NotíciasSistemas operacionais

Lançado cliente do MEGA para Linux

Depois de muito espera finalmente temos um aplicativo de sincronização para desktop Linux do Mega, o site criado com Kim Dotcom em 2013 já é um dos serviços mais utilizados no mundo quando se fala em armazenamento em nuvem, confira as novidades!

O que é o Mega para Linux

Tá bom que você não conhece o Mega né? Ok, se você nunca ouvir falar o Mega é um serviço de armazenamento em nuvem que te oferece 50 GB de armazenamento grátis, a empresa foi fundada pelo polêmico Kim Dotcom, criador do falecido e ainda lembrado MegaUpload.

Depois dos problemas que teve com a justiça por conta de toda a pirataria contida no MegaUpload para que Kim aprendeu como lidar com essas pessoas e lançou um nosso serviço, segundo ele “Maior, Melhor e mais seguro”, esse serviço já possuía um cliente desktop para Windows que permitia a sincronização de arquivos entre PC e Nuvem de uma maneira semelhante ao Dropbox, entretanto este cliente até o momento não existia para Linux, pelo menos até o Momento.

Baixamos, testamos e aprovamos

Veja como instalar o MEGA no Linux

O Cliente Desktop para Linux ainda está em desenvolvimento mas é possível utilizar um Beta perfeitamente funcional, baixamos e testamos ele, como o Instalador não está completamente finalizado instalar ele requer um pouco de conhecimento, mas não se alarde não é tão complicado.

Quanto ao client desktop ele tem tudo o que eu procuro num programa deste tipo, ícone na bandeja que indica sincronização, opção para selecionar o que eu quero ou não sincronizar, velocidade e eficiência, e claro um grande destaque que o diferencia da concorrência, 50 GB grátis de espaço!

Baixando e instalando o MegaSync no Ubuntu e em outras distros

Vamos ensinar você a instalar no MegaSync, este é o nome do cliente de sincronização, no Ubuntu e em distros derivadas dele, se você utiliza outra distribuição é bem possível que o Mega tenha suporte também, na lista oficial temos, Ubuntu (12.04 – 12.10 – 13.10 – 14.04), Fedora (19 e 20), openSUSE (12.2 – 12.3 – 13.1) e Debian (6 e 7), você pode encontrar os arquivos para instalação para estas distribuições neste endereço.

No Ubuntu

Para instalar no Ubuntu 14.04 LTS podemos fazer assim, se você usa o Ubuntu de 32 bits, abra o terminal:

mkdir mega && cd mega && wget https://mega.co.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_14.04/i386/megasync_1.0.29_i386.deb && wget https://mega.co.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_14.04/i386/nautilus-megasync_1.0.29_i386.deb
sudo dpkg -i *.deb

Se ocorrer algum erro na instalação rode o comando abaixo:

sudo apt-get install -f 

Se você usa o Ubuntu 14.04 LTS 64 bits como eu, faça assim:

mkdir mega && cd mega && wget https://mega.co.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_14.04/amd64/megasync_1.0.29_amd64.deb && wget https://mega.co.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_14.04/amd64/nautilus-megasync_1.0.29_amd64.deb
sudo dpkg -i *.deb 

Se houver algum erro na instalação rode o comando:

sudo apt-get install -f 

 Caso você utilize uma versão diferente do Ubuntu ou outra distro será necessário baixar os pacotes específicos para a sua versão do sistema. 

Depois disso o MegaSync já estará pronto para a sua utilização, você pode abrir o aplicativo pelo menu do seu sistema.

MegaSync no Ubuntu

O MegaSync cria uma pasta na sua Home onde você pode colocar arquivos para sincronizar com a sua conta no MEGA, se você acessar a interface web do Mega pelo site você verá que ele criou uma pasta chamada “MegaSync” onde os arquivos que você selecionar no PC ficarão, ou seja, se você tem arquivos muito grandes com vários Gigas na raiz do Mega eles só serão sincronizados se você quiser, e isso é absolutamente ótimo!

MEGASync no Ubuntu

Pode ser necessário reiniciar o Nautilis (gerenciador de arquivos) para que a pastinha apareça, você pode fazer isso apenas encerrando a sessão e logando novamente.

Em breve devemos ter novidades sobre um client Mega oficial em sua versão final, fique ligado, assim que tivermos novidades postaremos aqui.

Fiquei muito feliz com a notícia, agora vou usar ele lado a lado com o MEOCloud que foi o serviço que eu escolhi para substituir o meu amado e falecido Ubuntu One.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!