NotíciasWindows

Windows 10 não será “grátis”

Estou vendo um erro de interpretação ocorrer com uma certa frequência no mundo da tecnologia, enganos podem acontecer por motivos diferentes mas sinceramente acredito que sejam duas coisas, empolgação pela chegada do novo Windows e falta de interpretação de texto, talvez aliado a má vontade de passar uma informação clara por parte de alguns sites.

Windows 10 não será dado de graça aos piratas

A sutil diferença entre permitir a atualização do sistema mesmo para usuários piratas e dar, deliberadamente, uma licença do Windows para usuários piratas está causando uma certa confusão no mundo tecnológico.

Apesar deste ser um blog voltado a sistemas baseados em Linux eu acredito que tenho o dever de ajudar as pessoas a compreender o que está acontecendo e claro, fazer um paralelo sobre qual a relevância desta atitude da Microsoft sobre o mundo do Pinguim.

O caso 

Basicamente, a Microsoft anunciou que a atualização para o Windows 10 será gratuita, ou u seja, se você já comprou o Windows 7, Windows 8 ou 8.1 poderá fazer o upgrade para o Windows 10 sem pagar nenhum centavo, porém, isso vale para você também que tem um Windows pirata (7, 8 ou 8.1), dessa forma tanto usuários legais como usuários ilegais do sistema da Microsoft poderão ter o novo Windows através de um update gratuito.

Windows-10-logo

O equivoco está em as pessoas acharem que o Windows erá de graça por conta disto, na verdade o que acontece que a licença que o usuário tem em seu computador continuará a mesma, desta forma se você comprou o Windows você terá após o upgrade um Windows 10 registrado e legalizado, da mesma forma o usuário pirata do sistema que decidir atualizar os sistema para a versão 10 manterá a sua licença pirata, ou seja, você terá um Windows 10 pirata!

Manobra de mercado questionável

A princípio a ação valia apenas para território Chinês, porém foi expandida para o resto do mundo, me parece óbvio que a Microsoft não iria “dar” o Windows para usuários piratas, isso na verdade iria enfurecer um pouco os clientes que pagaram pelo sistema operacional anteriormente, me parece um incentivo claro à pirataria de seu sistema, permitindo que as pessoas usem o sistema de maneira pirata para que todos usam a mesma versão do sistema, afinal, de maneira prática a maior diferença entre quem já pretendia piratear o software é que ao invés de ir até um site de torrents e baixar a ISO do Windows 10 pirata a própria Microsoft vai te fornecer um download oficial. 

A manobra, moralmente questionável, visa obviamente fazer com que o máximo de usuários possível migre para a nova versão do sistema, e possivelmente funcione.

Uma prova de que o Windows 10 não será de fato sem custo é que computadores novos que serão vendidos com o novo sistema não vão ter um custo de 100 a 500 reais mais baratos por conta disso.

O impacto disso no mundo Linux

Algumas pessoas se mostraram preocupadas com o que aconteceria com o Linux se o Windows fosse gratuito, então para tentar esclarecer um pouco as coisos e também expor o meu ponto de vista sobre o assunto, o Diolinux produziu este vídeo abaixo, confira:

Espero que agora tenha se esclarecido esta questão que estava importunando algumas pessoas, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!