Sistemas operacionaisTutoriais

Saiba como instalar o Linux num tablet Android

Não que o Android não seja um Linux mas estamos falando de instalar uma distribuição Linux convencional em um dispositivo móvel, essa ideia é no mínimo interessante, confira:

Instalando Linux em um Tablet

A maioria dos tablets possuem o sistema operacional da Google, o Android. Ultimamente começaram a surgir dispositivos com o Windows, mas num contexto geral, o Android está na maioria deles.

Para quem curte o Linux, hoje iremos dar uma dica muito legal. Estamos falando da possibilidade de instalar uma distribuição Linux no seu tablet convencional.

Você precisará do Complete Linux Installer instalado no seu smartphone. Esse aplicativo é responsável pela auxílio da instalação que iremos realizar no dispositivo.

Para baixar a imagem da distribuição do Linux clique aqui. É possível baixar essas imagens dentro do próprio app Complet Linux, todavia, se você não conseguir baixá-las, utilize o link informado.

Para que esse tutorial funcione, você precisará ter um dispositivo com root, sem isso, o procedimento não funcionará. Siga o passo a passo a seguir para usar o Linux no seu tablet.

Como fazer

Abra o Complete Linux. Depois de aberto, você verá a seguinte tela.

wwWdopzMIIR7DizbJ7iOneZyEKqroR MXUxbOGMNfNnNRgLigm4Umn4RYhruqGGt

Selecione Install Guides. Dentro da próxima janela, você irá se deparar com as distribuições que o app disponibiliza.

nJso6gf0 2cf oKCU0x 9Fn6NpXse0Xrm2pbbEeNRwwgSmX5BS16mlC8A86AmYBLVUq dWHrJSn3HlRGx3V4OJu7L8TD z 2bJY 2zg94u8IUS4OTUfkLlC0gbWWI0S0PJZwPJWT

Escolha a distribuição que desejas, no nosso caso, usaremos como exemplo o Ubuntu, mas esse é um critério seu. A tela seguinte te informará os requisitos básicos que o seu dispositivo terá de ter.

Agora o app irá perguntar se o dispositivo está no modo depuração USB. Caso ele não esteja, ative-o; se você não sabe o caminho para ativar, basta ir em Configurações-Aplicações -Desenvolvimento. Aqui marque a opção de depuração.

ICJlskzCalosjMKibVmy73m2rxRRJB2KU5OIhWKUGyIDPWFkNCn0Wr1lWiiVuOql6LwdsRwMA47KPapm5TrN5MGmbOB6b 6fEyXpzDjyRbVkQgoESuzo CkKG3pBFmDs Hrd3Cjv

Vá em next para prosseguir com o procedimento. Na seguinte tela, você verá algumas opções, selecione Download Ubuntu Image para baixar a imagem. 

Depois disso será necessário que você instale o VNCViewer e o Android Terminal Emulator.

js2VYAthK nySxo6 TCjfOXS08Ftds1IFFlQP hKulg hxiSPoJWn GHDgh jBuPE8zwOGwJZUKVCrj FIGIY6kbm6 8I1r62Vnz3LwZE3EwENwGRSv4mJGkjtHpEHt 42 Bnvo

Pressione o botão de avançar novamente. Aqui, o programa nos informa que teremos que extrair a imagem zipada na raiz do Sd Card ou na memória interna numa pasta chamada ubuntu (com u minúsculo). Primeiramente crie essa pasta, depois faça a extração para a pasta.

Quando os arquivos estiverem na pasta, você verá 2 deles, use apenas o ubuntu.img para fazer a instalação.

wupSKxsgOSag9svv knBriYZKEfD6MIheTbPms8zWjpAwzLu6pmDE2VK2vNYRudhb TQ6P6l7lR27DDYQ8eOYQOLASWKq3eV09TpJR6Lb

Avance novamente o processo, na próxima tela, clique em FINISHED.

xbDqe VbvtfKiKMsW8W0pGwUDZqizfI yMyltvY5NqLp 1IJGBfdowGvsmOmOlVUykEogEgx1mR dIwb50PFcW98XfQeYMN63uGKM7UQXn05eLtkFdfTKomWLloonEIWIK3NhJVR

Agora seremos redirecionados para a tela inicial do aplicativo, devemos selecionar a opção Launch. Agora basta tocar sobre a opção Start Linux.

4mkKKpt 5AubPszaEqKimo7xavZd8YwnNDFxycJS YnMBQ07TP4Kx6FJSDMtBVvRONJ4Hf gsRdZCcEEK jOT2foRhnzJem jXWechddT8GYlvDz7cIGXS4amNTPwuvJ3ZXd401

O app pedirá permissão root, conceda-a. Nesse momento, você precisará informar a resolução da tela do seu tablet, portanto basta usar o teclado virtual para digitar.

Lembre-se apenas de fazer uma reserva de 48 pixels. Esse valor que você reservará, servirá para a barra de tarefas.

eYWjU uoUnt mAm4bO NLKUlDWbfVifAwNpeIJSn81pdEnUUljpJtVafO

Nesse momento, temos dois ambientes de trabalho a escolher, o Gnome e o LXDE . Digite 2 para escolher o Gnome e depois dê um enter no teclado virtual.

terminal_ambiente

Fazendo os procedimentos anteriores, você verá a mensagem root@localhost:/#. Isso indica que tudo ocorrera bem.

terminal_fim

Aperte agora o botão home do seu dispositivo para sair dessa tela. Abra o VNCViewer, você verá uma espécie de formulário, em Nickname  digite e ubuntu, na opção password, que significa senha, digite o mesmo.

Na opção Address , digite localhost, na opção Port, coloque o número 5900. Haverá ainda a opção Username, nessa não precisa digitar nada.

Na opção Color Format, selecione 24-bit color (4 bpp). Marque a caixa Local mouse pointer, e em Force full-screen bitmap deixe Auto.

Bom, esse aplicativo serve para iniciarmos o Ubuntu,e toda vez que você for iniciar uma nova sessão, basta vir nesse app.

vnc_config

Aperte Connect na parte de cima da tela, quando fizeres isto, o Ubuntu irá iniciar.

ubuntu_inicial

Aqui, estamos com o Ubuntu devidamente emulado. Caso você queira sair dele, basta pressionar Disconnect, agora você será levado ao terminal, aqui digite Exit e dê um enter. Será preciso digitar o Exit por 3 vezes.

terminal_exit

Feito isso, o tablet regressará para o Android novamente. Para iniciar uma nova sessão no Linux Emulado, basta você iniciar o app e ir em connect.

Artigo enviado por Vagner Carvalho do blog O Notebook.

Envie o seu artigo também: http://www.diolinux.com.br/p/envie-seus-artigos.html

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!