NotíciasUbuntu

Ubuntu One foi descontinuado, conheça as melhores opções para substituí-lo!

Qual a melhor alternativa ao Ubuntu One?

O serviço de armazenamento em nuvem da Canonical e do Ubuntu, o chamado Ubuntu One, deixou de funcionar em seu cliente oficial para o sistema deixando muitos usuários órfãos de seus serviços. 

Eu como um usuário assíduo do Ubuntu One a pelo menos 2 anos fiquei sem saber muito bem para que lado ir por isso fiz uma grande pesquisa e encontrei alguns serviços que considerei seguros e funcionais para apresentar aqui para vocês.

Existe uma variedade enorme de serviços que podem ser utilizando com o propósito de armazenamento me nuvem, mas particularmente eu queria um serviço que tivesse um cliente desktop ( de preferência um indicador ) que permitisse a sincronia entre arquivos e pastas do computador com os servidores.

Google Drive sem cliente oficial para Linux

A solução mais obvia me pareceu o Google Drive, que eu uso para duas contas com arquivos importantes mas que acesso mais raramente, o problema é que não existe um cliente desktop para Google Drive que seja descente e grátis. Ok, infelizmente o Google Drive fica para depois.

Eu tenho 25 GB no SkyDrive que é da Microsoft então cliente para Linux não rola, sinceramente eu ainda espero que o Google faça uma versão do Drive para Linux, mas enquanto isso…

Dentre os serviços confiáveis e que possuem características boas eu posso citar 3:

Dropbox o melhor na minha opinião

O Dropbox pode não ser o que tem mais capacidade de armazenamento nesta lista mas é certamente o mais confiável, multiplataforma e com um integração tão perfeita ao Ubuntu quanto o Ubuntu One tinha.

Dropbox  a melhor opção para substituir o Ubuntu One

No Dropbox, acesse o site aqui, você cria uma conta gratuitamente e obtém 2GB de espaço de armazenamento que podem ser aumentados convidando pessoas para o serviço ou mesmo comprando mais espaço.

O Dropbox é um dos serviços mais antigos e confiáveis do setor e sem dúvida é uma ótima opção, além disso ele possui aplicativos para iOS e Android também e distribuído com pacotes pré-compilados para Linux em DEB e RPM e também é possível compilar diretamente dos fontes.

E se não for o Dropbox?

O Dropbox é tão bom que eu utilizava ele juntamente com o Ubuntu One, o Dropbox para arquivos de trabalho e o Ubuntu One para os arquivos pessoais, bom, você já deve ter percebido o meu problema, eu preciso de um bom substituto para o Ubuntu One que não seja o Dropbox, então quais são as opções?

Copy, muito espaço e quase perfeito

Certamente este foi um serviço que recebeu que recebeu muitos dos usuários do Ubuntu One, ele é um serviço recente mas que está em acensão.

ótima alternativa ao Ubuntu One

O Copy de cara já te dá de graça 15 GB de espaço para você armazenar os seus arquivos, é possível conseguir mais espaço convidando usuários, assim como o Dropbox, e claro, comprando mais por valores relativamente acessíveis.

Ele funciona nos 3 principais sistemas operacionais e também nos dois principais sistemas mobiles, seu cliente desktop é com um indicador semelhante ao do Dropbox, o processo de instalação é um pouco mais complicado que o Dropbox  mas basta baixar o arquivo de instalação do sitee e dar dois cliques no binário executável.

Problemas: Tive um problema estranho com o Indicador do Copy que ficava com as opções bugadas, o serviço funciona incrivelmente bem mas tive essa experiência ruim com ele usando o Ubuntu 14.04 Beta 2, talvez seja culpa do Ubuntu mas vale o registro.

Wuala, terceiro mas não menos importante

O Wuala foi uma grata surpresa que encontrei na Central de programas do Ubuntu, ele é um serviço de armazenamento em nuvem muito semelhante ao Ubuntu One, começando pelo tamanho do armazenamento grátis, 5 GB.

CzkEyPoWJdvmfhvGV9owrfxfbQMp61dhNrBrv88Xj9mZ3eSd6ex3M4YVk2mApo4KlImzRhoQqjrMZZ bM4ghzrrKcahK4 PyBkz03HeCHvu2Cad4liNgLMDjhp7SwR l9Fliz5uk

O Wuala é um serviço português que está no mercado a mais de 5 anos, ao contrário dos dois anteriores que usam o próprio gerenciador de arquivos dos sistema para gerir os arquivos, no caso do Ubuntu o Nautilus, o Wuala usa um gerenciador de arquivos próprio desenvolvido em Java o que faz necessário a presença do mesmo no sistema, indicamos usar a última versão do Java, para ver como instalar o Java 8 no Ubuntu clique aqui.

O serviço funciona de um jeito um pouco diferente, de qualquer forma permite que você adicione, sincronize e compartilhe pastas e arquivos do computador, no meu Ubuntu 14.04 ele não possui um indicador que fique na barra superior mas segundo testes no Ubuntu 12.04 um indicador ao lado do ícone de internet se faz presente. Acesse o site do Wuala aqui.

O Wuala também tem Apps para Android e iOS como os dois anteriores.

Concluindo…

É claro que existem vários serviços com o mesmo propósito mas é necessário encontrar uma empresa, pelo menos pra mim, que passe a mesma confiança que a Canonical me passava e estes foram os serviços que melhor atendem as necessidades e que tem características semelhantes ao Ubuntu One.

Caso você não precise de um programa de sincronia e sim de armazenamento existes ótimas opções como o Google Drive, SkyDrive, Mega e Media Fire.

Espero que o artigo tenha ajudado e até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!