TutoriaisUbuntu

WildGuppy: Deixe o Ubuntu ajustar o brilho da sua tela automaticamente

Ferramenta permite autoajuste do brilho do seu notebook com ajuda da sua webcam

Esse é um recurso presente nos bons Smartphones, o tela no celular ajusta o brilho automaticamente ( normalmente apaga a tela) quando um sensor de proximidade é ativado, isso faz com que o aparelho economize bateria quando você está em uma ligação.

Modelos mais recentes conseguem ajustar o brilho da tela automaticamente baseado no nível de luminosidade do ambiente, isso faz com que você não fique cego ao olhar o aparelho de madrugada e não precise forçar muito os seus olhos para conseguir ver a tela em dias de sol mais forte.

WildGuppy
Fonte da imagem: WebUp8

A parte interessante e que nos toca, especialmente os usuários de Ubuntu e derivados, é que existe a possibilidade de fazer com que isso aconteça também em nossos notebooks ou em um computador que tenham uma webcam.

Wild Guppy também é o nome de um peixinho dourado (possivelmente o seu ícone se deve a isso), com ele você conseguirá usar a sua webcam como um sensor de luminosidade o que em tese deixará o uso do seu computador muito mais cômodo.

Instalação do Wild Guppy no Ubuntu

Instalar o Wild Guppy no Ubuntu não é uma tarefa muito complicada, primeiro vamos instalar uma dependência, abra o terminal e cole o seguinte comando:

sudo apt-get install xbacklight

Agora baixe o pacote .deb do site e instale.

Agora basta abrir o Indicador pela Dash do Unity ou o menu da sua distribuição, uma vez iniciado use o Indicador para iniciar o serviço clicando no “Start”, quando quiser pará-lo clique em Stop.

Da maneira como ele funciona atualmente você precisar ligar por conta própria o WildGuppy todas as vezes que iniciar o computador, porém, caso você queira que ele inicie automaticamente junto com o sistema você deve rodar o comando abaixo:

wget http://dl.dropboxusercontent.com/s/bcnzhxv6mrmipdd/wildguppy-gtk.desktop -O ~/.config/autostart/wildguppy-gtk.desktop

Caso você queira desabilitar o WildGuppy da inicialização do sistema procure pelo programa “Aplicativos de Sessão” no menu e desmarque-o, caso ele não apareça por ali ou menos não funcione, navegue até o diretório oculto:

/home/seu_usuario/.config/autostart

E apague o arquivo wildguppy-gtk.desktop.

É isso aí pessoal!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!