NotíciasSistemas operacionais

Pixar libera o poderoso RenderMan para Linux

A Pixar liberou o software de renderização usado em O Senhor dos Anéis” e “Star Wars” para uso gratuito e não comercial, disponível para Linux, Mac e Windows.

Uma ferramenta poderosa e profissional para renderização no Linux

Mais uma prova de que o Linux pode ser usado neste meio que amplamente difundido através do Mac, a produção audiovisual, se você usa Linux para trabalhar com projetos 3D, com o Blender por exemplo, vai ficar feliz em saber que agora o poderoso motor de renderização da Pixar, o RenderMan, agora pode ser utilizado por usuários comuns para os seus trabalhos.

O RenderMan não é exatamente um software de modelagem, mas sim um renderizador, logo ele não tem interface e deve ser utilização em conjunto com um software de modelagem, como o Blender, o Katana do The Foundry ou mesmo o Maya, todos podem ser usados pelo Linux, inclusive, no caso dos filmes, normalmente se montam servidores de renderização com Linux, possivelmente Red Hats.

Instalação

Instalar o RenderMan no Linux é bem simples, antes de mais nada você deve criar uma conta no fórum da Pixar e ativar a mesma através do seu e-mail, para criar a conta clique aqui.

Uma vez que você tenha criado a sua conta chegou a hora de baixar o programa, esta é a página de download, nela você encontrará as versões para Linux, Windows e Mac, sempre em 64 bits, porém, aqui temos um detalhe, a versão para Linux é oferecida em um pacote RPM, o que sustenta a minha ideia de usarem servidores Red Hat, ou mesmo mesmo, CentOS, Fedora ou openSUSE, de qualquer forma, o pacote não é originalmente compatível com o Ubuntu ou Debian por exemplo, mas fique tranquilo pois o Diolinux já fez uma versão do pacote, convertida com o Alien, pronta para você baixar e instalar no formato DEB.

CLIQUE PARA BAIXAR – Download do RenderMan para Linux, Red Hat, Fedora, openSUSE, Cent  OS e qualquer outra distro que use pacotes RPM.

CLIQUE PARA BAIXAR – Download do RenderMan para Linux, Ubuntu, Debian, Linux Mint e qualquer derivado que use pacotes DEB (versão convertida pelo Diolinux)

Independente da versão que você baixe para instalar basta dar dois cliques no arquivo, no caso da versão em DEB, ele apontará que é um pacote de má qualidade, por ter sido apenas convertido de RPM para DEB, basta ignorar o aviso.

Utilização do RenderMan com o Blender

Oficialmente o RenderMan funciona apenas com o Katana e o Maya, mas ele pode ser usado em outros programas como o Blender, popular no mundo Linux e que está disponível nos repositórios oficiais de todas as distros.

Para usar o RenderMan como motor de renderização do Blender depois de instalar o programa em DEB ou RPM abra o Blender, vá nas configurações do programa, na aba de complementos habilite o RenderMan clicando na “checkbox” na direita, é só fechar e abrir o programa novamente.

RenderMan usado no Blender

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!