TutoriaisUbuntu

Como mudar a velocidade do Scroll do mouse no Ubuntu

Aprenda a modificar o número de linhas que o scroll do seu mouse vai rolar nas páginas e pastas no Ubuntu.

Veja como alterar o Scroll Speed do seu Mouse no Ubuntu e derivados

No tutorial de hoje vamos apresentar uma maneira simples e funcional de editar a quantidade de linhas que o scroll (a bolinha) do seu mouse vai rolar ao você movimentá-lo.

Em praticamente 5 anos usando o Linux eu raramente vi pessoas com este problema, ou insatisfeitos com a configuração padrão do sistema, mas as poucas que não gostaram muito não encontraram uma solução clara, pelo menos até agora.

A solução “I’m Wheel”

O “I’m Wheel” é um utilitário que permite a configuração justamente disto, o número de linhas que o Scroll do mouse vai rolar, ele está na Central de Programas do Ubuntu então para instalá-lo basta clicar no botão abaixo:

im wheel ubuntu dowload

Para os mais chegados no terminal a instalação pode ser feita com o seguinte comando:

sudo apt-get install imwheel

Uma vez instalado agora vamos para o próximo passo.

Como usar o “I’m Wheel” para configurar o scroll do seu mouse no Ubuntu 

O “I’m Wheel” é um programa sem interface gráfica, para fazer a sua configuração você deve editar um arquivo de texto, para isso abra a sua pasta home e exiba os arquivos ocultos (CRTL+H).

Você deve encontrar um arquivo chamado imwheelrc, dando dois cliques ele abre o com seu editor de texto favorito, no caso do Ubuntu possivelmente será o Gedit.

Para quem prefere fazer pelo terminal, simplesmente rode este comando:

gedit ~/.imwheelrc

Dentro dele cole as seguintes informações

“.*”

None, Up, Up, 3

None, Down, Down, 3

Onde aparecem os números em destaque você pode configurar a velocidade do scroll, na verdade o que você vai configurar é o número de linhas que ele vai rolar.

Configurando o Scroll do mouse no Ubuntu

Após configurar com as suas preferências salve o documento.

Iniciando o “I’m Wheel” e configurando para inciar junto com o sistema

Para que a configuração que você fez no passo anterior funcione é preciso colocar o “i’m wheel” em funcionamento, para isto, basta  pressionar a combinação “alt+f2” no Ubuntu (isto é equivalente ao Windows+R) e rodar o comando abaixo, é só digitar e pressionar “enter”

imwheel

rodando o I'm Wheel

Se você preferir fazer pelo terminal mais uma vez, é só digitar o comando abaixo no terminal:

imwheel

 Você pode conferir se ele está rodando observando o monitor do sistema:

Monitor do sistema

IMPORTANTE

Se você executar ele mais de uma vez, ou seja, abrir mais de um processo devem ocorrer problemas e ele não vai funcionar, através do monitor do sistema você pode finalizar a tarefa também, ou pode fazer isso pelo terminal:

killall imwheel

Você sempre pode voltar ao arquivo de texto e alterar as configurações para mais ou para menos conforme o seu gosto e necessidade.

O programa não inicia junto com o sistema automaticamente, desta forma você deve configurar para isso aconteça, procure no menu do Ubuntu por aplicativos de sessão e adicione o “I’m Wheel” lá exatamente da forma que está aqui na imagem abaixo:

Configurando para iniciar junto com o sistema

Pronto! Agora você já tem o seu scroll customizado, configurado e iniciando junto com o sistema, o tutorial pode parecer um pouco longo mas o passo a passo é fácil e não é necessário nenhum conhecimento avançado para realizá-lo.

Caso você não queira mais o programa você pode entrar na Central de Programas do Ubuntu e pesquisar por ele lá, uma vez que você o localize é só clicar em remover, mais uma vez, se você quiser remover pelo terminal o comando é:

Curtiu  a dica? Pois é, nem todo mundo liga para isso mas se você queria personalizar este detalhe aqui está a solução!

Se você quiser receber outras dicas como esta no seu e-mail inscreva-se logo abaixo para receber a nossa newsletter. 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!