Ubuntu

Use o Google Keep no Ubuntu, Fedora e Arch Linux

Anotar nossas ideias é algo que nos acompanha por muito tempo, seja em um bloco de notas de papel, uma mensagem em uma rede social ou um aplicativo de anotações.

Existem centenas de aplicativos voltados a esta atividade, como o Notion, Simplenote, Evernote e o Google Keep, que vem ganhando muito espaço no mercado devido a suas integrações com aplicações do Google.

No artigo de hoje, você irá conhecer algumas opções para utilizar o Google Keep em sua distribuição Linux favorita.

Conheça o Google Keep

Desenvolvido pelo Google, o Keep é um dos melhores aplicativos de anotações disponíveis atualmente, ele conta com uma interface relativamente simples, porém, oferece recursos poderosos para você poder criar e gerenciar suas anotações.

Dentre estes recursos, temos:

  • Suporte a cores e desenhos para diferenciar notas;
  • Organização através de marcadores;
  • Listas no formato check-in;
  • Adição de imagens e desenhos em notas.
image 52

Além disso, por se tratar de um produto do Google, o Keep possui integração com diversas ferramentas da plataforma, como as aplicações de sua suíte de escritório, a Agenda e é claro, o navegador Google Chrome através de uma extensão.

image 51

Utilizando o Google Keep em sua distribuição Linux favorita

Se você deseja utilizar o Google Keep em seu sistema, ainda não existe um aplicativo oficial disponível para a plataforma PC, ou seja, você precisará de utilizá-lo por um Web App.

Você pode criar este Web App de algumas formas diferentes, como:

Progressive Web App (PWA)

Os PWAs ficaram bem famosos nos últimos anos, pois funcionam como um site qualquer aberto no navegador, porém, com um atalho em seu menu para ser executado e uma interface parecida com a de um aplicativo comum (sem o suporte a abas e acesso a outros sites).

image 50

Este formato de aplicação é amplamente utilizado em dispositivos como os Chromebooks, que contém pouco espaço de armazenamento e possuem como uma de suas características a utilização de aplicativos através da internet.

image 17

Para criar um PWA do Google Keep, basta:

  • Acessar o site do aplicativo;
  • Clicar no botão que contem 3 pontos localizado no canto superior direito do navegador;
  • Ir até a aba mais ferramentas;
  • Selecionar a opção criar atalho;
  • Marcar a opção “Abrir como janela”.
image 4

Note que eu estou utilizando o Google Chrome, mas outros navegadores como o Microsoft Edge que conta com suporte a PWA e possui um método de criação ainda mais simples que o disponível no navegador do Google.

image 3

Nativefier

Outra forma de utilizar o Google Keep em sua distribuição Linux é através do Nativefier, que cria uma aplicação em electron de qualquer site que você deseje, desvinculando seu navegador do processo de criação de webapps.

Ele utiliza a tecnologia Node JS para a criação dos aplicativos e é compatível com qualquer sistema, contanto que ele tenha suporte ao Node JS e o gerenciador de pacotes NPM.

Temos um vídeo no canal Diolinux que te ensina a criar um aplicativo através do Nativefier, para você poder se aventurar na criação de seu aplicativo do Google Keep.

Usufruindo do Google Keep

Agora que você possui o Google Keep instalado em sua distribuição favorita, basta usufruir de todo o potencial que ele te oferece para criar e organizar suas notas, independente do sistema operacional que você esteja utilizando.

Por ser um serviço do Google, você pode abusar dele para auxiliar sua produtividade em aplicações como a suíte de escritório e agenda, utilizando o Keep na barra lateral destes aplicativos.

Você utiliza o Google Keep? O que acha deste software? 

Até o próximo artigo pinguim! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoUbuntu

    Vale a pena atualizar para o Ubuntu 23.10?

    Ubuntu

    Ubuntu 23.04 "Lunar Lobster": o que sabemos até agora

    UbuntuTutoriais

    11 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04.6 LTS