DesignSistemas operacionaisSoftwaresUbuntu

Os melhores programas para Ubuntu #4

Conheça as melhores aplicações para trabalhar com design no Linux

Olá pessoal, dando sequência a nossa série chegamos hoje ao 4 capítulo dessa série e promete ser muito longa. Caso você tenha perdido os episódios que passaram clique neste link onde estão todos eles agrupados.

Como de costume vamos trazer 3 programas na nossa lista semanal, e vamos começar com um peso pesado:

GIMP

Editor de Imagens GIMP

Hoje em dia a palavra “photoshopar” já está até no dicionário, esse nome claro se refere ao Photoshop o software da Adobe que se tornou referência em edição de imagem.

Muitos usuários ainda reclamam de que o Linux não tem o pacote Adobe disponível para ser usado nativamente, especialmente quem trabalha profissionalmente com design se vê muito preso a estes softwares e é justamente neste meio que o GIMP vem criando público.

O GIMP é um softwares multiplataforma, grátis e open source e possui praticamente as mesmas características do Adobe Photoshop.

São muitos filtros, pinceis e efeitos que podem ser aplicados através do programa sem precisar desembolsar nenhum centavo.

Se você é apenas um curioso em design ou como eu uso o GIMP com frequência para fazer banners e thumbnails afirmo sem medo de errar que o GIMP suprirá as suas necessidades sendo um substituto a altura do Photoshop.

Para instalar o GIMP no seu Ubuntu basta procurá-lo na Central de Programas.

Inkscape

Desenhos vetoriais

Se o GIMP é o substituto a altura do Photoshop o Inkscape é o programa equivalente ao popular Corel Draw.

O Inkscape é capaz de trabalhar com imagens vetoriais e tem uma interface e funcionamento muito semelhante ao Corel, ideal para fazer banner e flyers e principalmente logotipos que vão ser aplicados em lugares diferentes como cartões de visitas e outdoors.

O Inkscape também é multiplataforma, grátis e open source, você pode instalar ele no seu Ubuntu procurando por ele na Central de Programas.

Blender

Blender

Este é mais um peso pesado multiplataforma que você pode usar no Linux, o Blender é um poderoso modelador 3D com recursos como edição de vídeo e ainda um recurso que transforma o software em uma engine para games.

Como todos os outros ele é grátis e é possível instalar ele no Ubuntu através da Central de Programas do sistema, certamente é uma boa opção aos pagos 3D Studio Max e Maya.

Esta edição dos “Melhores programas para Ubuntu” vai ficando por aqui, não esqueça de compartilhar informação na sua rede social favorita clicando em alguns dos links logo mais abaixo.

Até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!