NotíciasSoftwares

Libre Office é preferência no Rio Grande do Sul

Formato aberto é adotado pelo governo gaúcho

Não posso deixar de comentar essa notícia, pois mesmo não sendo tão recente ela tem uma grande importância. Não posso deixar de me sentir orgulhoso com isso pois faço parte deste povo sulista que deu mais um bom passo rumo a independência do software proprietário.

Caso você não esteja sabendo foi uma decisão do Comitê Executivo de TIC da Secretaria Geral de Governo usar softwares que consigam salvar arquivos no formato aberto, ODF.

De acordo com Rogério Alves de Souza, presidente do Comitê Executivo, hoje o gasto com licenças de softwares de escritório chega a R$ 50 milhões no estado, cifra que pode ser reduzida em 98%.

“A nossa nova orientação fará com que órgãos da administração pública direta, fundacional e autárquica precisem justificar a escolha de outras soluções não baseadas em ODF daqui para frente”, explica Souza, citando como exemplo o uso das chamadas macros em planilhas de texto.

Assim, o modo default das próximas licitações deverá ser para contratar empresas que façam a instalação do LibreOffice como um serviço, ao invés de vender a licença.

Esta é uma iniciativa louvável em prol do software livre, uma iniciativa que mais uma vez vem provar que o uso do Libre Office é sim viável pois na maioria das vezes quando tem algum problema no Libre é por conta da compatibilidade com o Microsoft Office.

É inadmissível que o governo pague por programas de processamento de textos. Deveríamos estar gerando conhecimento e não receitas para uma multinacional”, justifica Souza.

É só um começo, mas realmente espero que em pouco tempo todo o Brasil entenda essa realidade e mais estados e empresas sigam o exemplo, assim como foi em Valência na Espanha.

Fonte

Compartilhe para mostrar aos seus amigos

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!