AndroidNotícias

Permissões do App Messenger do Facebook para Android – Tecmundo e Olhar Digital estão exagerando!

Facebook Messenger com permissões invasivas? Vamos esclarecer este assunto de uma vez por todas!

Fazia um bom tempo, fazia mesmo, que eu não escrevia um artigo para criar “a opinião pública” mas depois de ver tanto sensacionalismos correndo aos 7 mares da internet e mais um pouco eu resolvi escrever este que você está lendo para esclarecer o polêmico assunto da invasão de Privacidade do Facebook Messenger.

Se você acompanha os principais sites de notícias no nosso país deve ter lido por aí os “10 termos 

de uso assustadores do Facebook Messenger”, publicados por dois dos maiores sites do ramo, Tecmundo e Olhar Digital, você pode ler as duas matérias na integra clicando nos dos links anteriores.

No fim, toda essa polêmica gerou-se devido ao Facebook agora obrigar os usuários da rede social a utilizarem o App Messenger para utilizar o chat a partir do Smartphone com Android, junto isso a dois posts com títulos sensacionalistas e bingo! Você tem milhões de views e pessoas sem raciocinar um pouco sobre o caso correndo para desinstalar o App do celular com medo de ser espionado.

Não que eu queira defender o Facebook, longe disso, afinal ele está muito distante de não ser algo de fato, invasivo. Mas posso te assegurar que este aplicativo não tem nada demais, ou melhor, nada pior do que os termos de licença de uso do Facebook em si, quando você acessa pelo seu navegador sentado no seu Computador.

Tanto +TecMundo quanto +Olhar Digital foram sensacionalistas em seus posts, especialmente os segundo, o Tecmundo simplesmente listou as permissões do aplicativo, alias, são “permissões do App” e não “termos de uso” como foi dito, os termos você já aceitou quando criou a sua conta no Facebook, o olhar digital fez pior e se baseou em fotos que se basearam em outras fontes e aumentaram a história, para fechar numa fonte que não tem referência alguma, a fonte original de onde eles tiraram tudo isso é essa 

Mas isso só chegou ao Olhar Digital depois de passar por este e por este site.

Mesmo que eles tenham sido um pouco sensacionalistas em relação ao tema você pode achar e não entender o motivo de algumas daqueles funções no aplicativo do Facebook Messenger, então vamos fazer uma coisa que eles não fizeram, olhar as permissões dele direto na Google Play e vamos explicar o porque de cada item.

Este aplicativo tem acesso a:

Identidade

  • encontrar contas no dispositivo
  • ler próprio cartão de contato

Você provavelmente usa o Facebook para fazer logins em outros sites graças a essa funcionalidade como por exemplo linkar uma conta no 4Shared a sua conta no Facebook, identificar o seu número de telefone serve para que você possa se identificar sem precisar digitar o seu e-mail, assim você consegue se logar na sua conta normalmente.

Contatos/agenda

  • ler seus contatos

Como sabermos, o Facebook tem a capacidade de sincronizar contatos e adicionar contatos que você tenha no telefone ao Facebook, cruzando informações de números de telefone e contas no Facebook você consegue atribuir uma foto (normalmente a do perfil no Facebook) para todos os seus contatos no telefone.

Local

  • localização aproximada (com base na rede)
  • localização precisa (GPS e com base na rede)

Para quem gostar de fazer Check-In esse recurso é indispensável, é graças a ele também que as pessoas podem ver de que lugar do mundo você está escrevendo.

SMS

  • editar suas mensagens de texto (SMS ou MMS)
  • receber mensagens de texto (SMS)
  • ler suas mensagens de texto (SMS ou MMS)
  • enviar mensagens SMS
  • receber mensagens de texto (MMS)

Você pode usar o Facebook Messenger no lugar do seu App de Mensagens SMS padrão, mantendo assim apenas um aplicativo para as duas coisas.

Telefone

  • ligar diretamente para os números de telefone
  • ler registro de chamadas

Você pode fazer ligações a partir do Facebook Messenger de maneira gratuita, assim ele funciona como um App Dialer, veja mais no Tecnoblog.

Fotos/mídia/arquivos

  • testar o acesso ao armazenamento protegido
  • alterar ou excluir conteúdo de armazenamento USB

As fotos que você coloca no Facebook ficam armazenadas em um diretório especial no seu Android, mesmo que temporariamente, logo ele precisa de acesso ao armazenamento do seu smartphone.

Câmera/microfone

  • tirar fotos e gravar vídeos
  • gravar áudio

O App tem essa funcionalidade de enviar e arquivos de áudio que você pode gravar na hora, assim como você pode tirar uma foto e postar na hora também diretamente do App.

Informações de conexão Wi-Fi

  • ver conexões Wi-Fi

Nada mais natural que isso visto que o App depende de internet para funcionar.

Informações de chamada e código do dispositivo

  • ler status e identidade do telefone

Essa informação é mais útil para desenvolvedores, afinal é sempre útil saber onde, em qual aparelho e modelo o seu App está sendo utilizado e onde ele está dando problemas.

Outras

  • receber dados da Internet
  • fazer download de arquivos sem notificação
  • executar na inicialização
  • impedir modo de inatividade do aparelho
  • ver conexões de rede
  • instalar atalhos
  • alterar suas configurações de áudio
  • ler a configuração de serviço do Google
  • sobrepor outros aplicativos
  • acesso total à rede
  • ler as configurações de sincronização
  • controlar vibração
  • alterar conectividade da rede

– Receber dados da internet, nada mais natural para um App deste tipo.

– Você acha que o App carrega o Facebook tão rápido por que? Cache meu amigo, e ele não precisa te avisar que está baixando cache, ou precisa?

– Assim que você ativa o seu Wi-Fi todas as notificações vem até a sua tela, você pode habilitar isso ou não mas para isso funcionar ele precisa dessa permissão.

– Digamos que você esteja enviando um vídeo para o Facebook, uploads deste tipo costumam demorar um pouco mais, se o seu Smartphone ficasse inativo por você não estar mexendo nele e você perdesse o upload não seria nada legal.

– Atalhos, isso possibilita que você crie atalhos dele ou de contatos no seu launcher.

– O App também tem notificações por áudio, acesso ao seu microfone para que você possa mandar mensagens por você, se ele não pudesse mudar o status do seu microfone essa função não funcionaria.

– Se você quiser definir o Facebook Messenger como aplicação principal para SMS ele vai precisar sobrepor a aplicação padrão.

– Sincronização, importante para saber se ele está habilitado ou não para sincronizar os contatos.

– Controle da vibração, quando você uma mensagem ele pode te notificar desta foma também e não apenas com áudio ou notificação visual.

– Quando você abre o App e ele diz que você está com a sua conexão desligada e pergunta para você se você quer ligar e você confirma ele está alterando a sua conexão de rede.

Como vocês podem ver, mesmo que não gostem nas funções, tudo tem uma explicação e não sei exatamente da onde, especialmente o Olhar Digital, tirou tanta bobagem.

É uma pena que a notícia e a informação um pouco fantasiosa se espalhe tão rápido por conta do grande público que eles tem, sei que uma fração muito pequena destas pessoas vão ler este texto que escrevi mas se servir para abrir os olhos de alguém já está valendo.

Eu admiro o trabalho dos dois, mas pela importância que eles tem avaliar um pouco melhor o conteúdo, ainda mais por que eles vivem disso, não seria nada mal para não passar uma informação equivocada.

E se você realmente se incomodou com estes requerimentos considere deixar de usar o App e até mesmo a rede social.

Ajude a compartilhar este artigo para mostrar aos seus amigos e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!