SoftwaresUbuntu

Os melhores programas para Ubuntu #11

Voltamos com uma série que muitos leitores pediram, agora “Os melhores programas para Ubuntu” está de volta!

Os 3 melhores programa para Ubuntu desta semana

Depois de um longo período de descanso resolvemos voltar com esta série que tantas pessoas gostavam, “Os melhores aplicativos para Ubuntu” estão de volta e terão edições semanais.

Este já é o décimo primeiro capítulo desta série, para ver os dez que já passaram por aqui basta clicar neste link; tradicionalmente a cada edição comentamos 3 programas que podem ser muito úteis no seu dia a dia e que os usuários, especialmente os novatos, desconhecem.

Vamos começar?

1 – Telegram, o seu mensageiro open source

Telegram Linux

O Telegram ganhou muita popularidade nos últimos  tempos, ainda mais depois daquela quase proibição do WhatsApp, o caso deu tanto falatório que até fizemos um vídeo comparando os mensageiros, Telegram, WhatsApp e Viber.

O que alguns não sabem é que além da versão para dispositivos móveis, o Telegram também possui clientes que permitem o seu acesso diretamente pela internet – coisa que o Whatsapp implementou recentemente, veja aqui – e também possui um cliente desktop, do qual falaremos a seguir.

O Telegram possui vários recursos interessantes, se você viu o vídeo acima pode comparar alguns deles, o caso é que ele sempre recebe atualizações, elas são muito frequentes, toda a semana normalmente ocorrem atualizações de segurança, para a correção de bugs e também algumas que adicionam novos recursos.

A versão para Linux do Telegram é muito fácil de ser utilizada, e preparamos um artigo muito simples falando sobre ela e mostrando como instalar:

– Veja como instalar o Telegram Desktop no Ubuntu

Como o código do mensageiro está disponível para download algumas pessoas criaram clientes desktop alternativos para ele, como por exemplo o Sigram, que a meu ver tem até uma aparência mais bela, porém, não é oficial.

 2 – Spark, mensageiro Open Fire

Spark no Ubuntu

O Spark é o mensageiro oficial dos servidores de chat Open Fire, estes são uma solução bastante interessante quando é necessário que haja um chat interno em uma empresa, assim a comunicação entre os colaboradores fica facilitada e pode ser monitorada e filtrada mais facilmente.

Um dos recursos que o Open Fire proporciona é a utilização de protocolo XMPP para a comunicação, desta forma clientes de instant messaging como o Pidgin podem ser conectados à rede, entretanto, o Spark, solução oficial, possui alguns recursos que permitem uma melhor integração com o Open Fire, como a leitura do diretório de contatos disponíveis na rede baseado em pesquisa, de certa forma semelhante ao Skype.

Infelizmente a instalação do Ubuntu é um pouco mais complicada do que poderia ser, simplesmente porque o Spark não possui um instalador em DEB ou um PPA sendo necessário baixar os arquivos do programa do site, colocar cada um em sua devida pasta e criar o atalho manualmente, para isso elaboramos um tutorial simples, mas que deve ser feito com bastante atenção.

– Veja como instalar o Spark no Ubuntu

Caso você tenha uma empresa e necessite de um chat para comunicação interna o Open Fire e o Spark podem ser uma ótima opção, o Spark também possui cliente Windows e Mac.

3 – PlayOnLinux – Jogos e programas de Windows no Linux

PlayOnLinux

O Wine é uma aplicação que gera bastante controvérsia entre os usuários de Linux, alguns o chamam de “gambiarra”, outros encontram nela a solução de seus problemas.

De minha parte ele pode até ser considerado uma gambiarra, mas é uma das melhores gambiarras já feitas no mundo, e o melhor de tudo, funciona!

Para quem ainda não conhece, o Wine é uma aplicação de código aberto que permite que programas de Windows rodem quase que nativamente em ambientes Linux e Mac OS e o PlayOnLinux é uma das interfaces para ele, talvez a melhor.

É sempre interessante que ao migrar para Linux você dê preferência aos programas que rodem nativamente, porém, se você precisar daquele programa específico, ou daquele game, o PlayOnLinux pode ser uma solução indolor.

Eu costumo usar o Wine principalmente para rodar jogos, mas com ele é possível rodar o Photoshop, iTunes e até mesmo o Office da Microsoft.

Para mostrar como ele funciona criamos este verdadeiro manual do PlayOnLinux, você pode acessá-lo logo abaixo, ele possui um vídeo bem completo abordados todas as ferramentas dele e como utilizá-lo.

Veja como instalar, usar e configurar o PlayOnLinux

Assuntos relacionados ao Wine geram alguns intensos debates, ele foi tema de um de nossos podcasts, confira aqui o DioCast #12 onde falamos exclusivamente do Wine.

E para mostrar um pouco do potencial do Programa fiquem aqui com uma Playlist do canal do Diolinux com jogos rodando no Linux através do Wine e do PlayOnLinux, tem vários títulos interessantes:

E com isso encerramos mais um super capítulo de “Os melhores programas para Ubuntu“, mande a sua sugestão sobre qual programa devemos falar aqui na próxima semana enviando a sua sugestão pelo Twitter @blogdiolinux.

Compartilhe o artigo para mostrar aos seus amigos as boas dicas de hoje e não esqueça de participar do blog através dos comentários!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!