SoftwaresTutoriais

Como instalar o VMWare Player no Linux

Tutorial de instalação do VMWare Player no Ubuntu

VMWare é uma das melhores soluções do mercado para fazer virtualização de sistemas, o programa suporta tanto Linux, quanto Mac e Windows e hoje vamos aprender como fazemos para instalar essa ferramenta no nosso sistema Linux, a versão utilizada no exemplo é o Ubuntu 14.04 LTS.

Existem duas versões do mesmo produto, a VMWare Player que é grátis e destinada ao público doméstico e a VMWare Workstation que como o nome faz referência tem eu foco em empresas e servidores.

Hoje aprenderemos a instalar a versão grátis desta poderosa ferramenta, para inicio de conversa precisamos baixar o arquivo instalador, clique neste link e baixe o arquivo do VMWare.

O arquivo que você vai baixar tem uma extensão um pouco diferente do convencional, .bundle, mas não se preocupe, a instalação é igual a de um arquivo com extensão SH que é bem comum no mundo Linux.

Depois de baixado o arquivo…

YIgNQ0unyaov02ALfPU1IiG9nD2Gn FkVaoA8FPN15scoMIATcOPZZbwF7hoWap2j0YWVAtdYARyn avD sXDjFV8WswcEwCpn4aExKWq

Você precisa dar permissões de execução a ele, para isso clique com o botão direito no mesmo e vá até a opção propriedades, na aba Permissões marque a caixa que permite execução do arquivo como programa, como está na imagem abaixo.

oV9Hj B9r70hBeOlaYFyWWC7sukhzymisDPzw8F2yJOrgYr67KSv bXkuJKSstM0Oz2zfBySNegAr08cyOAQDB S8HgNF88VmOFoFoQwPNQQL35KIJ8F3FXgpoGcdVMZbsB5KhuO

Depois disso você precisará abrir o seu terminal pois a instalação só pode ser feita em modo Root, no terminal você tem duas opções:

sudo nautilus

Este comando vai abrir o gerenciador de arquivos em modo Root, dessa forma basta você ir até o local onde está o seu arquivo, no meu caso era a Área de Trabalho, dar dois cliques e na mensagem que aparecer clicar em “Executar num terminal”.

Alternativamente você pode navegar pelo terminal até a pasta onde está o seu arquivo instalador do VMWare Player e executá-lo assim:

sudo ./nome_do_arquivo.bundle

no caso:

sudo ./VMware-Player-6.0.3-1895310.x86_64.bundle

Seja qual for a maneira que você escolher a próxima tela será como esta imagem abaixo:

Apenas aceite os termos

Aceite os termos de licença, fique à vontade para lê-los, na próxima temos mais uma questão pedindo se você deseja que o programa envie informações anônima para a VMWare Software afim de melhor o programa, mais uma vez escolha SIM (Yes) ou NÃO (No) e clique em Next.

PwCzp6j92i wK YAN19X g4nBfazy5mLx5Ag7t6LdAwQcspFxqDLBE0 NDlR3AFfEiq2EIdEsRtSwEDLGs 48 ZyopejIMFN5qGG7aimEs2rviDhC KMaIL8qi9ramnbUolYThC

Na próxima tela é possível inserir um serial caso você tenha um licença paga do produto, assim ocorrerá uma atualização para o VMWare Workstation, entretanto, isso é opcional e você pode seguir clicando Next sem problemas.

LnZJAha9XSihqy0TgWDGHnuT30OBNurAS5wEe9EhSOI5s59N6ohZ4D1qqJeTYWkGSYiy KFFkR2

Tudo certo para a instalação, apenas clique em Install.

Ezfo8mSnsgkppMXf 6zhJy9vGd2IHwybjzEihVNl00ZjkpCLplL6Eai8Vnqytz26WA ZtovsmbHh OIiuThbj4t 9U4 Q9gY13Kds2WTF70l Pb6Bl5Er7Ob2zD wj5HyWvIZjST

Aguarde alguns momentos… e pronto, você pode abrir ela pelo menu de aplicativos da sua distro.

j4DxrYAsBcBK0qMJZPi9JsQ1cvhoBq2aZT fXuyActIHsGDl4nyn2bYIIlFYJmc k0a9SmrgYGqRpChxd0kjDwt2wvNAo6HDUvTg BiK7fvHkSs32MdfGPdzj48k fQ027LUyk3S

Você pode se perguntar qual a vantagem de utilizar o VMWare Player ao invés do VirtualBox e eu te digo, se você pretendo apenas testar os sistemas não haverá muita diferença, e claro o VMWare Player apesar de grátis não é Open Source como o VirtualBox, em termos mais práticos dá para perceber uma grande diferença em performance 3D no VMWare, sendo possível rodar vários games de Windows por ele, e para ser sincero essa foi a grande vantagem que encontrei, alguns jogos que não rodavam pelo Wine e um ambiente para poder treinar com o After Effects pois preciso dele no meu trabalho.

Lifeless Planet

É isso aí pessoal, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!