NotíciasSistemas operacionais

Máquina do Tempo: Como eram as distros Linux há 10 anos atrás?

Como eram as distribuições Linux uma década atrás, veja o que mudou

A maioria dos usuários de Linux realmente adora a sua distribuição a ponto de usar uma camiseta com o logo dela, usar chaveiros e até criar um blog para falar bem dela.

Mas se você é aquele tipo de usuário recente, de três ou quatro anos para cá e não chegou a pesquisar sobre a história das distribuições você vai ter uma surpresa quanto a visual da sua distro favorita.

Pois é ajuste o seu capacitor de fluxo e vamos voltar para o ano de 2004, nossa quanto tempo, nessa época o Windows XP reinava mais do que absoluto nos computadores do mundo e o Linux estava começando a dar seus primeiros passos para deixar de ser um sistema para nerds para se tornar o que é hoje, algo universal.

Este é um primeiro artigo de uma nova série que deverá sair no Diolinux quinzenalmente sobre lembranças do passado, quem sabe ele se torne um vídeo né? (youtube.com/Diolinux)

Neste primeiro episódio vamos lembrar como eram as distribuições mais famosas em 2004, 10 anos antes da copa do mundo do Brasil.

Debian em 2004

Em 2004 o Debian chamava-se Woody, sim do Toy Story, assim como todos os outros code nomes que a distro recebeu, se você não sabia agora ficou sabendo, todas as versões do Debian recebem o nome de um personagem de Toy Story menos a versão instável que sempre se chamará Sid, nome do vizinho que quebrava os brinquedos nos filmes. Há 10 anos atrás o Debian tinha essa cara:

Y ovnkgAG qSmIMxwA8o1qgEQg1F6bem1t9 RcwndkSOxuB1oZ3LXkk4gsMDU5UpcQg1hmAmEKBKk8SaGWGE7mbWoTu azbNNynkdWq LX mk3BJL3IpDUAtwMEZguln8OJNUgL

Foi difícil pra caramba de achar uma foto como essa acima onde vemos o Debian 3 Woody com a interface KDE, é uma foto da tela, não é nem um print screen de uma época onde os monitores eram enormes a conexão com a internet era lenta.

Fedora em 2004

Em 2004 o Fedora lançava a sua segunda versão, Fedora Core 2, a distro é baseada no Red Hat Enterprise Linux mas tem um foco um pouco mais no publico desktop, com essa carinha linda do Gnome dois logo abaixo:

Fedora Core

openSUSE em 2004

Para o SUSE 2004 foi um ano diferenciado, foi o ano em que a Novell trouxe mais de 500 desenvolvedores para o projeto e foi quando ele começou a ter um destino comercial de fato, na época existia o SUSE na versão 9.

SUSE em 2004

Nessa época o Yast (o supremo senhor sabe/configura tudo do SUSE) já existia e era tão ou mais fantástico do que agora, especialmente para a época.

Uma curiosidade, a primeira versão do Yast do SUSE foi a “0.42”, 42 em homenagem ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Ubuntu em 2004

A distro que eu e mais 20 milhões de pessoas utilizam diariamente hoje, em 2004 estava dando seus primeiros passos de fato, há 10 anos foi lançada a primeira versão do Ubuntu 4.10 Warty Warthog.

Ubuntu 4.10

Nesta época o Ubuntu era uma derivação muito mais direta do Debian do que é hoje, usava como padrão o ambiente Gnome assim como o Debian (apesar de eu não ter conseguido encontrar do Debian com Gnome 2), algo totalmente diferente do que é hoje com o Unity sem dúvida alguma.

Sou o tipo de pessoa que gosta de olhar pro passado com nostalgia, especialmente o mundo tecnológico, certas coisas que tínhamos quando eramos crianças ou mais jovens pareciam tão fantásticas não é verdade?

Eu sei que muitas distros famosas ficaram de fora mas ficaria complicado colocar todas então se você quiser fazer uma menção honrosa e colocando um link para uma imagem da sua distro em 2004 nos comentários fique a vontade!

Até a próxima “Máquina do Tempo”!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!