Polly - O melhor cliente de Twiiter para Ubuntu e Linux Mint

Um cliente de Twitter parecido com o TweetDeck feito por um brasileiro

O Gwibber nunca agradou muito gente e na ultima versão do Ubuntu ele foi substituído pelo aplicativo Friends o que fez ele ganhar uma melhor aparência e ser mais leve, o Gwibber era um programa um pouco pesado e que travava muito.
Polly Logo

Por conta desse tipo de coisa eu nunca utilizei a integração que o Ubuntu proporciona com o Twitter e sempre preferi usar o TweetDeck com o seu App para o Google Chrome pois tenho que gerenciar mais de uma conta, a minha pessoa @dionatanvs e a do blog @blogdiolinux e já tinha praticamente desistido de usar um App nativo do sistema para fazer este trabalho até conhecer o Polly.

Conheça o Polly

O Polly é um projeto escrito em Python por um brasileiro chamado Marcelo Hashimoto, o projeto ainda não tem uma versão final mas já é perfeitamente usável e tem bons recursos.

Polly-Twitter-Ubuntu

Talvez a característica que mais me agrada no Polly seja a possibilidade de organizar "as coisas" em colunas, mas essa não é a única ferramenta do software.
Dentre as características do programa estão:
  • Suporte a multi colunas ( como eu já havia dito )
  • Suporte a encurtadores de URL automáticos
  • Suporte a Proxy
  • Notificações através de balões Pop-Up
  • Suporte a múltiplas contas
  • Criação de Listas
  • Acesso a Trending Topics mundiais
Como vocês pode ver são muito recursos, um cliente realmente completo, mas ainda faltam algumas coisas à ele, como a tradução para o Português, isso mesmo, mesmo sendo um software produzido por um brasileiro ele não possui a língua nativa, pelo menos por enquanto, e também ele ainda requer uma melhor integração ao menu de notificações do Ubuntu, coisas relativamente simples que deverão ser corrigidas em breve.


Instalação no Ubuntu

Para instalar o Polly no Ubuntu vamos precisar adicionar um repositório PPA como é de costume, se você não tem muita intimidade com o terminal e os repositórios recomendamos as seguintes leituras:

Pronto para instalar? Então abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:conscioususer/polly-daily sudo apt-get update && sudo apt-get install polly -y
Lembrando mais uma vez que o programa ainda não possui uma versão estável e por tanto, pode conter alguns problemas, porém, em meus testes ele se comportou muito bem.

É isso aí galera, deem apoio ao projeto e até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

domingo, 30 de junho de 2013

Google está desenvolvendo um novo console de videogame baseado no Android

Novos projetos do Google com a nova versão do Android incluem no novo Console

Segundo fontes do The Wall Street Journal a Google estaria desenvolvendo novos hardwares que iriam portar o sistema operacional Android, que hoje é extremamente popular nos mais diversos segmentos e altamente portátil por conta de ser baseado no código fonte do Linux.

Google-Console


Segundo a notícia, um funcionário do Google que preferiu se manter no anonimato, gerou estes "boatos" que segundo o famoso jornal, são reais e de fonte confiável.
Os projetos envolveriam o desenvolvimento de um novo relógio de pulso com Android, assim como um novo aparelho multimídia da linha Nexus Q - que é uma coisa muito louca ( talvez não tão louca quanto o Google Glass ) - e o então console de videogame baseado no Android para concorrer com as marcas que dominam o mercado de games hoje em dia, Sony Playstation, Nintendo Wii, Microsoft Xbox. 

A Google tem crédito de sobra para criar qualquer coisa que desejar, e o fato do Android ser grátis pode baratear o preço dos consoles, apoiado por um empresa deste porte certamente bons games seriam lançados para a plataforma, mas calma, por enquanto é tudo especulação e sonho... ou será que não?

Muitas empresas estão vendo no Android um alternativa viável a sistemas proprietários, como o Windows, a própria Acer lançou uma versão de All in One que roda o sistema do robô verde da Google; são bons presságios para devices futuros, afinal sabemos de todo o potencial do Android e muito se fala mas incríveis novas funções que o novo Android 5 terá, essa versão deverá ser lançada ainda este ano.

Se a Google realmente entrar no mercado de consoles a concorrência que se cuide, não acha?

Fonte.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

sábado, 29 de junho de 2013

Mozilla Firefox 23 lança novo logotipo para o Navegador

Novo ícone do Firefox vem para atender melhor a telas de baixa resolução

O Firefox lançou hoje um novo logotipo com cores mais condensadas e "borradas" que a versão atual, segundo a fundação Mozilla, o logo recebeu um retoque para ficar esteticamente mais bonito em dispositivos móveis e telas de baixa resolução, com o Firefox OS quase batendo na porta dos consumidores é preciso pensar nos mínimos detalhes.

Novo logo do Firefox

Como podemos ver a alteração não foi nada de gritante mas ficou mais bonito na minha opinião, podemos comparar na imagem abaixo a evolução dos logotipos do Firefox desde 2004.

Evolução de logotipos do Firefox

Recentemente o Firefox lançou a versão 22 do navegador com recursos incríveis, isso quer dizer que o novo logo deverá vir juntamente com a próxima versão, com toda a certeza o novo logo faz parte do projeto de renovação da aparência do Mozilla Firefox que deve chegar na versão 25.

E você, o que achou do novo logo?

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

LeadWearks e a ideia de trazer games com gráficos Extremos para o Linux

Games com gráficos classe AAA 

Boas intenções é o que não faltam ao pessoal da LeadWearks, para quem não conhece, a LeadWearks é uma plataforma de desenvolvimento de games com gráficos nível A que já funciona muito bem com o OpenGL mas que ainda não está portada para Linux.

LeadWearks pode ser portada para Linux


O interessante é que a iniciativa de portar o LeadWearks para Linux partiu da própria equipe de desenvolvimento da plataforma, vendo o sucesso da Steam e com a criação de muitos games para Linux como você podem ver na nossa série, e o sucesso da Unity Engine fizeram os desenvolvedores dessa LeadWearks Engine olhar com bons olhos para o sistema do Pinguim.
A ideia dos desenvolvedores e ir mais adiante até que a Unity Engine que, por enquanto pelo menos, apenas consegue exportar games para o Linux mas não existe uma plataforma nativa para desenvolver games no Linux, a ideia da LeadWearks é justamente fazer games para rodarem no Linux com o Linux, ótimo não?
Como eu disse no início, boas intenções não faltam, o que falta é dinheiro segundo os desenvolvedores, afinal um projeto como esse pode levar algum tempo para ficar pronto, tempo e muitas horas de desenvolvimento, por isso os desenvolvedores da LeadWearks decidiram iniciar uma campanha de arrecadação de fundos no KickStarter para o desenvolvimento do projeto.
A engine possivelmente não será grátis, hoje existem versões triais para Windows e Mac, o projeto espera arrecadar 20.000 dólares ajudar a desenvolver.
É um passo muito importante para o Linux, acho realmente louvável atitudes como essas, é claro que eles continuarão desenvolvendo a Engine para Linux mesmo sem apoio, mas isso pode levar mais tempo, o ideal seria alguma empresa ou estúdio investir um pouco na LeadWearks pois o mercado gamer Linux é um mercado pouco explorado e tem muitos usuários que de Linux que são gamers em potencial. 

Veja a demonstração da LeadWearks Engine em ação:




Até a próxima pessoal!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Script-Fu , mais de 100 efeitos novos para você usar no GIMP

Turbine o GIMP com um supera coleção de efeitos e filtros


Uma das facilidades ao se usar o GIMP é a possibilidade de usar Scripts e Plugins para adicionar novas funcionalidades ao programa.
Hoje iremos conhecer o Script-Fu, um conjunto de filtros e efeitos para o GIMP 2.8 desenvolvido por Paul Sherman, com ele você vai poder se utilizar de muitos recursos novos no GIMP, como marcas d'água por exemplo.

GIMP

Como podemos ver na imagem acima o pacote Script-Fu adiciona muitas novas funcionalidades ao software de edição de imagens mais potente do mundo livre.

Instalação no Script-Fu

Como o GIMP devidamente instalado, veja como instalar o GIMP 2.8 aqui (12.04), nas versões novas do Ubuntu o GIMP 2.8 já está nos repositório e basta um comando simples para instalar:
sudo apt-get intall gimp
Agora baixe o Script-Fu do link abaixo:


Extrai o conteúdo do arquivo que você baixar para a pasta scripts do GIMP que fica localizada em:

/home/seu_usuario/.gimp-2.8/scripts/
E é só iniciar o GIMP e começar a testar. O GIMP é uma ferramenta muito poderosa para quem sabe usar o seu poder, como dicas complementares ainda podemos citar:




Até a próxima dica!

Fonte: Site Script-Fu

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

FlightGear Simulator 2.12 disponível para download

O melhor simulador de vôos para Ubuntu e Linux Mint

FlightGear é um popular "game" simulador de voo open source com versões para Linux, Mac e Windows, a nova versão no Simulador acaba de se tornar disponível para todos os "pilotos" de plantão.

FlightGear Simulator Ubuntu


Apesar de ser indicado para usuários domésticos é possível usá-lo como simulador de voo para pilotos reais, devido a sua veracidade de simulação.
A nova versão trás muitas melhorias, especialmente gráficas, para os seus vôos melhorando a renderização do chão e das nuvens, graças a uma melhor integração com o OpenGL.

FlightGear Simulator Ubuntu


Você pode instalar a nova versão a partir de um repositório PPA, caso você ainda não saiba o que é um PPA consulte este artigo onde explicamos tudo direitinho.

Abra o terminal e cole os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:saiarcot895/flightgear-edge 
sudo apt-get update
 sudo apt-get install flightgear
Aperte os cintos e se prepare para baixar quantidades grandes de dados, o programa tem por volta de 900MB e depois de instalado ocupa 1,7GB.

Até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

O Ubuntu 13.10 virá com o Mir como padrão, vamos conhecer ele melhor, tirar algumas dúvidas e aprender a instalar

Saiba como vai funcionar o Mir e se ele realmente vai ser bom para o Ubuntu

Hoje tirei um tempo para pesquisar sobre o "tal do Mir", recentemente a Canonical divulgou que ele virá como default na próxima versão do Ubuntu Saucy Salamander.
Muitas coisas já foram especuladas para a nova versão do Ubuntu, dentre elas a substituição do Firefox como navegador padrão pelo Chromium mas nenhuma das modificações chegou causando mais alvoroço do que o Mir.
Até então a versão Alpha do Ubuntu 13.10 não continha o Mir se já mostrava um ótimo desempenho, porém, agora é oficial, o Ubuntu 13.10 virá com o servidor gráfico Mir como padrão no Lugar do Default.

Ubuntu Saucy Salamander com Mir


O servidor X é o mais antigo gerenciador gráfico do Linux e perdura por muito e muitos anos, atualmente ele é conhecido por X11 por conta de sua versão, e bom, que a "morte do X" estava sendo planejada a tempos não é nenhuma mentira afinal o Wayland, outro servidor gráfico estava sendo desenvolvido para ser o seu substituto, inclusive cogitado para fazer parte do Ubuntu até que a Canonical resolveu dizer: " Melhor a gente fazer o nosso mesmo..."
OK, opções são boas certo? Agora teremos 3 opções, mas a polêmica toda gerou-se em cima do Mir por conta de ele não suportar outros ambientes gráficos além do Unity, então Gnome, KDE, LXDE, XFCE que são "sabores" tradicionais do Ubuntu seriam jogados para fora do campo.
E Canonical mais rápido de que nunca disse: "Calmaa!! Estamos fazendo o XMir" e é toda essa história que você vai entender agora.

Desenvolvimento para todos os tipos de usuários

A ideia é melhorar o desempenho com o servidor gráfico específico e que atenda a todas as necessidades do Unity, fazendo ele ficar mais rápido, coisa que foi motivo de reclamação por parte de alguns usuários, depois de superada essa parte parte-se para a questão de compatibilidade, para fazer com que outros ambientes gráficos funcionem corretamente no Ubuntu a Canonical está desenvolvendo o XMir, que pode ser considerado uma extensão do Mir convencional que se propõe a rodar tudo o que for aplicação dependente do X no Mir sem maiores problemas.
E se isso vai dar certo? Veja por si só:


Este vídeo acima foi publicado pelo iLoveUbuntu e mostra o Mir Executando 7 ambientes gráficos diferentes sem "pestanejar".

Todos os principais ambientes gráficos são suportados, mas e os drivers proprietários para quem tem placas de vídeo Nvidia ou AMD?

Este foi outro problema, o Mir, pelo menos por enquanto, só suporta os drivers Open Source, ou seja se você tem alguma placa Intel, Nvidia ou AMD que funciona "muito bem obrigado" com os drivers de código aberto ótimo! Elas vão funcionar bem com o Mir, agora se você precisa de Drivers Proprietários terá problemas.

Agora que não uso mesmo!

Se você é um feliz proprietário de uma placa que requer drivers proprietários e pensou "Esse Mir não é pra mim" você não precisa se preocupar, até o Mir ficar bem ajustado a Canonical deixa o servidor X como segunda opção no Ubuntu, isso ocorrerá na próxima versão, assim quando o Ubuntu for iniciado e for detectada incompatibilidade entre o Mir e a sua placa será ativado o que está sendo chamado de Modo Fallback onde o X volta a atividade.
Se isso vai mudar logo não sabemos, mas a Canonical é uma empresa que rápida na hora de executar seus projetos, afinal a impressão que dá é que o Mir apareceu na noite para o dia, apensar de não ser bem assim, claro.

Mas se o Mir ainda não está totalmente desenvolvido porque embarcá-lo como Default?

Bom segundo a Canonical o Mir estará pronto para funcionar normalmente até o seu lançamento, tem apenas essa questão dos drivers que aparentemente é contornada com o X no modo Fallback, outro motivo apontado e para ver a reação dos usuários ao Mir e as novidades que farão parte do novo Unity para deixar tudo arredondado para a próxima LTS que sairá em Abril do ano que vem.

Já é possível testar?

Sim, já é possível testar o Mir no Ubuntu 13.10 Alpha, para isso você deve seguir este tutorial, o Ubuntu com o Mir já mostra um desempenho fantástico como podemos ver no Vídeo abaixo:


Como podemos ver o Mir está melhorando a cada dia e novas possibilidade se abrem, espero que o artigo tenha esclarecido um pouco das suas dúvidas em relação ao Mir.

Aproveite e nos ajude a decidir sob qualquer versão do Ubuntu será feito o Diolinux OS 4.

Até mais pessoal!

Fontes.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

MintBox2 - Um Mini PC poderoso embarcado com o Linux Mint 15

Potência e Preço acessível são os grandes destaques do MintBox2

O MintBox2 é um minicomputador produzido pela parceria entre o Linux Mint e a empresa de Hardware Compulab, a algum tempo já havia sido produzido a primeira versão do MintBox, e agora saiu a nova versão, o MintBox2 ainda mais bem acabado que o primeiro.


Apesar de parecer um simples roteador ou um Modem, o MintBox2 é muito poderoso, ele possui várias versões e a mais poderosa inclui um processador Core i5, 4 GB de RAM e 500 GB de SSD, ocupando muito pouco espaço e usando Linux Mint 15 Olivia como sistema.

MintBox2

Será que essa onde de mini PCs pega? Se você por um acaso pensou em algo como "Se tivesse um com o Ubuntu seria legal" saiba que existe também, veja aqui.
O MintBox2 sai por volta de US$ 599,00 algo em torno de R$1300,00 na cotação de hoje, um preço bem em conta levando em consideração os recursos.
Ele deve estar disponível para a venda nas próximas semana e 10% do valor arrecadado com a venda irá para o Linux Mint.

Mais informações  fonte no site da Compulab 

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

KDE 4.11 Beta 2 disponível, veja como instalar na sua distro

Novidades do novo KDE já estão disponíveis para a Instalação

Tivemos muitas releases essa semana, o lançamento do Gnome versão 3.9.3 marcou presença e agora é a vez do segundo beta do KDE.
O Trabalho da versão 4.11 do KDE ainda está sendo finalizado e a versão final deverá sair apenas em Agosto, por volta do dia 14.

KDE 4.11


Dentre as novas funcionalidades podemos destacar os ajustes que foram efetuados ajustes para melhor compatibilidade com o novo servidor Wayland. o suporte ao QT Quick também foi aprimorado no Desktop Plasma proporcionando uma melhor capacidade de resposta aos comandos do usuário e mais estabilidade.
Foram incluídas também correções para os plasmoids escritos em QML, inclusive o da bateria que agora mostra informações de todos os dispositivos que são alimentados por ela; houve também uma melhoria do aplicativo Kontact.
Se você já está usando a versão beta do Kubuntu, ou o Ubuntu 13.10 a atualização deverá estar disponível em breve, para o Ubuntu 13.04 ou Kubuntu 13.04 você deve  usar os comandos abaixo para instalar:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/beta 
sudo apt-get update 
sudo apt-get dist-upgrade
Lembrando que o KDE 4.11 ainda é beta e não deve ser usado para produção pois pode conter alguns bugs, se algo deu errado você pode remover o KDE beta usando o comando abaixo:
sudo apt-get install ppa-purge 
sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/beta
É isso aí pessoal, bons testes e até a próxima!

Fonte.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Instalando o Kernel 3.9.8 no Ubuntu 12.04/12/10/13/04 ou no Linux Mint 13/14/15

Nova versão do Kernel Linux disponível

Nova versão do Kernel disponível e vamos nos utilizar dos arquivos utilizados e produzidos pelo equipe do Ubunted para atualizarmos as nossas distros.
Este tutorial funciona no Ubuntu 12.04 ou superiores, assim como os seus derivados:
Abra o terminal e cole as seguintes linhas de comandos sequencialmente, pressionando Enter após cada uma:
cd /tmpcd /tmpcd /tmpcd /tmp cd /tmp
wget http://ubuntued.info/kernels/kernel-3.9.8 -O kernel-3.9.8
chmod +x kernel-3.9.8
sudo sh kernel-3.9.8
sudo reboot
Depois de reiniciar o computador abra o terminal e rode o comando abaixo para confirmar a instalação:

uname -r
Se algo deu errado ou não saiu como o desejado não se desespere, rode o comando abaixo e reinicie o computador mais uma vez:
sudo apt-get purge linux-image-3.9.8*
sudo reboot 
Uma dica rápida, até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Como instalar o SystemBack no Ubuntu - Faça Backups ou crie livecds facilmente

Um programa muito bom para fazer Backup e muito mais


SystemBack é uma aplicação de Backup semelhante ao Deja-up que é padrão do Ubuntu, mas quando digo semelhança é referente a funcionalidade, que é fazer Backups, mas o Systemback tem muito mais recursos que a ferramenta default do Ubuntu.

Systemback Ubuntu

O Systemback se mostra uma das melhores ferramentas para este nicho de backups, por ser fácil de usar e cheio de recursos.
Com ele você pode copiar o seu sistema completamente, incluindo os seus arquivos de usuário ( ou não ) e depois restaurar, criar pontos de restauração para voltar o sistema a um data anterior semelhante ao que acontece com a restauração do sistema do Windows.
Pode até criar uma ISO inicializável, muito útil com o projeto do Remastersys estacionado para criar a sua própria distro Linux.



O PPA abaixo serve para instalar o Systemback em qualquer versão do Ubuntu - Saiba mais sobre PPA.
Abra o seu terminal e cole os seguintes comandos abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:nemh/systemback
sudo apt-get update
sudo apt-get install systemback
Até a próxima pessoal!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Jogando no Linux - Power Rangers Samurai - Análise da Saga e do Game

Muita nostalgia neste artigo que vai trazer a tona as memórias do sua Infância

Hoje vamos dar continuidade a série que dá mais trabalho para ser feita mas é um das mais legais também =).
Em "Jogando no Linux" de hoje vamos falar sobre o game Power Rangers Samurai para Nintendo Wii que pode ser jogado perfeitamente através do emulador Dolphin, em breve traremos algumas dicas de como configurar o Dolphin para obter um melhor desempenho gráfico assim como os seus controles.



E como de costume, assim como em "Jogando no Linux - Need For Speed: The Run" e "Jogando no Linux: Alone in The Dark: The New Death Investigations" este artigo será mais longo do que o normal e vai trazer muitas curiosidades sobre toda a Saga Power Rangers, uma série que marcou época nos anos 90 e início dos 2000.

Cuidado, este artigo é altamente nostálgico e pode de fazer voltar a querer ser criança, leia com moderação =D

Como não poderia de ser vamos ter que falar da série que deu origem a todos os games, o primeiro de todos os Power Rangers foi lançado em 1993, com o Mighty Morph Power Rangers, e no dia 28 de Agosto de 2013 a série completará 20 anos de existência.

Mighty Morphin Power Rangers

História

Tudo começou com Haim Saban, nascido em Alexandria, Egito, empresário e compositor de diversos temas de séries e desenhos animados de muito sucesso nos EUA e na França, ele é o responsável pela criação dos Power Rangers.
Na década de 1990, Saban fundou seu próprio estúdio e adquiriu com a produtora Toei os direitos do Sentai Kyoryu Sentai Zyuranger (1992 – 1993) para os EUA, aproveitando o tema de dinossauros da série, que estava em alta por conta do filme Jurassic Park. O elenco que personificava os heróis em roupas civis foi trocado por atores norte-americanos e o seriado, rebatizado para Mighty Morphin Power Rangers que é talvez a temporada mais conhecida de todas, ao lado de Power Rangers Turbo e Power Rangers Zeo.

Power Rangers Zeo

A série é realmente muito grande e perdura até hoje, lá se vão 18 temporadas, e muito se questiona, especialmente pelos fãs, sobre a renovação da série, que apesar de mudar a temática em toda a série, diferente da maioria dos seriados. Veja a lista de características de Cada uma das 20 temporadas:

1. Power Rangers Mighty Morphin 

Primeira temporada
Tema: Animais pré-históricos
Total de episódios: 60

Power Rangers


Segunda temporada
Tema: Animais místicos; artes marciais
Total de episódios: 52

Terceira Temporada
Tema: Artes marciais
Total de episódios: 33

3. Alien Rangers
Tema: Artes marciais
Total de episódios: 10

Alien Rangers


4. Power Rangers Zeo
Tema: Cristais encantados
Total de episódios: 50

Power Rangers Zeo


5. Power Rangers Turbo
Tema: Carros
Total de episódios: 45

Power Rangers Turbo


6. Power Rangers no espaço
Tema: Espaço; tecnologia
Total de episódios: 43

Power Rangers Space


7. Power Rangers na Galáxia perdida
Tema: Viagem Espacial
Total de episódios: 45

Power Rangers da Galaxia Perdida


8. Power Rangers O Resgate
Tema: Resgates
Total de episódios: 40

POwer Rangers O Resgate



9. Power Rangers: Força do tempo
Tema: Futuro; Viagem no tempo
Total de episódios: 4

Power Rangers Força do tempo

10. Power Rangers: Força Animal
Tema: Animais selvagens
Total de episódios: 40

 Power Rangers: Força Animal


11. Power Rangers: Tempestade Ninja
Tema: Ninjas; Elementos
Total de episódios: 38

Power Rangers: Tempestade Ninja


12. Power Rangers: Dino Trovão
Tema: Dinossauros
Total de episódios: 38

Power Rangers: Dino Trovão


13. Power Rangers: SPD
Tema: Alienígenas; Polícia espacial
Total de episódios: 38

Power Rangers: SPD

14. Power Rangers: Força Mística
Tema: Magia
Total de episódios: 32

Power Rangers: Força Mística

15. Power Rangers: Operação Ultraveloz
Tema: Exploração
Total de episódios: 32

Power Rangers: Operação Ultraveloz

16. Power Rangers: Fúria da Selva
Tema: Animais selvagens
Total de episódios: 32

Power Rangers: Fúria da Selva


17. Power Rangers: RPM
Tema: Automobilismo e futuro

Power Rangers: Fúria da Selva

18. Power Rangers Samurai
Tema: Samurais e artes marciais
Total de episódios: 20

Power Rangers Samurai

19. Power Rangers Super Samurai
Tema: Samurais e artes marciais
Total de episódios: 20

Power Rangers Super Samurai

20. Power Rangers Megaforça

Tema: Ainda não divulgado
Total de episódios: 20

 Power Rangers Megaforça

Ufa! Essa lista foi grande... confesso que depois de pesquisar muito acabei descobrindo que eu assisti mais temporadas de Power Rangers do que eu pensava. =P

O que é ser um Power Ranger

Fiquem pensando nisso, e pesquisei um pouco sobre o assunto, refleti... se você quiser dar uma risadas procure por essa resposta no Yahoo. 
De maneira genérica são sempre jovens que são escolhidos por alguém, alguma entidade ou instituição, tradição milenar ou qualquer outra coisa do gênero para defender a terra contra as forças do mal e normalmente elas vem do espaço.
Na maioria das vezes são 5 Rangers, cada um com uma cor, tradicionalmente Rangers Vermelhos seriam os líderes, mas em algumas temporadas isso foi diferente, e o Ranger Branco sempre o "o especial", não posso deixar de recordar de que quando criança eu brincava de Power Rangers com os meus amigos e sempre foi uma briga para definir quem ia ser quem. =P

Power Rangers no Cinema

Com tamanho sucesso no TV não demorou muito para os Power Ranger virarem filme, se viraram dois, "Power Rangers - O filme" de 1995 e "Turbo Power Rangers 2" de 1997, ambos foram um sucesso de bilheteria numa época em que as crianças, e até mesmo os adultos tinham uma inocência infinitamente maior do que as de hoje, mostre Power Rangers para uma criança que assiste Supernatural e ela vai achar um tédio.


Confira o Trailer dos Filmes:







Trilha sonora

A trilha sonora sempre foi excelente, ainda mais para o meu gosto, sempre teve "Rock do bom" em Power Rangers, minha trilha favorita é do Power Rangers Turbo, você pode ouvir todas as músicas de todas as temporadas através deste link.

Bonecos

Power Rangers se tornou uma franquia tão grande que se expandia para todos os lados, e uma das  coisas que marcaram a minha infância, foram os bonecos dos Power Rangers, eu tinha o Ranger Vermelho da Galaxia Perdida e brincava horas e horas com ele quando tinha uns 10 anos.

Bonecos dos Power Rangers

O mais legal deles era que dava "para morfar", a cabeça do boneco virava e você poderia ter ele com ou sem capacete, muitos deles eram muito frágeis, o que faria muitos perderem a cabeça, literalmente.
Hoje isso é artefato de colecionador, se você tem algum ainda guarde! (muito bem!)

É hora de Morfar!

"Morfar" significa trocar de forma, e em Power Rangers, era a hora em que as pessoas normais fazia um gesto estranho, muitas vezes mexendo com alguma coisa parecida de um relógio. Isso acontecia quando a situação ficava crítica, a cena era seguida dos atores fazendo algumas poses extremamente ridículas mas que na época eu achava "fodapacarai".
Encontrei um vídeo que mostra todas as morfadas ( !?!? ) desde a primeira temporada, veja:



E como poderíamos esquecer do momento épico de "Power Rangers - Força Animal" onde se reuniram todos os Rangers Vermelhos no Episódio " Eternamente Vermelho", épico demais, veja:



Os MegaZords

Megazord

MegaZord virou um termo Pop praticamente, e até pessoas que não conhecem a série ( são poucas ) já ouviram falar em MegaZord. Olha mãe um transformer!
Eles estão presentes em todas as séries e são, uma espécie de máquina, na maioria das vezes em forma de alguma animal e cada Ranger Controla o seu Zord de acordo com o seu poder, eles tem a capacidade de unirem-se e formarem o que se chama de MegaZord, muito mais forte e com formas "mais humanas".
Os Power Rangers sempre chamam os Zords quando o mostro que eles estavam enfrentando cresce, por mil e um motivos, sem tem uma maneira de fazer o monstro crescer e ele fica lá "monstrando" no melhor estilo Godzilla... ah e tem também os bonecos veja:


Bonecos dos Zords

Bonecos dos Zords

Cidades de Maquetes feitas com Isopor 

 É um detalhe curioso e que se manteve por muito tempo antes da computação gráfica mandar, quando os monstros cresciam era preciso criar uma cidade menor, fictícia, para que o combate pudesse acontecer, e por muitos e muitos anos, inclusive no filme de 1995, mas maquetes foram usadas, um trabalho tão minucioso e bem feito que se você não prestar muita atenção passa por realidade.

Cidade Maquete Power Rangers


Power Rangers nos Video Games

Power Rangers tem vários games, mas talvez o que mereça mais destaque seja o Mighty Morphin Power Rangers - The Movie para Super Nintendo, que você pode jogar usando o Emulador ZSNES.

Mighty Morphin Power Rangers - The Movie

O Game podia ser jogado tanto no modo single player como o Multi Player escolhendo os personagens que faziam parte da série na época.

Mighty Morphin Power Rangers - The Movie

No jogo você começava como pessoa normal, ao derrotar os inimigos você iria pegar " Powers" que serviriam para você morfar mais adiante, game tinha uma ótima jogabilidade e gráficos incríveis, além da trilha sonora que era a mesma do seriado. 
O nível de dificuldade era imenso e é  realmente difícil de zerar o jogo sozinho.
E finalmente chegamos ao game que motivou toda essa releitura.

Jogando no Linux Power Rangers Samurai

Power Rangers Samurai Linux

Power Rangers Samurai e uma das últimas edições da franquia, teve seu lançamento em 2011 para Nintendo Wii e ganhou uma versão de Power Rangers Super Samurai para Xbox 360 no ano passado.
PRS, é um game no estilo Hack And Slash de jogabilidade extremamente simples, basicamente você precisa de 2 botões além dos direcionais para controlar o seu personagem.

Power Rangers Samurai Linux

No game você pode escolher dentre os cinco personagens com diferentes cores, amarelo e rosa são mulheres, os demais são homens, cada um com um poder de ataque e defesa diferenciado.
As CutCenes fazem uso dos vídeos da serie, então são realmente os atores que fazem, mais real impossível é claro.

Power Rangers Samurai Linux

Já outras CutCenes que aparecem são feitas em animação, quase num estilo gibi ou manga, sempre com legendas para facilitar o entendimento da história.

Power Rangers Samurai Linux

Power Rangers Samurai segue um estilo vitorioso da série, você enfrenta muitos monstros e no final sempre tem um chefe de fase, o popular "Chefão", durante o game você pode ir coletando PowerUps que te dão mais poder e vida.

Power Rangers Samurai Linux

No game você deve derrorar Nighlok e seus subchefes para proteger a terra mais uma vez.

Power Rangers Samurai Linux

O game é muito divertido e dinâmico e eu consegui rodá-lo com 60 FPS, uma ótima marca.

Curiosidades sobre os Power Rangers

Toda grande franquia tem muitas histórias para contar e com Power Rangers não iria ser diferente, confira uma lista de coisas que provavelmente você não sabia sobre eles:

  • Os modelos e distribuição de cores dos uniformes dos Power Rangers foram inspirados no Homem Aranha.
  • O Seriado foi censurado na Nova Zelândia e na Malásia por ser violento demais para as crianças que começavam a imitar os golpes da TV  na escola.
  • Billy, o Power Rangers Azul das primeiras temporadas saiu do show na quarta por sofrer preconceito por ser homossexual, dizem que a produção o chamava de "bicha" e isso o faria ter saído da série.
  • Por conta da saída de Billy, em Power Rangers Turbo o Ranger azul foi interpretado por uma criança.
  • A primeira Ranger amarela, Trini, quando estava em combate na verdade era um homem.
  • Nunca uma mulher usou a cor Verde em todos os Power Rangers
  • Tommy Oliver, ranger vermelho, branco e preto que participou de várias temporadas da série virou lutador de MMA.
  • A pior temporada de Power Rangers em termos de lucro foi,  O Resgate.
  • Amarelo e Azul foram as cores que mais aparecerem em todas as temporadas.
Nossa! Você leu até aqui? Fala a verdade, dá uma saudade não dá?

Em relação ao game, segundo algumas pesquisas que fiz ele está por volta de 19 dólares na Amazon, e em lojas brasileiras ele não saium por menos de R$140,00 !!!!
O game é ótimo e muito divertido, mas comprar meu amigo...
Você pode baixar a ROM da internet se preferir, não vou postar nenhum link por motivos legais, saiba mais aqui.
E claro, se você perdeu o link de como instalar o Emulador Dolphin para jogar esse super game no seu Ubuntu ou Linux Mint não se preocupe, é só clicar aqui.

Se você gostou desse artigo, ajude na divulgação, compartilhe nas suas redes sociais pois artigos deste tipo dão um trabalho dobrado, apesar de serem muito prazerosos! =)


E para finalizar aquela frase sabia:

"Espertos sãos os Power Rangers, puxam briga e no final chama o MegaZord!!!"



Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook: