Editorial

Escolhendo a fonte certa para o seu Hardware (PSU Calculator)

Aprenda a calcular quanta potência a sua fonte de alimentação tem que ter para alimentar o seu hardware com sobras.

Aprenda calcular a potência necessária para suportar o seu hardware

Se você está planejando montar um novo computador para detonar nos games ou para fazer tarefas mais banais é muito importante que você  preste atenção na sua fonte de alimentação.

A escolha da fonte por muitas vezes recebe muito menos importância do que deveria, uma fonte de baixa qualidade ou com baixa potência pode acabar não ajudando o seu hardware a entregar todo o desempenho que ele poderia ou em alguns (e piores) casos, pode acabar queimando algum componente do seu computador.

Leia também:

Vantagens e desvantagens de se fazer Overclock

Boas fontes de alimentação não são tão caras, os preços variam bastante, mas mesmo sem gastar muito você conseguirá adquirir fontes de marcas confiáveis e com um bom tempo de garantia.

Power Supply Calculator

Um ponto importante a se observar na hora de escolher uma fonte é a sua marca, particularmente eu recomendo Corsair, Seasonic, OCZ, Antec, Thermaltake e Cooler Master, obviamente podem existir outras marcas que tenham boa qualidade, então fique à vontade para acrescentar as que você confia nos comentários do artigo.

Observar também se a fonte tem um selo 80 PLUS também é uma boa.

Depois de observar a marca um ponto importantíssimo é observar quanta potência em Watts o seu computador precisa para realizar todas as suas atividades com maestria.

Fonte de alimentação

Basicamente para saber qual a potência que a sua fonte precisa ter você precisa somar o consumo de cada um dos componentes da máquina, essas informações normalmente você encontra nos manuais de cada peça e nos sites dos melhores fabricantes.

Leia também:

Como comparar processadores e placas de vídeo para saber quais são as melhores

O  que acontece na maioria das vezes é que as pessoas não tem acesso a estas informações, por isso vamos apresentar uma maneira bacana de estimar o consumo da sua máquina e a fonte ideal para ela, vamos usar um ferramenta da Cooler Master para isso.

O primeiro passo…

… é conhecer o seu hardware, se você usa Linux pode usar um comando muito eficaz para mostrar todos os detalhes do seu hardware:

lspci

Se você usa Windows ou mesmo usa Linux mas não quer usar o terminal recomendamos o CPU-Z para Windows e o CPU-G para Linux, ambos  são parecidos e retornam as informações do seu hardware.

Basta adicionar o seu hardware abaixo, selecionando o modelo do seu processador, placa de vídeo, etc, e ao final o formulário vai lhe informar a quantidade de Watts que a sua fonte precisa ter, minha sugestão é pegar o valor que der como resultado e ainda acrescentar de 100 a 200 Watts para garantir que a fonte trabalhe com sobras, já levando em consideração os 20% de decréscimo que o selo 80 Plus permite.

Sugestão: Adicione esta página aos seus favoritos, assim fica fácil calcular sempre que for preciso.

Para acessar pelo site, clique aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!