Google anuncia: Orkut morre em Setembro

Rede Social Orkut sairá do ar ainda este ano, vamos ver algumas curiosidades sobre ele?


Você que está lendo isto é provavelmente um saudosista, que assim como eu foi descobrir o que era rede social com o Orkut.

orkut

Você provavelmente não o utiliza mais, pessoalmente, não conheço ninguém que utilize a rede social ainda, você pode ler o anúncio no blog do Google Brasil a respeito do assunto.

Particularmente, apesar de não utilizar mais, eu ainda mantinha a minha conta como uma forma de saudosismo, o Orkut me trouxe muitas coisas boas, caramba! Conheci minha namorada no Orkut, como não gostar dele?

Então aqui segue uma lista de curiosidades a respeito da tão querida rede social:


- O Orkut teve a sua fundação em 24 de janeiro de 2004 nos Estados Unidos.

- O nome do treco, Orkut, vem de um nome próprio: Orkut Büyükköten, programador de origem turca que criou a rede.

- Brasil e Índia eram disparados os países que mais tinham contas no Orkut, somados, os dois passam de 88% dos usuários.

- O Orkut contava com mais de 600 aplicativos. Os mais populares são o BuddyPoke, aquele que você fazia um avatar de si mesmo, e o Colheita Feliz, que eu sempre achei uma bosta.


E como esquecer das famosas comunidades do Orkut?


- A comunidade mais antiga do Orkut é a da Universidade de Stanford que foi criada pelo próprio Orkut (o cara) e tem quase 900 mil membros.
- As 3 comunidades com mais membros são: "Eu odeio acordar cedo", com 3 milhões de integrantes, a segunda é "Eu amo Fim de Semana" com 2,4 milhões e em terceiro lugar "Sua Inveja faz a minha fama" com 2,1 milhões. HUEHUEHUEBRBR

E claro tem algumas que são mais inúteis/engraçadas/sem sentido como:

-Eu Já Apanhei Silabicamente
-Seu Madruga é X-Men?
- Eu Não Tenho Orkut
- Lula Para Presidente da Argentina
- Ronaldinho Gaúcho é um ET
- Eu Tenho Medo do Zé Gotinha.

Entre muitas outras...neste site você encontra um top 10 Orkut e suas Orkutisses.

Morte do Orkut

Para mim o Orkut vai deixar uma saudade, scraps, depoimentos e outras coisas que hoje parecem inúteis fizeram parte do meu crescimento e experiência com internet e não podem ser ignoradas.

Deixe aí nos comentários a sua despedida ao Orkut e nos conte também algumas das comunidades que você participava, é sempre bom dar umas risadas. =D

Segundo o Google, a partir de hoje, segunda-feira 30 de Junho não é mais possível criar contas no serviço e no dia 30 de Setembro o Orkut terá o seu fim derradeiro.
segunda-feira, 30 de junho de 2014

Formatos proprietários do Office da Microsoft serão melhor suportados no Libre Office

Futuras versão do Libre Office podem ter uma compatibilidade perfeita com o Microsoft Office


A Microsoft decidiu liberar o SDK OOXML no GitHub sob a licença Apache 2.0, ou seja, livre e aberta para que quem quiser ver.

Libre Office vs Microsoft Office

O "OOXML" é responsável pelos formatos "docx, xlsx e pptx", e agora o Libre Office vai utilizar essa ferramenta para melhorar a compatibilidade  do Libre Office com os formatos proprietários da Microsoft.

Eu sei que essa decisão até meio surpreendente da Microsoft tem um objetivo diferente do da "ajudar a cultura Open Source", na verdade acho que a ideia é mesmo fazer com que mais e mais pessoas sejam dependentes de seu formato, entretanto, eu é que não vou reclamar em poder abrir planilhas complicadas com muitos macros desenvolvidos no Excel no meu Libre Office Calc.

Qual a sua opinião a respeito do assunto?

Diocast #5 - Ouça o novo episódio!

 Promoções na Steam, Android 5, Android com cara de Windows 8, Google Glass, Marco Civil e perguntas dos leitores


Olá senhora ou senhor, confira agora o nosso mais novo episódio do DioCast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia, e este episódio foi de longe o mais... bem, como eu definiria?...foi um episódio "LOL" digamos assim, vai por mim, você vai entender quando ouvir.


Neste episódio tivemos as ilustres participações de Gustavo Marafon, o cara que estava escavando o armário para Nárnia do Ep. 3, Jean Hanusch ("Taca-le pau, taca-le pau!"), Gabriel da Costa e Dionatan Simioni.

Links do episódio:

Steam Summer Sale
Android 5
Smartphone da Nokia com Android com cara de Windows
Google Glass
Marco Civil da Internet entra em vigor

4G funcionando melhor - Gustavo melhor que o jean no top gear xD

Perguntas dos leitores respondidas neste episódio:

Perguntas dos Leitores

Você pode fazer a sua pergunta também em: Ask.fm/Diolinux

Você pode ouvir o Episódio, como de praxe, no player na barra lateral do site, ouça diretamente no Grooveshark (aproveite para nos seguir por lá =] ), ou no player abaixo:





domingo, 29 de junho de 2014

Ubuntu 13.10 encerra seu suporte

A versão 13.10 está quase se aposentando, hora de atualizar!


O Ubuntu 13.10 Saucy Salamander está quase se aposentando, se você ainda está utilizando essa versão é hora de tomar uma decisão!

Fim do suporte do Ubuntu 13.10

Isso mesmo, se você ainda está usando o Ubuntu Saucy que foi lançado em Outubro de 2013 saiba que o suporte para atualizações do mesmo se encerra no próxima dia 17 de Julho, de modo que você deve atualizar para a mais nova versão 14.04 LTS se quiser continuar a receber atualizações.

Confira este vídeo onde demonstramos as principais novidades do sistema com ele você já terá uma base sobre o que esperar desta nova versão.

Você pode baixar o Ubuntu 14.04 LTS gratuitamente através do site, esta versão terá suporte estendido até 2019.
quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saiu o primeiro Nokia da Microsoft com Android

Parece da Nokia mas é da Microsoft, tem cara de Windows mas é Android


Cara, sério, isso me lembra aquele episódio do Chaves com os refrescos, você sabe qual é né? De qualquer forma agora temos mais um aparelho disponível no mercado.

Nokia X2 com Android

Apesar da cara de Windows Phone o Nokia X2 carrega o Android com a interface modificada com um 
processador dual-core Snapdragon de 1,2 GHz e 1 GB de RAMte e 4GB de armazenamento interno.

Apesar de vir com Android a Microsoft não deixou vestígios de Apps do Google no aparelho, desde aplicação para mapas até a Play Store, o celular possui uma loja com endereço próprio mas é compatível com os APKs do Android, o que por sí só já deixa o Smartphone mais interessante.

Fora do Brasil o aparelho é vendido por menos de R$300,00, o que é um ótimo valor, entretanto não há previsão até o momento dele ser lançado no nosso país.

Liberado primeiro Alpha do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

Baixe agora o primeiro Alpha do Ubuntu 14.10


A Canonical liberou o primeiro Alpha da nova versão do Ubuntu, 14.10, que deverá sair em Outubro deste ano.

Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

A nova versão até o momento não apresenta muitas novidades, o que ocorreu até o momento foi basicamente uma atualizações dos programas que compõem o Ubuntu como por exemplo o Kernel 3.15.

Você pode baixar para testar a ISO através deste link, não esqueça de que essa é uma versão de testes e não deve ser utilizada para produção, a próxima release de testes deverá sair no dia 14 de Julho.

Use o Google Keep no Ubuntu

Veja como adicionar a ferramenta "Google Keep" ao seu sistema


O Google Keep é um excelente aplicativo de notas/anotações que pode ser instalado no seu Android e sincronizado com a Cloud do Google para que as suas anotações nunca sejam perdidas.


Para ter acesso ao serviço basta ter uma conta Google e acessar este endereço, você pode fazer as suas anotações através do App para Android e editá-las e sincronizá-las através do navegador.

Através do Google Chrome podemos adicionar um aplicativo à interface do Ubuntu que traz a mesma usabilidade do App para Android num atalho muito prático.

O primeiro passo é você ter o Google Chrome ou o Chromium instalado no seu computador, depois você deve adicionar o App d Google Keep ao seu Chrome (Clique aqui para isso).

Google Keep no Chrome

Depois de instalar o aplicativo, clique nele e ao abrir na barra lateral do Unity simplesmente clique com o botão direito no ícone e clique em fixar no lançador.

Google Keep no Ubuntu

Dessa forma você terá um acesso fácil ao App diretamente na parte lateral da interface do Ubuntu.

Até a próxima!


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Lançada nova edição da Libre Office Magazine

Conheça esse projeto cheio de cultura Open Source


Que tal fazer uma boa leitura? Se você gosta de ler os nossos artigos sobre software livre e cultura geek/nerd é com toda a certeza que eu afirmo que você vai adorar a Libre Office Magazine.

Libre Office Magazine

Nesta edição você encontrará:

"O Ibama relata o caso de uso do LibreOffice e temos tutoriais e dicas sobre Mala Direta, Calculo de financiamento, Como inserir campos em documentos do Writer, Como fazer um cartão de visita e como instalar o LibreOffice da TDF a cada nova versão. E outros softwares também são assunto: PHP, Arduino, Inkscape e Gimp que são até utilizados para ser objetos de arte em uma exposição. Em alguns textos você verá como se juntam assuntos e ideias sobre educação e software livre – com Linux e LibreOffice. E a comunidade LibreOffice brasileira que está sempre divulgando tudo que acontece em relação ao LibreOffice em eventos como Flisol, Fisl e Fórum Espirito Livre."

Você pode fazer o download e saber mais informações sobre este projeto acessando este link, boa leitura!

"For One Night Only" para Linux

Game de horror com a atmosfera do Circo


Quem já assistiu o filme "It - Uma obra prima do medo" sabe o quanto palhaços podem ser macabros, e convenhamos, eles podem até transmitir alegria mas tem alguns que com toda a certeza do mundo eu não contrataria para uma festa infantil.

Cover Art de "IT, uma obra prima do medo"

E neste ambiente Circo/palhaço que se desenvolve a história de "For One Night Only", no game você é uma garota que acaba de acordar em uma cabana e que escuta vozes em sua cabeça, vozes que ela deve ouvir para que tudo saia  bem, tudo o que você precisa fazer é sobreviver "por uma noite apenas", daí o nome do jogo...(avá!)

Mas o Circo está cidade, o que será que tem de mal?

Confira o nosso gameplay, o link para download está logo abaixo e também na descrição do vídeo, se ainda não for inscrito, seja bem-vindo ao canal!



terça-feira, 24 de junho de 2014

Nossos Apps - Fique conectado e não perca nenhum conteúdo

Não perca nada do que acontece no blog e no canal do Diolinux


Todo o dia são geradas várias matérias aqui no blog, conteúdo no canal e também temos o nosso podcast, além das postagens nas redes sociais entre muitas outras coisas, fica complicado acompanhar sempre tudo isso, mas pensando nessa necessidade resolvemos facilitar a sua vida.

Diolinux Mobile

Quem usa Android agora pode baixar o nosso aplicativo e ficar por dentro do que é postado na nossa página no Facebook, no nosso Twitter e também no nosso canal, além é claro das postagens aqui do blog, tudo isso num lugar só!


Para quem curte mais o canal e gostaria de ser notificado quando um novo vídeo é lançado criamos uma extensão que é compatível com o Google Chrome/Chromium e também com o Firefox.

Diolinux Youtube Notification


É uma extensão bem simples, que fica lá num cantinho do seu browser de maneira discreta e te avista toda a vez que um vídeo novo for postado no nosso canal, assim você não perde nenhum conteúdo.

Outra medida interessante a ser tomada é adicionar o +Diolinux ao seus círculos no Google+, todos os artigos são postados por lá também, seguir no Twitter também é uma boa, @blogdiolinux afinal de contas o Facebook não costuma enviar as nossas postagens para todos os seguidores.


Não perca nossas atualizações no Facebook


Se você quiser receber e-mails diários com as postagens e dicas do Diolinux assine o nosso feed, é só cadastrar o seu e-mail, grátis e fácil.

E por último mas não menos importante, nos ajude a divulgar este artigo, afinal de conta muito conteúdo bacana e que pode interessar a você e aos seus amigos está sendo perdido por conta de práticas dos sites sociais, faça isso com o Diolinux e com todos os sites que você gostar.

Muitas vezes eles preferem te empurrar propaganda do que conteúdo, mas essa mudança está na sua mão!

Até uma próxima my friend! =)

Converse com seus amigos de maneira anônima com o Secretly Meet

Tecnologia baseada em WebRTC permite conversação anônima

Segurança digital é uma das coisas que está mais evidências nos últimos tempos, tivemos o Marco Civil brasileiro, tivemos escândalos com a NSA, entre muitas outras coisas.

Converse secretamente com seus amigos na internet

Secretly Meet


O Secretly Meet é um site que permite a criação de uma "mini rede social" privada para que apenas você e as pessoas que você convidar façam parte.

O sistema usa a tecnologia WebRTC e pode ser acessada por qualquer browser atual sem a necessidade de plugins ou softwares.

Funciona assim, você acessa o site e clica em "Start" para começar a sua sala privativa, o site vai gerar um link que você pode enviar por onde você desejar para a pessoa ou pessoas que você deseja ter na conversa, o serviço ainda conta com uma maneira fácil de fazer convites via Skype e Facebook, uma vez que alguém acesse o endereço através do link que você compartilhou com ela a interação se inicia.

Secrety Meet

O site tem uma interface muito bonita e intuitiva e ainda possui temas, você pode conversar com o seu amigo ou amigos num chat que fica na lateral, semelhante ao do Facebook e do Google+, é possível ainda fazer postagens, compartilhar fotos e até mesmo compartilhar áudio, obviamente sem a necessidade de fazer login; ao final da conversa ou quando algumas das partes se desconectarem e fecharem a aba toda as informações trocada por ali são apagadas.

Interessante não? Um outro serviço que eu acho muito interessante é o Appear, uma maneira bem fácil de se conversar com alguém através de uma webcam sem precisar instalar nada e sem precisar de conta.

O que você achou? Até a próxima!

Opera lança versão atualizada de seu navegador para Linux

Opera pula da versão 12 para 24 no Linux


O Opera Browser é mais uma opção de navegador para os usuários de Linux e agora ele vem cheio de alterações em sua nova versão para o sistema do Pinguim. 

Nova versão do Opera para Linux

Fazia praticamente um ano que o navegador Opera não era atualizado no Linux, e bem, na verdade o que temos agora é a versão em desenvolvimento do mesmo, que da versão 12.16 passa para a versão 24.

Essa nova versão traz como base do navegador o Chromium, também usado como base no Google Chrome e possivelmente contenha alguns bugs , o navegador é muito rápido e o "Opera Developer" como é chamada essa versão tem um ícone azul.

Você pode baixar a versão 24 do Opera por este link, na instalação será perguntado se você deseja receber atualizações do Opera, deixe esta opção marcada para receber as atualizações do navegador até que ele chegue em sua versão estável.

Se você quiser baixar a versão atual 12.16 clique neste link.
segunda-feira, 23 de junho de 2014

Lançado Linux Mint 17 Qiana KDE

Versão com KDE do Linux Mint acaba de ser lançada


Usuários do Linux Mint tem um "novo sabor" do sistema para testar, agora está disponível para download a versão de 32 e 64 do Linux Mint 17 Qiana LTS com KDE.

Linux Mint 17 KDE

Assim como a versão 17 com Cinnamon que fizemos review em vídeo, essa versão do Mint não traz nenhuma grande novidade a não ser a atualização de seus pacotes.

A distro traz o KDE na versão 4.13 e correções de bugs que existiam na versão passada, especialmente no que se refere a desempenho com placas Nvidia.

Você pode optar pela versão de 32 e 64 bits, faço o download logo abaixo:



Mais informações e outros links na fonte.

Elementary OS 0.3 muda de nome e se chamará Freya

Próxima versão do Elementary não ser chamará mais Ísis


Os desenvolvedores do Elementary OS decidiram modificar o nome da próxima versão do sistema, ele que até então se chamaria Ísis agora passa a ser chamado de Freya.

Elementary OS Freya

Os Code Nomes do Elementary sempre são baseados em figuras mitológicas, a primeira versão chamada de Júpiter tem o nome do rei dos deuses romano, logo depois tivemos a versão Luna, uma referencia a divindade lunar romana também.

Até então o nome da versão 0.3 ainda em desenvolvimento e com base no Ubuntu 14.04 recebia o nome de Isis, a deusa Egípcia, entretanto a mudança para o nome Freya se deve ao fato de que um grupo militar do Iraque e da Síria, vulgarmente conhecido como ISIS (Islamic State in Iraq and Syria) se encontra em plena atividade, e para não haver qualquer relação com isso foi sugerido a mudança de nome.

"Freya" é o nome da deusa nórdica do amor e da beleza, e a mudança de nome em nada deve afetar o desenvolvimento do sistema, a não ser o nome mesmo.

O Elementary OS Freya não tem previsão de lançamento pois a filosofia da distro faz com que ela só seja entregue quando os desenvolvedores acharem que ela está de fato pronta.


"Shut up and take my money!" - Começou a Summer Sale na Steam com vários games para Linux na promoção!

Chegou a hora de empobrecer feliz com a Steam


Ah meus amigos, o que diz do tio Gabe, ele faz essas coisas para gente ficar com uma pulsação acima de 140 bpm, ontem ( sim, estou atrasado) começou a "Summer Sale" da Steam, um verdadeiro festival de descontos em jogos que durará até o dia 30 deste mês de Junho.

Melhores promoções Summer Sale Steam

Não tem muito o que dizer, se você for gamer pode ter certeza que este é o momento que você esperou o ano todo, a maioria dos games está com alguma promoção e muitos deles são games para Linux, como "The Witcher 2", "Amnesia: A machine for Pigs" e "Shadowrun: Returns" entre muitos outros.

Tá esperando o que? Corre lá pra conferir, as ofertas mudam todos os dias!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

DoubleTwist Player, o melhor player de músicas para Android [Gratuito]

Cansando do Google Music? Hora de experimentar o Double Twist!


Aos poucos as dicas sobre Android vão voltando a ter frequência aqui no blog, isso porque eu abandonei o meu Samsung Galaxy Ace Plus por um Moto G e agora estou podendo usar as versões mais recentes do Android assim como dos Apps.

best-app-audio-android-music
Foto Reprodução: Google Play

No Moto G o Android é bem limpo, o mais próximo do que chamamos de "Android Puro" de modo que o que vemos nele é realmente o Android como projetado pelo Google sem a interfaces remodeladas como a Samsung faz com o seu TouchWiz, neste caso o App responsável por "tocar música", digamos assim, é o Google Play Music, App esse que possui diversas funcionalidades mas que na minha opinião peca muito num quesito principal que é o de ser fácil chegar até a música que eu quero!

No Android da Samsung eles mesmo desenvolvem um player diferenciado, player esse que eu gostava, apesar de simples muito funcional, mas como o meu Galaxy já era passado eu precisava encontrar um App capaz de satisfazer as minhas necessidades, depois de rodar um pouco a Play Store e testar vários encontrei um que realmente gostei muito.

Double Twist Player

É um App gratuito, com uma aparência "Dark and Blue" como o Diolinux ;), e que é muito organizado e simples de mexer além de ter todos os bons recursos que se espera de um player, separação por artistas, músicas, álbuns, gerenciamento de playlists, Gêneros, além disso ele ainda tem alguns adicionais como, Rádio, PodCasts e ainda reproduz vídeo!

Possui ferramentas para busca por arquivos, deletar músicas e uma barra de navegação lateral que permite fácil acesso a tudo isso, ele também tem a opção de aparecer na tela de bloqueio para que você possa controlar o player sem desbloquear o celular.

Apesar de grátis a quem se interessar é possível desbloquear uma versão Premium, adicionando recursos como o AirSync, Alarm Clock, Airplay Recorder e mais alguns, mas nada que retire faça uma enorme diferença para quem quer somente ouvir música.

Outra coisa que vale comentar é que a versão grátis não possui nenhuma propaganda embutida, o que para mim já o faz ser disparado uma das melhores opções, se não a melhor de todas.

Download Double Twist Player Grátis


Para quem gostou da nossa resenha e ficou curioso para testar, basta acessar este link da Google Play e instalar o programa

Até a próxima!

DioCast #4 - O seu PodCast sobre Linux e Tecnologia está no ar!

Kernel 3.15, Swift, novo Skype, Microsoft lucra com Android, tudo isso e muito mais no DioCast #4


Olá pessoal!

Orgulhosamente apresentamos mais uma edição do DioCast, semana passada não tivemos um edição por conta de problemas de saúde de alguns dos membros da nossa equipe e tivemos que adiar a quarta edição para essa semana, mas pode ter certeza, valeu a espera! 

DioCast #4

Nesta edição contamos com as ilustres participações de Gabriel da Costa, Gabriel Almir (Kewer), Dionatan Simioni e Ivan Brasil Fuzzer do site Ubuntero.

Links do Episódio:

Apple Anuncia Swift, a nova linguagem de programação para iOS e OSx;

Perguntas dos leitores respondidas neste episódio:

"1 - Vocês não acham que o ubuntu deveria investir em mais funcionalidades no ambiente gráfico unity? Por que muitas das funções que eram para ser nativas tem que ser instaladas pelo usuário como um configurador de joystick por exemplo. VaGNaroK

2 - Dionatan, o que fez você adotar o ubuntu como principal distribuição? a pergunta será “ o que fez você adotar a sua atual distro como distribuição principal”

3 - Xiita do software livre: Ser ou não ser?

4 - Dio, meu nome é Dhiego. Voce sabe dizer por que o Baixaki que é um dos sites mais famosos simplesmente não fala sobre o Linux ?"

#################################################################################

Para ouvir este episódio basta você usar o player que fica na coluna lateral do site, ali você encontra todos os episódios, ou clicar no "play" logo abaixo:



E se você quiser participar do DioCast enviando a sua pergunta use o nosso Ask.fm/Diolinux para fazê-lo, quem sabe a sua pergunta é respondida no nosso programa não é?

Até o próximo episódio!

E se o Google fosse um cara? (College Humor)

"If the Google was a guy", será que você sabe pesquisar na Internet?


Todos os dias você abre o seu browser favorito e faz as suas buscas no Google, todas as pessoas que acessam a internet uma vez ou outra não souberam exatamente qual o termo pesquisar, e existem até termos corriqueiros das buscas que são no mínimo hilários.

If Google Was a Guy ( Legendado Pt-Br)

Foram dois vídeos produzidos pelo pessoal do College Humor onde podemos ver como seria se o Google fosse uma pessoa na frente se seus usuários fazendo requisições no mínimo estranhas...

Confira os dois vídeos abaixo legendados em português:




Fala sério, não tem como não rir, compartilhe com seus amigos!
quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novo Skype 4.3 com interface renovada chega ao Linux

Microsoft libera nova versão do Skype para Linux


A versão para Linux do Skype acaba de receber um update que deixou ele um pouco mais organizado e bonito.

skype-43-linux

A nova versão já está diferente na tela de login como podemos ver pela imagem acima, agora ela está igual a versão de Windows permitindo tradicionalmente a conexão pela sua conta Skype ou com uma conta Microsoft (Outlook, Windows, Skype, Xbox ou OneDrive).

Nova interface do Skype Linux

Na interface principal podemos perceber uma nova organização nas principais funções, agora existe um conjunto de quatro ícones na parte superior para fazer configurações no Skype, fazer chamadas, adicionar contatos e observar arquivos de transferência, da esquerda para a direita respectivamente.

A janela de conversação também ganhou uma repaginada.

Novo Skype para Linux

Como instalar a nova versão


Para instalar a nova versão é interessante se assegurar de que não há uma versão antiga do Skype instalada no seu sistema, para isso você pode abrir a Central de Programas e desinstalar a versão atual, ou usar o terminal:

sudo apt-get remove skype skype-bin:i386 skype:i386

É importante que o pacote a seguir esteja instalado para que o ícone do Skype apareça na barra de notificações, então faça no terminal:

sudo apt-get install sni-qt:i386

Agora baixe a nova versão diretamente do site, se você usa Ubuntu ou derivado escolha a opção 12.04 Multiarch. 

Escolhendo essa opção você baixará um pacote .deb, basta dar dois cliques nele e instalar, até a próxima!

Série de Metro Last Light - Linux Native

Acompanhe essa nova série no canal do Diolinux


Se você curte games aí está uma nova série para você acompanhar e se divertir com a gente, ela está acontecendo no canal do Diolinux.

Metro Last Light Linux version Native

Começamos uma nova série com o game Metro Last Light, um dos games com melhor gráfico disponível para Linux atualmente, o primeiro episódio já está disponível e você pode vê-lo logo abaixo, o segundo já está gravado e deve ir ao ar em breve.


Além de belos gráficos o game conta com uma ótima história, acompanhe! =)
terça-feira, 17 de junho de 2014

Sigram: Um cliente Desktop Telegram para Linux

Crie uma experiência mais agradável para o uso Desktop do Telegram


O Telegram ganhou muitos adeptos por ter os mesmos recursos que o WhatsApp e especialmente por ser grátis e OpenSource.

Sigram: Cliente Telegram para Linux

Já falamos do Telegram por aqui em uma outra opção de cliente destkop para Ubuntu apenas, mas agora ele melhorou consideravelmente e que aplicativo bonito!

Sigram no Ubuntu


O Sigram é um cliente  Desktop do Telegram para praticamente qualquer distribuição Linux e permite que você acesse as suas conversas e mande mensagens e tudo mais assim como você faz no App para Android.

Você baixar ele em versões deb de 32 e 64 bits para Ubuntu e derivados, existem versões não oficiais no site (?) para distro RPM e AUR para Arch Linux além de poder baixar também o código fonte do mesmo e seus binários pré-compilados.

Internet Banking da Caixa com Java 8 no Linux

Como resolver o problema de acesso ao Internet Banking da Caixa


Se você chegou aqui é porque está frustrado por não conseguir ter acesso ao seu internet Banking no site da Caixa, então fique calmo pois vamos corrigir este problema.

Como acessar o Internet Banking da Caixa no Linux

Algumas coisas que você precisa saber...


Bom,  a primeira coisa que você precisa saber é que este problema até onde eu constatei ocorre apenas com o Java 8 (não tenho certeza se ocorre com o 7 também), de qualquer forma se você tiver problemas este tutorial pode ajudar para ambas as versões; de qualquer forma você precisa de uma versão do Java para acessar o Internet Banking, o OpenJDK não funciona para estes casos então veja:


Um segundo ponto é que as recentes versões do Google Chrome (35) não tem mais suporte as estes plugins nativamente, isso vale par ao Chromium também, o seu irmão azulado, de modo que se você deseja acessar o internet banking pelo Chrome considere fazer um dowgrade da versão, ensinamos você a fazer isso neste artigo.

Então, caso você não queira fazer downgrade uma opção é utilizar o Firefox para tal.

Certo, agora que tudo está OK e você já tem o Java 8 instalado e/ou um navegador compatível vamos precisar fazer alguns ajustes, abra o menu no sistema e procure por "java", você deverá clicar em "Oracle Java 8 Plugin Control Panel", nele vamos adicionar as permissões de acesso ao site da Caixa.

Quando você clicar um janela deve se abrir, clique na aba "Segurança" e nesta aba procure pela opção "Gerenciar Exceções"  e dê um clique sobre ela, uma nova janela deve se abrir, é nesta região que você deve adicionar os links das páginas do Internet Banking da Caixa para que as coisas funcionem normalmente.


Adicione as exceções ao Java

Você deve adicionar os seguintes endereços um a um para que tudo funcione corretamente:


https://internetbanking.caixa.gov.br/siwinstatic/applet/gbas/gbas.jar
https://internetbanking.caixa.gov.br
https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/index.processa
https://internetbankingpf.caixa.gov.br/SIIBC/siwinCtrl

Ao finalizar clique em "Ok" e depois em "Aplicar", feche os seus navegadores se estiverem abertos e abra novamente, acesso o internet banking, é bem possível que aparece o mesmo erro que antes porém basta dar Ok e ignorar que deve funcionar sem muitos problemas.

That's It.

Como instalar o Controle do Xbox no Ubuntu

Veja como usar o controle do seu Xbox no Ubuntu


Jogos e Linux é uma dupla que você vai ouvir falar a cada dia mais daqui para frente e um recurso interessante para os gamers é poder usar joysticks para jogar seus jogos favoritos.






Os controles de Xbox são favoritos de muitos usuários especialmente pelo seu "grip" e pelo design dos seus botões, no Ubuntu até então poderia ser um pouco complicado de instalar e configurar ele mas agora as coisas ficaram muito mais fáceis através do "xboxdrv".

Para instalar ele no seu Ubuntu vamos precisar utilizar um PPA, caso você ainda não tenha familiaridade com este procedimento recomendo que você leia antes este tutorial, se já está preparado vamos lá!

Abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:


sudo apt-add-repository ppa:rael-gc/ubuntu-xboxdrv
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-xboxdrv

Após instalar reinicie o computador para ter efeito ou use o comando abaixo se preferir:

sudo service xboxdrv restart

Com isso você conseguirá aproveitar o seu controle, até a próxima!

Fonte.

Futebol e Copa do mundo com um toque do Editor!

Deixa que eu edito meu bruxo: Lances futebolísticos por um computeiro


Áh!!! Edição de vídeo e edição de imagem, o que seria da internet sem vocês duas, ainda mais em época de copa do mundo onde tirinhas fervilham nas redes sociais, eu gosto é de ver a criatividade do povo que com um computador na mão consegue fazer coisas incríveis.

Seleção Brasileira

Não estou falando de nenhuma imagem específica, mas de um vídeo que encontrei enquanto navegava nas águas profundas da internet, recosta aí e curto o show de edição feito pelo "Desimpedidos":


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Máquina do Tempo: Como eram as distros Linux há 10 anos atrás?

Como eram as distribuições Linux uma década atrás, veja o que mudou


A maioria dos usuários de Linux realmente adora a sua distribuição a ponto de usar uma camiseta com o logo dela, usar chaveiros e até criar um blog para falar bem dela.

Mas se você é aquele tipo de usuário recente, de três ou quatro anos para cá e não chegou a pesquisar sobre a história das distribuições você vai ter uma surpresa quanto a visual da sua distro favorita.


Pois é ajuste o seu capacitor de fluxo e vamos voltar para o ano de 2004, nossa quanto tempo, nessa época o Windows XP reinava mais do que absoluto nos computadores do mundo e o Linux estava começando a dar seus primeiros passos para deixar de ser um sistema para nerds para se tornar o que é hoje, algo universal.

Este é um primeiro artigo de uma nova série que deverá sair no Diolinux quinzenalmente sobre lembranças do passado, quem sabe ele se torne um vídeo né? (youtube.com/Diolinux)

Neste primeiro episódio vamos lembrar como eram as distribuições mais famosas em 2004, 10 anos antes da copa do mundo do Brasil.

Debian em 2004


Em 2004 o Debian chamava-se Woody, sim do Toy Story, assim como todos os outros code nomes que a distro recebeu, se você não sabia agora ficou sabendo, todas as versões do Debian recebem o nome de um personagem de Toy Story menos a versão instável que sempre se chamará Sid, nome do vizinho que quebrava os brinquedos nos filmes. Há 10 anos atrás o Debian tinha essa cara:


Foi difícil pra caramba de achar uma foto como essa acima onde vemos o Debian 3 Woody com a interface KDE, é uma foto da tela, não é nem um print screen de uma época onde os monitores eram enormes a conexão com a internet era lenta.


Fedora em 2004


Em 2004 o Fedora lançava a sua segunda versão, Fedora Core 2, a distro é baseada no Red Hat Enterprise Linux mas tem um foco um pouco mais no publico desktop, com essa carinha linda do Gnome dois logo abaixo:

Fedora Core

openSUSE em 2004


Para o SUSE 2004 foi um ano diferenciado, foi o ano em que a Novell trouxe mais de 500 desenvolvedores para o projeto e foi quando ele começou a ter um destino comercial de fato, na época existia o SUSE na versão 9.

SUSE em 2004

Nessa época o Yast (o supremo senhor sabe/configura tudo do SUSE) já existia e era tão ou mais fantástico do que agora, especialmente para a época.
Uma curiosidade, a primeira versão do Yast do SUSE foi a "0.42", 42 em homenagem ao "Guia do Mochileiro das Galáxias".

Ubuntu em 2004

A distro que eu e mais 20 milhões de pessoas utilizam diariamente hoje, em 2004 estava dando seus primeiros passos de fato, há 10 anos foi lançada a primeira versão do Ubuntu 4.10 Warty Warthog.

Ubuntu 4.10

Nesta época o Ubuntu era uma derivação muito mais direta do Debian do que é hoje, usava como padrão o ambiente Gnome assim como o Debian (apesar de eu não ter conseguido encontrar do Debian com Gnome 2), algo totalmente diferente do que é hoje com o Unity sem dúvida alguma.

Sou o tipo de pessoa que gosta de olhar pro passado com nostalgia, especialmente o mundo tecnológico, certas coisas que tínhamos quando eramos crianças ou mais jovens pareciam tão fantásticas não é verdade?

Eu sei que muitas distros famosas ficaram de fora mas ficaria complicado colocar todas então se você quiser fazer uma menção honrosa e colocando um link para uma imagem da sua distro em 2004 nos comentários fique a vontade!

Até a próxima "Máquina do Tempo"!

Steamboy - Console portátil da Valve que roda Linux

Steam tratá um novo console além das Steam Machines em 2015


Na E3 2014, a maior feira internacional que envolve o mercado gamer tem uma nova figura dando as caras pelos lados da Valve.


E se você pensou em Steam Machine saiba que você está "meio certo" apenas, em parceria com a Alienware foi divulgado um trailer mostrando ainda um protótipo alpha de um console portátil chamado de Steamboy, que é muito semelhante à proposta do PS Vita e do 3DS.

Segundo informações o parelho deverá sair só lá em 2015 e carregará a distribuição Linux Steam OS como sistema operacional.

Com uma tela de 5'' e uma aparência que lembra muito os controles das Steam Machines ele possui um design lindíssimo e acrescenta alguns botões tradicionais também na sua parte frontal, deve vir com um processador Atom ou AMD A4, isso ainda não foi definido, com 4GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, boatos ainda apontam a possibilidade de 3G e dele poder ser usado como um controle de uma Steam Machine com a possibilidade de Streaming da uma mesma ou de um PC rodando Linux.

Com uma configuração dessas alguns jogos realmente pesados não deverão ser suportados mas a maioria dos títulos deve funcionar sem tantos problemas, ainda não há informações quanto ao preço mas certamente não será um preço absurdo pois vai concorrer com alguns modelos já existentes, claro, isso fora do Brasil, aqui a gente sabe que a história e outra.



Jogos de PC num console portable? O que você achou desta história?

Teste o Unity 8 numa ISO dedicada do Ubuntu 14.10

Nova versão da interface está disponível para testes


Não, ainda não está pronto, mas já da para ter uma vaga ideia do que pode vir nas versões futuras do Ubuntu.

unity-8-iso-test

A interface deverá ficar mais semelhante ao do Ubuntu para Smartphones e Tablets, interface esta que você pode também testar numa sessão à parte no seu Ubuntu 14.04 LTS.

Agora para quem deseja acompanhar o desenvolvimento desta nova empreitada da Canonical existe uma ISO, um daily build, assim como existem das versões em desenvolvimento do Ubuntu que já está com o Mir e com o Unity 8, obviamente ele não está completo mas serve para que possamos dar uma olhada em como as coisas estão, ele é feito para desenvolvedores mas nada impede que você teste numa máquina virtual correto?

Já existem versões de 32 e 64 bits disponíveis para quem quiser se aventurar e você pode fazer o download delas através deste link, se você baixar e testar não esqueça de nos dar um feedback.

Até a próxima!

Vídeo Análise do Linux Mint 17 Qiana

Confira o nosso Review sobre o novo Linux Mint


Atendendo ao pedido de muitas pessoas finalmente realizamos um pequeno review em vídeo da mais nova versão do Linux Mint.

Linux Mint 17 Qiana

Nesta review utilizamos o Linux Mint 17 em sua versão de 64 bits e com o ambiente Cinnamon, você pode vê-lo logo abaixo:


Não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal se ainda não for inscrito, até a próxima!



terça-feira, 10 de junho de 2014

10 comandos de voz para você usar com o Google Now no seu Android

Alguns comandos de voz que você não conhecia no Google Now


O Google Now é o assistente pessoal do Android e pode receber instruções suas por comandos de voz.

Comandos de voz para Google Now

O que muitas pessoas desconhecem são os tais comandos de voz, então neste artigo vamos elucidar os 10 comandos de voz que eu considero mais úteis:

1 - Vá para "nomedosite"

Por exemplo, "Vá para www.diolinux.com.br", nesta mesma linha de pesquisa e acesso a sites, ainda existe uma variação:

 Pesquise "Diolinux Android", e o Google Now fará uma pesquisa no Google com estes termos.

2 - Abra "nomedoApp"

Muito útil para quem muitos aplicativos, especialmente se eles estão desorganizados, use por exemplo:
Abra Gmail 

3 - Crie uma nota "Comprar presente de amigo secreto"

Diga Crie uma nota e diga as informações que devem estar contidas na nota, o Google Now lhe dará opções de salvar a nota enviando uma notificação no seu Gmail ou mandando para o seu Google Keep.

4 - Ligue para "Seu Madruga"

Um comando muito útil para acessar ligar para um de seus contatos rapidamente, diga, Ligue para "nome do contato".

5 - Onde fica "a pizzaria mais próxima"

Um comando muito útil também, diga Onde fica, e depois diga o local como "praça da sé" ou um lugar genérico como no exemplo de título seguido de "mais próximo(a)".

6 - Previsão do tempo

Este eu achei muito legal, existem 3 maneiras de obtermos informações climáticas pelo Google Now:

1. Eu preciso de um guarda-chuva amanhã?
2. Como estará a temperatura [dia e horário] em [local]?
3. Qual a previsão do tempo para amanhã?

7 - Conversor de Moedas

É uma maneira muito simples de converter valores em moedas diferentes, abra o Google Now e diga:
Converter "quantia e nome da primeira moeda" em "nome da segunda moeda", por exemplo:

Converter 10 dólares em reais

8 - Fazer contas

Você pode fazer contas usando o Google Now, por exemplo:
Somar/subtrair/dividir/multiplicar "primeiro número" por "segundo número"
9 - Quando é?

Você que tem dificuldade para lembrar determinadas datas pode usar o Google Now para te ajudar a lembrar, diga, Quando é "o dia dos namorados" ou qualquer outra data.

10 - Crie um alarme

Acordar cedo, que maravilha! Para te ajudar a criar uma alarme você pode usar o Google Now, por exemplo, Crie um alarme para "horário", Crie um alarme para as 7 e 30.

E com este fechamos a nossa lista do que eu considero alguns dos comandos de voz mais legais e úteis do Google Now, até a próxima!
segunda-feira, 9 de junho de 2014