TutoriaisUbuntu

Como resetar a senha do Ubuntu quando esquecemos o login

Agora você não precisa mais se desesperar quando tiver aquela amnésia básica e esquecer a sua senha de usuário no Ubuntu, hoje vamos apresentar a solução para quando você não consegue fazer login no Ubuntu porque a senha não é aceita, confira no artigo é algo realmente muito útil.

Aprenda a mudar a sua senha de login no Ubuntu

Hoje vamos aprender um truque muito útil para quem teve o azar de esquecer a sua senha de login no sistema, eu mesmo antes de saber como proceder acabei até formatando o computador novamente o que foi um tremendo exagero, então para que você não passe pelo que eu passei hoje vou mostrar como se faz o reset da senha.

Para modificar a senha reinicie o computador e na tela do GRUB selecione as opções avançadas do Ubuntu.

Menu de seleção do GRUB

Obs: Caso o GRUB não apareça quando o computador estiver ligando fique pressionando a tecla “Shift” até ele aparecer.

Na tela seguinte você deve selecionar a opção “recovery mode” do Kernel Linux que você está utilizando, normalmente é a segunda opção que aparece.

Obs: Só por curiosidade, nesta tela você pode selecionar Kerneis diferentes para iniciar o sistema o que pode ser interessante quando você instala um novo Kernel e ele não funciona corretamente.

BoRG3lTybblymoMkqN6qe6e7d3ysn3Ck1Y01b3W5bOej7MozeBRPqQRWe32YaYNzTZZLM414BZzN5KADSVGBeJgbjsXYNLHHt7zegSkcWmqYM1jRUskl6EB6

Na próxima tela vemos várias ferramentas para reparo e verificação de um sistema que não inicia, temos muitas opções aqui mas talvez elas sejam uma boa pauta para um outro post ou vídeo no canal, por hora vamos nos concentrar na modificação da senha.

Selecione a opção “root”:

Trabalhe como root

Neste momento vai se abrir um terminal como root (super usuário) assim você  dar comandos ao sistema, no terminal que se abrir você deve dar montar a partição raiz e dar permissões de escrita para posteriormente mudar a senha:

mount -rw -o remount /

Agora muda a sua senha digitando:

passwd nome_do_usuario

Sendo que na parte vermelha do comando acima você deve colocar o seu nome de usuário, no meu caso ficaria:

passwd dionatan

Digite a sua nova senha e pressione “enter”, digite ela novamente e confirme pressionando “enter” mais uma vez, pronto, você acabou de trocar a senha.

Lembrando que este procedimento só pode ser realizado localmente.

Espalhe esta dica por aí compartilhando nas redes sociais e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!