NotíciasSistemas operacionais

BigpupBR – Uma distro para salvar o seu PC antigo

Você tem um computador super velho e gostaria de dar uma sobrevida?

Não é tão raro encontrar pessoas que guardem objetos antigos, pessoas que colecionam figurinhas, latas, selos e outras raridades não são tão difíceis de encontrar.

Eu mesmo tenho em casa vários itens que pretendo mostrar para os meus descendentes como disquetes, hubs super antigos de 8 portas que mais parecem um vídeo cassete ( talvez você também não saiba o que é isso), um HD com 8 discos internos do tamanho de uma caixa de sapato que pesa 20 Kg e armazena 2 GB entre muitas outras coisas.

Essas coisas fazem parte de toda esta história da tecnologia que eu gosto muito, existem pessoas que tem inclusive computadores completos e muito antigos que estão parados por conta dos sistemas operacionais mais atuais serem pesados demais para eles, falo de computadores com 256 MB de memória ou talvez até menos.

A questão é, qual sistema usar para fazer um Darth Vader como esse aí da imagem acima funcionar?

Linux a solução como sempre

Para este caso específico precisamos de uma distro realmente leve e com um Kernel um pouco mais antigo visto que muitas linhas que são inúteis para os PCs mais modernos ( anos 2000 para cá) foram removidas das versões mais atuais para “não acumular lixo”, de modo que precisamos de um Kernel que tenha um melhor suporte para estes Pcs mais antigos, é necessário que o sistema tenha uma interface leve e gaste pouca memória.

Neste contexto existe uma distribuição brasileira chamada BigpupBR, do mesmo fundador da LinuxSociALL, a rede social para usuários Linux, Elton Jamenix.

BigpupBR-distro-old-pc

O sistema é híbrido e baseado no distribuição Slacko, que por usa vez deriva do Slackware, o sistema também deriva do Puppy Linux, muito leve e precisa de menos de 100 MB de memória para rodar, na realidade em meus testes o sistema ocupou por volta de 80 MB e o nível de uso do processador ficou em míseros 1%.

O sistema possui uma ISO de 254 MB que roda via Live CD mas pode ser instalado no seu HD também, a instalação não é da mais simples por seguir o mesmo nível de dificuldade do Slackware, entretanto você encontra uma boa documentação no site da distribuição, veja aqui.

Apesar da ISO pequena o sistema é bem completo, com navegadores de internet, editores de texto e planilhas e até mesmo o GIMP, o sistema possui uma ferramenta gráfica fácil para configurar alguns detalhes do sistema, a opção de mudar os ícones da área de trabalho automaticamente, o sistema ainda possui uma dock que lembra um pouco o Mac OSX.

O ambiente gráfico é uma mistura de  openbox, wxfce, fbpanel e o gerenciador de arquivos PCManFM chamada de BPB.

Sem dúvida uma ótima opção para computadores antigos, uma solução completa.

Para baixar os sistema clique neste link.

Confira o vídeo demonstrativo abaixo e até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!