e o Gnome Shell automaticamente cria mais uma.

Uma interface muito limpa

A Interface muito limpa do Gnome Shell chama a atenção, vale dizer que versão que estive utilizando durante os testes foi a versão 3.6 que vem com o Ubuntu Gnome Remix 13.04, segue a mesma linha de simplicidade do Elementary OS, distro que já fizemos o mesmo comentário que estamos fazendo agora, mas ao contrário do Elementary o Ubuntu Gnome Remix já vem com uma opção de habilitar a criação de pastas e manipulação de arquivos na área de trabalho, algo que considero indispensável, tanto pela praticidade quanto pelo menor impacto num possível novo usuário.

Gnome e suas extensões.

Uma das melhores coisas que existem são as extensões para o Gnome Shell que deixam ele muito mas completo e funcional, indicadores e atalhos são bem vindos à fim de organizar o desktop de uma maneira mais agradável, e instalar as mesmas é muito simples através do site de extensões do Gnome, basta dois cliques e tudo pronto e funcionando.

Seleção de Aplicativos

Se você considera a seleção de aplicativos no Ubuntu “normal” boa então não vai ter do que reclamar no Ubuntu Gnome Remix, afinal é praticamente a mesma coisa, muda um programa ou outro como o Evolution no lugar no Thuderbird, o Evolution por exemplo tem integração com o Calendário do sistema de modo que se você desinstalar por preferir outro cliente de E-mail ( meu caso ) essa função do calendário fica à ver navios.

Talvez um outro ponto que seja interessante destacar é a ausência do Compiz como gerenciador de janelas, o Metacity fica no lugar dele e cumpre bem o seu papel, o desempenho do ambiente gráfico com e sem o driver da Intel não mudou muito, o sistema continuava fluido.

Tela de Login muito bonita

Achei muito legal o GDM 3 como gestor de login, essa é claro uma opinião pessoal mas eu adoraria usar uma distro com o menu de login desse tipo.

Tela de login no Ubuntu Unity vs Ubuntu Gnome

Contras do Ubuntu Gnome Remix

Dessa vez eu não vou ressaltar a questão de facilidade para usuários novatos, visto que o Ubuntu Gnome Remix não tem os mesmos ambiciosos projetos do Linux Mint, Ubuntu, Elementary e Zorin que é de serem uma possível porta de entrada para usuários vindos de outras plataformas.

À meu ver o Ubuntu Gnome veio mais para suprir a falta uma distro baseada no Ubuntu que carregue o Gnome Shell por padrão, visto que pelo que me parece apenas o Fedora levanta mesmo a bandeira do Gnome, junto talvez do openSUSE que mesmo assim é ainda meio que voltado para o KDE.

Certamente não é indicado para quem vem do Windows por que vai encontrar algo totalmente diferente, mas dessa vez quero deixar claro que não quero dizer que ele não possa ser usado por quem vem do Windows, apenas quero dizer que ele não é a melhor opção, muito por conta da sua interface e modo de se usar o computador.

Muito bem, passado o primeiro contato o maior problema é a o próprio Gnome que ainda está em fase de amadurecimento, acredito que versões mais recentes como o Gnome 3.8 e o tão esperado 3.10 podem melhorar muito a integração do Ambiente.

Por exemplo, tive que instalar uma extensão para integrar o Skype ao Gnome Shell e a interface me lembra um pouco o iPad, de leve mas lembra se você não concorda veja este artigo.

Falta também ao Gnome a possibilidade, através do sistema, de redimensionar os ícones do painel de aplicativos porque eles são muito grandes para uma tela pequena de 14”, caso de alguns notebooks e netbooks.

Acho que ainda a minha maior crítica é em relação á aparência, MEUS DEUS QUE COISA FEIA OS ÍCONES PADRÕES DO GNOME, sério, instalar um pacote de ícones é algo obrigatório para deixar o sistema mais agradável, o tema Adawita é bonito, mas algo que me chateou um pouco foram as fontes que vieram por padrão no sistema, ele não usa o Ubuntu Font Family, usa a fonte Catarrel que sem você habilitar o anti-alising fica um pouco serrilhada.

Conclusão

O Ubuntu Gnome Remix é uma boa opção para quem quer usar o Ubuntu com Gnome, se torna uma solução mais viável do que simplesmente instalar o Gnome Shell e mudar na tela de login, o sistema não é recomendado para quem está engatinhando no Linux mas para quem já sabe o seu próprio caminho e tem intimidade com o Ubuntu será uma experiência tranquila, uma coisa é certa, você não vai achar o Gnome Shell “mais ou menos” ou você vai amá-lo ou vai odiá-lo.

Se você está procurando uma distro com Design refinado nenhuma se compara ao Elementary OS em termos de integração do ambiente com a aparência dos programas, mas o Ubuntu e o Linux Mint com Unity e Cinnamon respectivamente não ficam muito atrás.

Em suma, se você prefere Gnome e gosta do Ubuntu essa é a sua distro.

O que vocês usuários do Gnome Shell acham desta distro e do Gnome como ambiente de trabalho?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!