Linux MintTutoriais

Como instalar os Drivers Gráficos da Intel no Linux Mint

Instale os drivers de vídeo da Intel para deixar o Linux Mint com melhor desempenho

Drivers de vídeo são um fator crucial para o desempenho do sistema, especialmente para jogos, recentemente instalei o Linux Mint 15 para fazer testes, analisá-lo e porque não, quem sabe usar como distro principal, como vocês devem saber nós fazemos gameplays para o YouTube – conheça o nosso canal – e desempenho gráfico é fundamental para tal.

Para quem não sabe a Intel desenvolveu um instalador de drivers gráficos para Ubuntu e Fedora para as versões do sistemas que usarem o servidor gráfico X.org e o Wayland futuramente já que em relação ao Mir a Intel deu para trás.

Drivers da Intel no Linux Mint

O Linux Mint por ser baseado no Ubuntu deveria ser, teoricamente, suportado pelo instalador mas quem já tentou este método para instalar os drivers viu a seguinte imagem.

Drivers da Intel no Linux Mint

Mesmo a versão do Mint sendo baseada na versão do Ubuntu compatível com o driver você vê essa imagem aí dizendo que a distribuição não é suportada, bom, agora é que vem o nossa lado hacker de ser.

Tutorial de instalação do Intel Graphics Installer no Linux Mint

Para simplificar vamos ajudar você a instalar o Intel Graphics Installer adicionando também as chaves de repositórios para que quando você faça update o sistema não acuse a falta de Keys.

Para instalar abra o terminal e cole os seguintes comandos:

echo "deb https://download.01.org/gfx/ubuntu/13.04/main Ubuntu 13.04 #Intel Graphics drivers" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/intellinuxgraphics.list

Agora vamos importar as chaves e instalar:

wget --no-check-certificate https://download.01.org/gfx/RPM-GPG-KEY-ilg -O - | sudo apt-key add -
wget --no-check-certificate https://download.01.org/gfx/RPM-GPG-KEY-ilg-2 -O - | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get install intel-linux-graphics-installer

Pronto, com isso deve estar tudo instalado e funcionando, se você preferir pode baixar o pacote deb também do site mas não esqueça de instalar as chaves.

Agora é que vem o “pulo do gato”, se você executar o instalador de drivers da Intel assim no Linux Mint ele dará aquele erro de Distribuição não suportada da imagem lá em cima, para que isso não aconteça nos vamos editar um arquivo responsável pela “Identidade do sistema” para fazermos o programa pensar que está instalando os drivers no Ubuntu.

Primeiro vamos fazer uma backup do arquivo caso algo dê errado é só você restaurar ele:

sudo cp /etc/lsb-release /etc/lsb-release.bak

Agora vamos editar o arquivo:

sudo gedit /etc/lsb-release

Deixe ele com essa configuração:

DISTRIB_ID=Ubuntu

DISTRIB_RELEASE=13.04

DISTRIB_CODENAME=raring

DISTRIB_DESCRIPTION=”Linux Mint 15 Olivia”

Lembrando que isso deve funcionar para outras versões do Linux Mint também ou outra distro que enfrente o mesmo problema, mas colocar as informações corretas da release do Ubuntu e tudo dará certo. Salve o arquivo e abra o Intel Graphics Installer.

Instalador de Drivers da Intel no Linux Mint funcionando

Agora tudo deve ocorrer normalmente como no Ubuntu, instale os drivers e reinicie a máquina e desfrute do seu poder gráfico. =)

Caso algo dê errado por conta da alteração daquele arquivo coloque tudo em ordem novamente assim:

sudo rm /etc/lsb-release 
sudo mv /etc/lsb-release.bak /etc/lsb-release 
reboot

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!