EditorialElementary OS

3 Motivos para você escolher o elementary OS como sua distro principal

Gostou do elementary OS? Confira agora tem pontos muito positivos do sistema para que ele seja a sua nova distro.

elementary my dear Watson!

O elementary OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu muito querida por seus usuários, pessoas que são muito ligadas ao lado visual do sistema encontram no elementary OS uma harmonia sem par.

Hoje vamos elucidar 3 razões pelas quais acreditamos que o elementary OS seja uma ótima escolha para você, se estas razões forem fortes o suficiente no seu ponto vista talvez seja uma boa hora para ao menos testar o sistema.

1 –  Um sistema enxuto 

elementary OS Freya
Imagem: Softpedia

Programas apenas para funções básicas é o que você vai encontrar, se você é o tipo de usuário que gostar de ir montando o sistema de acordo com os seus gostos, o elementary é uma ótima opção.

O sistema possui uma das seleções de software mais simplistas do mundo Linux, porém, ela servirá para a maioria dos seus afazeres, talvez seja necessário instalar um navegador aqui, um codec ali, mas no mais você estará bem servido, podendo adicionar os programas que mais gosta pela Central de Programas do Ubuntu que acompanha o sistema.

2 – Visual integrado

elementary OS Freya
Imagem: Softpedia

Outro ponto muito positivo do elementary é como as aplicações nativas do sistema são integradas, algo semelhante ao que acontece no Mac OSX da Apple, basta abrir o player de música, de vídeo, aplicativo de calendário ou mesmo o editor de textos (Scratch) para perceber que o visual foi muito bem cuidado.

As animações para abertura e fechamento de janelas também possuem uma suavidade muito bonita de se ver, as sombras que contornam as janelas causam um efeito muito  interessante também.

– Veja como personalizar a aparência do elementary OS

Quando as janelas estão abertas sem ocupar o tamanho máximo possível (sem estarem maximizadas) o painel superior fica transparente para criar uma harmonia ainda maior com o Wallpaper, ao maximizar uma janela ele fica escuro para facilitar a leitura dos itens.

E os papeis de parede? Um mais bonito do que o outro!

3 – Base no Ubuntu

elementary é baseado no Ubuntu

Como foi comentado no início do artigo, o elementary OS baseia-se no Ubuntu, mais precisamente nas versões LTS do sistema, o que faz com que o elementary tenha o mesmo suporte de 5 anos que a Canonical dá ao Ubuntu.

– Ubuntu tem 25 milhões de usuários

Ser baseado no Ubuntu é um ponto interessante a ser considerado na hora de escolher o elementary como seu sistema, além de ser compatível com os pacotes distribuídos para o Ubuntu ele também tem a mesma mecânica de operação, mesmos comandos e boa parte dos tutoriais na internet para o Ubuntu servem também para o elementary.

Concluíndo

É claro que nenhum sistema operacional tem só pontos positivos, o elementary também tem seus pontos fracos, mas mostrá-los não é o objetivo neste momento, entretanto, se você deseja ver uma análise mais apurada do sistema, mostrando tanto os pontos positivos, quanto os negativos, confira aqui o nosso vídeo review da versão Freya do elementary OS.

Veja também:

13 Motivos para usar o Manjaro Linux

10 Motivos para mudar do Windows para o Ubuntu

Que outros pontos fortes e fracos você acha que o elementary OS possui? Compartilhe a sua opinião nos comentários! 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!