NotíciasSistemas operacionais

Canonical diz que Mir terá suporte excelente para placas Intel e mais polêmicas

Depois da Intel dizer que não vai apoiar o Mir Canonical diz que isso não será problema

Depois do anúncio da decisão da Intel de não apoiar o Mir muitos usuários ficaram com “a pulga atrás da orelha” em relação ao Mir, colocando dúvidas em relação ao seu desempenho já que sem drivers de vídeo poucos usuários iriam continuar usando o Ubuntu para jogos especialmente.

Para quem ficou preocupado o principal desenvolvedor do Mir, Michael Hall, publicou uma nota no Google+ afirmando que o Mir terá um excelente suporte à placas da Intel uma vez que o Driver é OpenSource a Canonical pode colocar o patch no Kernel do Ubuntu.

Segundo ele o Mir já está estável e com desempenho praticamente igual ao X.Org, no seus comentários, Michael afirmou que não sabe exatamente o motivo da decisão da Intel, mas podemos ter uma vaga ideia especulando um pouco, a Intel ajudou a desenvolver o Wayland juntamente com a RedHat e outras empresas que colaboraram, será que a Intel resolveu criar concorrência ou simplesmente não quer produzir dois projetos de drivers de vídeo para servidores gráficos diferentes para Linux?

Canonical Logo

Se o Mir será realmente bom só ,saberemos quando o Ubuntu 13.10 final realmente chegar e pudermos usá-lo e testá-lo, menos mal que os drivers da Intel funcionarão “as mil maravilhas” no Mir ( mas eu só acredito vendo ) porém, não podemos esquecer que nem só de Intel vive o mercado de placas gráficas, alias a Intel é somente a terceira força nesse sentido num mercado dominado por NVidia e ATI/AMD que por enquanto também não possuem drivers para o Mir, e aí? Será que o Ubuntu será tão auto-suficiente?

Outra coisa que vale ressaltar é a o “Mir estar com o mesmo desempenho do X.Org”, ótimo! Pelo menos atingiu o mesmo nível mas sinceramente eu espero que ele se torne muito, mas muito melhor que o servidor X, afinal de contas qual a vantagem de gerar toda essa polêmica para não conseguir ao menos um melhor desempenho não é verdade?

Não pretendo deixar de usar o Ubuntu, porque acho que ele é o melhor sistema operacional Linux que tem possibilidade de suprir com facilidade os dois principais sistemas proprietários, uma distro para o mercado consumidor que não entende muito de computadores e espero sinceramente que o Mir seja incrivelmente superior para o bem de todos os usuários.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!