Conheça um pouco melhor o SteamOS - A grande novidade da Valve Dionatan Simioni segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mal foi lançado e já é notícia em todos os sites e blogs da Internet

Raras vezes se vê um assunto publicado por literalmente todo mundo, quando isso acontece normalmente eu costumo deixar de lado, fazer um citaçãozinha no Facebook e não postar nada no blog, afinal você já deve ter lido de tudo sobre o assunto.

SteamOS


Mas eu realmente tenho um ponto de vista sobre o assunto que não vi em nenhum lugar sobre o SteamOS e este é o motivo deste post.

O que é o SteamOS

Caso você esteja desinformado sobre o assunto, o SteamOS é uma nova plataforma que está sendo disponibilizada e desenvolvida pela Valve como sistema operativo para a sua televisão com integração com o Steam instalado no seu computador com uma série de possibilidades como jogar games diretamente na TV, fazer Streaming dos seus gameplays, ouvir música e ver filmes, etc, muitos recursos deverão ser implementados com o tempo.

SteamOS


O sistema é baseado em Linux, e por conta da aliança da Valve com a Canonical a base será o Ubuntu, na prática o sistema funciona de uma maneira parecida com a Big Picture, que é um função do cliente Steam quando fica em modo tela cheia.

Onde se encaixa o SteamOS

O SteamOS é gratuito para usuários, tudo indica que funcionará em computadores também ( ninguém sabe exatamente como ainda ) e pode ser licenciado gratuitamente para empresas também, porém, o meu maior palpite é que ele caia como uma luva no Steam Box.


SteamOS



Mas que raios é o Steam Box?

O Steam Box é o projeto da Valve para criar um console de video game para concorrer com o PlayStation e o Xbox ( Wii U?) no mercado, ele precisa de um sistema operacional e tudo indica que o SteamOS deverá ser o software que vai dar vida à ele.

Por ser Linux, o SteamOS pode ser adaptado para rodar em dispositivos diferentes como televisores, PC's e portáteis ( além de um console ).

No que isso pode afetar o mercado e a comunidade Linux?

Lançar o sistema operacional é apenas um passo, mais uma maneira de faturar, mas acredito que o grande passo se dá quando o sistema for embarcado em um console, onde o Steam Box tem tudo para  de largada já assumir o terceiro posto como o console mais vendido e com muita probabilidade de crescimento.

Do ponto de vista da comunidade Linux a Valve apostar tanto no Pinguim mostra a real possibilidade de Linux rodar games High-End prova muita coisa, significa tão e somente que o Linux não tem ( por enquanto ) games do tipo AAA por conta dos desenvolvedores e se mostra uma plataforma estável e segura a ponto de ser usada no SteamOS e também no PlayStation 3, que roda uma versão modificada do FreeBSD.

O projeto ainda está no início mas se tudo der certo, e tem tudo para dar, nós usuários Linux, especialmente Ubuntu e derivados, teremos muito à ganhar!



Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus