USB tem uma falha grave de segurança desde seu lançamento
Notícias

USB tem uma falha grave de segurança desde seu lançamento

Falha que dificilmente pode ser detectada deixa dispositivos USBs vulneráveis

Você provavelmente usa o USB todo o dia, seja para conectar o seu pen drive, mouse ou até mesmo o seu Smartphone.

O primeiro pen drive foi lançado no ano 2000 e aparentemente o problema que foi descoberto pelos pesquisadores de segurança Karsten Nohl e Jakob Lell existe desde o primeiro lançamento.

Segundo a Wired os pesquisadores fizeram engenharia reversa no firmware do chip que faz a intercomunicação entre os USBs e os computadores, e descobriram que graças a uma falha de segurança é possível colocar um vírus de computador, que eles mesmos criaram para o teste, chamado BadUSB que poderia permitir que um invasor pudesse controlar o computador da vítima, desviar sua banda de internet e alterar os dados que estão armazenados em um pen drive de maneira sorrateira.

Ainda, segundo a dupla, este serial um tipo de malware muito complicado de se eliminar e passaria despercebido para a maioria das pessoas, visto que uma simples formatação não eliminaria o vírus, uma vez que o mesmo se encontra no firmware do USB.

Eles apontam que esta falha é muito preocupante pois poderia afetar qualquer aparelho que tivesse uma entrada USB, a falha de segurança poderia funcionar nas duas vias, tanto um Pen Drive infectando um PC quando o inverso, a falha poderia ser explorada por órgãos com interesses em espionagem como a NSA.

“Você pode dar [o dispositivo] para sua equipe de TI, eles escaneiam, apagam alguns arquivos, e devolvem para você dizendo que ele está ‘limpo’… [Mas] esses problemas não podem ser corrigidos. Nós estamos explorando uma falha na própria forma em que o USB foi concebido.”

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!