NotíciasUbuntu

Canonical vai aposentar o Ubuntu One

Serviço de armazenamento em nuvem da Canonical deixará de existir

O Ubuntu One é (ou era) o serviço de armazenamento em nuvem da Canonical, um serviço muito semelhante ao Dropbox que permite a sincronização entre arquivos do computador e um servidor.

O serviço era relativamente popular entre usuários do Ubuntu, uma vez que ele vinha instalado por padrão no sistema mas apesar de ser multi plataforma ele não ganhou tantos adeptos como outros serviços mais famosos como o já citado Dropbox e o Google Drive.

Então hoje dia 2 de Abril de 2014 a empresa que mantém o Ubuntu anunciou em seu blog que o serviço de músicas “Ubuntu One Music” deixará de funcionar e no dia 1 de Julho o serviço Ubuntu One de armazenamento de dados deixará de funcionar também.

Segundo a  informação a ideia da Canonical é concentrar esforços no Ubuntu Desktop e em suas conversões para o Mobile, no post Jane Silber ressalta que outros serviços concorrentes do Ubuntu One dispõe de quantidades maiores de armazenamento grátis e já possuem nomes consolidados, para fazer com que o Ubuntu One fosse um concorrente à altura a Canonical precisaria fazer um grande investimento, investimento este que a empresa não estaria disposta a fazer neste momento com este produto.

Clientes que possuem arquivos no Ubuntu One serão notificados por e-mail sobre término do serviço, quem possui assinatura anual receberá o seu dinheiro de volta, além disso a Canonical promete lançar vários artigos e posts que servirão como alerta para os usuários que usam o Ubuntu One fazerem backups de seus arquivos.

Consequências no Ubuntu 14.04 LTS

A nova versão do sistema que deverá sair em poucos dias virá agora sem o cliente para o Ubuntu One, entretanto o serviços de login único “Ubuntu One Single Sign” e nem os sistemas de pagamentos “Ubuntu One payment service”.

Como um usuários de quase 3 anos de Ubuntu One confesso que fiquei desapontado pois utilizo muito o serviço, uso Dropbox também mas necessito de dois programas para sincronizar meus arquivos, acho que agora cabe procurar um outro bom serviço que tome o seu lugar, como o MEO Cloud.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!