NvidiaUbuntu

Bug na inicialização do Ubuntu com Nvidia Optimus

Alguns usuários de placas Nvidia com tecnologia Optimus relataram um bug na inicialização do Ubuntu depois de uma atualização.

Nvidia Optimus travando a incialização, o problema e a solução dele

Pelo que as pessoas relataram o bug aconteceu depois de uma atualização do sistema e só afeta pessoas que possuem computadores com placas da Nvidia com tecnologia Optimus fazendo com que o sistema na inicie, se a sua placa não faz parte deste segmento não se preocupe.

O que é a tecnologia Optimus?

A tecnologia Optimus foi desenvolvida pela Nvidia para aumentar a vida útil da bateria dos portáteis, através dela o GPU da Nvidia fica “descansando” quando não é necessário a sua presença, como para ouvir música e navegar na maioria dos sites da internet, porém, quando requerido ele entra em ação com toda a sua força, quando você abre um jogo por exemplo.

Tecnologia Optimus da Nvidia no Linux
Imagem: Reprodução

No Ubuntu você pode gerenciar as duas placas gráficas utilizando um simples indicador chamado Prime, com ele você consegue escolher manualmente qual chip gráfico quer utilizar em cada circunstância, o padrão é Automático.

O Bug resolvido

A correção deve vir numa próxima atualização do Ubuntu mas se você está sofrendo com este mal um dos desenvolvedores do Ubuntu propôs uma maneira bem simples para a correção, basta entrar no modo texto na tela do login, para fazer isso você deve pressionar sequencialmente as teclas: 

Crtl+Alt+F1

E digitar o seguinte comando:

sudo apt-get install ubuntu-drivers-common=1:0.2.91.4 nvidia-common=1:0.2.91.4
sudo reboot

O seu computador será reiniciado após o segundo comando, como você vai estar em modo texto não será possível usar copiar/colar o comando, então providencie uma maneira de acessar esta informação. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!