TutoriaisUbuntu

Como instalar o Ubuntu Touch Emulador no Ubuntu [update]

Instale o Emulador do Ubuntu Touch no Ubuntu 12.04 e superiores

O sistema operacional móvel Ubuntu Touch desperta a cada dia mais interesse dos usuários, mas infelizmente ele ainda funciona em uma quantidade limitada de dispositivos fazendo com que seja um pouco complicado você poder testá-lo sem ter um aparelho adequado.

Entretanto é muito útil poder testar o sistema mesmo sem um device especialmente para desenvolvedores testarem aplicativos que desenvolvam, assim como temos o Android SDK onde podemos testar o sistema do Google e o Firefox OS Emulator, temos também o Ubuntu Touch Emulador.

Até então o Ubuntu Touch Emulator estava funcionando apenas no Ubuntu 14.04 LTS que ainda nem foi lançado, porém, agora você pode instalar ele em qualquer versão a partir do 12.04 LTS, isso inclui claro a versão atual 13.10.

Como instalar o Ubuntu Touch Emulator no Ubuntu

Ubuntu Touch Emulator

Para instalar no Ubuntu 14.04 LTS use o comando abaixo:

sudo apt-get install ubuntu-emulator

Para outras versões do Ubuntu:

sudo add-apt-repository ppa:phablet-team/tools 
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-emulator

Uma vez instalado basta você rodar o comando abaixo para iniciar uma instância do Ubuntu Touch:

sudo ubuntu-emulator create UbuntuTouch

Agora você vai precisar ter paciência e esperar o download do Ubuntu Touch, você pode criar quantas instâncias você quiser, para ver todas elas use o comando:

ubuntu-emulator list

Para deletar uma instância use o comando:

sudo ubuntu-emulator destroy UbuntuTouch

 O “UbuntuTouch” do comando acima foi para seguir o exemplo que demos anteriormente, caso você tenha usado outro nome coloque o nome da instância que você criou.

Obs: Caso você tenha alguma problema no Ubuntu 12.04 apenas rode o comando abaixo que as coisas devem funcionar normalmente:

ubuntu-emulator run UbuntuTouch

É isso aí galera, em breve um vídeo no canal mostrando os recursos do Ubuntu Touch, por hora veja a nossa demonstração do Firefox OS Simulator que fizemos.

UPDATE!

Pessoal, passei a testar o emulador e me deparei com algumas adversidades então resolvi melhorar um pouco o post e adicionar algumas informações.

Depois de instalar a nova instância e rodar o emulador será necessário colocar o login e a senha do mesmo no terminal para que o sistema funcione:

Login: phablet

Senha: phablet

Uma outra coisa interessante é a possibilidade de redimensionar o emulador para que ele não fique grande demais, por padrão ele usa a escala 0,7 o que dá um tamanho bacana para uma resolução de 1920×1080 porém o meu monitor é menor e tem apenas 1366×768 e por isso a tela do emulador ficava grande demais, solução:

ubuntu-emulator run --scale 0.5 UbuntuTouch

Você pode modificar a escala para o tamanho que desejar basta mudar o número no comando para mais ou para menos até que se adeque ao seu monitor. 

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!